Cronologia

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
Século XVI : Charles de Bovelles, Paracelso e outros autores difundem a idéia de que o home é uma miniatura do universo (um microcosmo).
                * Nicolau Copérnico propõe a teoria heliocêntrica, na qual todos os planetas giram em torno do Sol.
                * Giordano Bruno adota a teoria de Copérnico e defende a idéia de um universo infinito.
 

Século XVII : Galileu Galilei defende a teoria de Copérnico através de observações astrônomicas e pela proposta de uma nova física.
                * René Descartes propõe a primeira teoria moderna sobre a origem do universo e do Sistema Solar, supondo a existência de grandes turbilhões no espaço.
                * Isaac Newton propõe a teoria da gravitação universal e explica o movimento dos planetas; ele critica as idéias de René Descartes, mas não apresentou uma teoria cosmogônica.
 

Século XVIII : O conde de Buffon tenta explicar o surgimento do Sistema Solar pela colisão de um cometa com o Sol.
                * Immanuel Kant apresenta uma nova visão do universo, defendendo a existência de grandes grupos de estrelas (galáxias); propõe uma teoria sobre a formação do universo e do Sistema Solar, baseando-se na física newtoneana.
                * Kant critica, sob o ponto de vista filosófico, as concepções sobre espaço e tempo, negando que eles sejam finitos ou infinitos.
                * Pierre Simon de Laplace propõe uma teoria sobre a formação do Sistema Solar pela contração de uma nuvem gasosa em rotação.
 

Século XIX : Wilhelm Olbers discute a dificuldade de se compreender por que o céu é escuro, supondo-se o universo infinito.
                * Os matemáticos János Bolyai, Nicholas Lobatchewsky, Bernhard Riemann e outros desenvolvem as geometrias não-euclidianas; Lobatchewsky propõe experimentos astronômicos para descobrir se nosso universo tem um espaço curvo.
                * Desenvolve-se a termodinâmica; Julius Robert Mayer, Hermann Helmholtz e Willian Thomson (lorde Kelvin) estudam os processos de formação de energia solar.
                * Lorde Kelvin e Rudolf Clausius prevêem que o universo deve acabar por esfriar e "morrer"; alguns filósofos e cientistas (como Friedrich Nietzsche e Willian Rankine) recusam essa conclusão e propõem um universo cíclico.

.
Página anterior
181
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA