Capítulo 10: A Teoria da Relatividade e a Cosmologia Moderna

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
        Só podemos saber que uma luz ficou mais avermelhada ou azulada se soubermos como ela é quando está parada. Assim, se observamos uma estrela avermelhada ou azulada, isso não quer dizer que ela está se afastando ou aproximando de nós a uma grande velocidade. Pois ela pode não ser branca, e sim exatamente da cor observada, e estar parada. A cor das estrelas depende de vários fatores, e principalmente de sua temperatura: normalmente, as estrelas de maior temperatura são azuladas e as estrelas de menor temperatura são avermelhadas, em sua superfície.

        As mudanças de cor associadas à velocidade são, na verdade, medidas através de mais um “truque” utilizado pelos astrônomos. Eles utilizam certos riscos ou linhas que aparecem no espectro luminoso das estrelas, como pontos de referência, para medir esse desvio da luz para o azul ou para o vermelho.
 
        Foi em torno de 1917 que foram realizadas as primeiras medidas de velocidade e distância das galáxias mais próximas de nós. Essas primeiras medidas mostraram que algumas galáxias estavam se aproximando de nós, enquanto que outras estavam se afastando. Em 1922, já tinham sido medidas as velocidades de 40 galáxias, e verificou-se que 36 delas se afastavam de nosso sistema. Estudos posteriores, feitos por Edwin Hubble e outros astrônomos, mostraram que as únicas galáxias que parecem estar se aproximando de nós são as mais próximas. As mais distantes estão sempre se afastando, e as mais distantes estão se afastando mais depressa do que as mais próximas. Depois de uma grande série de medidas, Hubble concluiu que a velocidade de afastamento das galáxias era aproximadamente proporcional às suas distâncias de nós.

        Isso não quer dizer que estejamos no centro do universo e que nossa região do universo tenha algo de especial. Nós só podemos observar e medir as estrelas e galáxias a partir de nossa posição, de nosso ponto de vista; e parece que quase todas as galáxias estão fugindo de nós. Mas se 


Edwin Hubble fazendo observações em seu telescópio.
estivéssemos em qualquer outro ponto do universo, em outra galáxia, também observaríamos que todas as galáxias parecem se afastar desse ponto.

.
Página anterior
145
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA