Cronologia

Século XX : James Jeans estabelece as condições físicas para que uma nuvem gasosa possa se contrair e formar uma estrela ou outro corpo celeste.
                * Hendrik Lorentz, Henri Poincaré, Albert Einstein e outros cientistas desenvolvem  a teoria da relatividade.
                * Albert Einstein, Willem de Sitter e Alexandre Friedmann desenvolvem as primeiras teorias matemáticas do universo, utilizando a teoria da relatividade.
                * Edwin Hubble e outros astrônomos medem a distância e velocidade das galáxias, mostrando que quase todas se afastam da Terra, com velocidade proporcional a distância.
                * Georges Lemaître e Arthur Eddington utilizam os dados astronômicos e propõem as primeiras teorias relativísticas de um universo em expansão; Lemaître altera depois sua proposta, defendendo que o universo começou como um superátomo que explodiu.
                * Paul Dirac propõe a teoria da variação das "constantes" universais.
                *Hans Bethe e outros físicos estudam a fusão nuclear, que se torna a explicação aceita para a produção de energia das estrelas.
                * George Gamow propõe a teoria do Big Bang, procurando explicar a produção dos elementos químicos.
                * Hermann Bondi, Thomas Gold e Fred Hoyle propõem uma teoria relativística de um universo estacionário, que se expande mas está sempre igual.
                * Arno Penzias e Robert Wilson descobrem a existência da radiação cósmica de microondas, que fortaleceu a teoria do Bib Bang.
                * Alan Guth propõe a teoria do "universo inflacionário" para explicar como o universo se tornou homogêneo na primeira fase de sua expansão.
                * Os astrônomos descobrem grandes aglomerados de matéria no universo, que contrariam a visão de uma distribuição homogênea de matéria pelo espaço.