Capítulo 11: A Criação da Matéria e o "Big Bang"

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
        É quase impossível explicar essa radiação de microondas do ponto de vista da teoria do estado estacionário. Nessa teoria, o universo sempre foi igual ao que é agora, ou seja: a matéria sempre esteve concentrada em estrelas e galáxias. Esses corpos emitem luz e outros tipos de radiação, e podem produzir também microondas. Mas se a radiação de microondas fosse produzida pelas estrelas e galáxias, ela não chegaria à Terra vindo de todas as direções do espaço: ela seria mais forte em algumas direções e mais fraca em outras. Ocorre que essa radiação descoberta por Penzias e Wilson tem sempre a mesma intensidade: ela vem igualmente da região da Via Láctea como de qualquer outra direção. Se não são as estrelas que produzem essa radiação, de onde ela está vindo?

        Essa descoberta de 1965 foi, assim, um duro golpe contra a teoria do estado estacionário e é considerada uma confirmação da teoria do “Big Bang”. Isso não quer dizer que a teoria do “Big Bang” esteja provada e que não existam dúvidas sobre ela. Pelo contrário: ela tem problemas bastante graves. O principal problema é que ela prevê um valor errado para o tamanho das galáxias.

        Como já foi indicado, é após o resfriamento do universo a cerca de 3.000 Kelvin que a matéria pode começar a se aglomerar em grandes nuvens, para depois formar as galáxias. A teoria permite calcular qual era a densidade média do universo, nesse instante. Utilizando a teoria de James Jeans, pode-se calcular o tamanho e a massa das nuvens que podem ser formadas, já que a temperatura e a densidade da matéria são conhecidas. Infelizmente, fazendo-se o cálculo, os valores obtidos são sempre muito menores do que os das galáxias. Poderiam se formar nuvens relativamente grandes, com massas quase 100.000 vezes maiores do que a massa do Sol. Mas isso é muito pouco para formar uma galáxia, que deve ter uma massa 100 bilhões de vezes maior do que a do Sol.

        É difícil explicar como as galáxias se formaram, a partir do “Big Bang”. Mas isso não é impossível. Com um pouco de esforço, sempre se dá um jeito. Assim, para não ter que abandonar a teoria, ela foi modificada, introduzindo-se certas irregularidades na matéria primordial, antes do período de formação das galáxias. Essas modificações são um pouco “forçadas”; podem não ser corretas. Mas quase todos os cientistas acham que é melhor continuar com a teoria do “Big Bang” do que abandoná-la e ficar sem nada.

.
Página anterior
165
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA