Capítulo 1:  A Origem do Universo na Mitologia e na Religião

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
        No inverno, a luz do Sol atinge a Terra de forma mais fraca, obliquamente. No dia do solstício, sua “força” atinge o mínimo, o tempo é frio, a noite é longa. Nesse dia, muitos povos realizam rituais, destinados a inverter a marcha do Sol e a trazer de volta sua luz e seu calor, para que a Terra adquira novamente força e vida. Terminou um ciclo: que comece um outro. Mas esse começo de um novo ciclo depende da cooperação dos homens. É preciso recriar o mundo, através de rituais que reproduzam, de forma simbólica, o início do universo.

        Os antigos rituais realizados nos dias de solstício eram variados, mas possuíam vários elementos quase universais. Eram festas realizadas nas aldeias, tendo mantido antigas tradições, de forma quase independente das mudanças sociais e religiosas que ocorriam nas cidades. Por isso, foram chamadas de festas “pagãs”: a palavra “pagão” vem do latim “pagus”, que significa aldeia.

        De um modo geral, essas festas eram realizadas em torno do fogo – seja o fogo público, formado por grandes fogueiras, ou o fogo doméstico (lareiras, por exemplo, nos países frios). O fogo desses dias é especial: é aceso solenemente, e supõe-se que ele tem poderes mágicos. 

        Na noite de solstício, as fogueiras eram acesas no alto das montanhas ou em outros locais especiais – como encruzilhadas. Muitas vezes, eram acesas através de processos pouco comuns: pelo atrito de dois bastões, ou através de fagulhas de uma pederneira que nunca tivesse sido usada. Freqüentemente, o homem que havia se casado mais recentemente era quem devia acender o fogo.

        Os camponeses acendiam tochas na fogueira e corriam com elas pelos campos, com o objetivo de espantar pragas, doenças e maus espíritos, bem como aumentar a fertilidade do solo. Batiam com as tochas nas árvores e no chão, gritando e dizendo frases mágicas. Os jovens saltavam três vezes sobre as fogueiras e, quando o fogo estava mais fraco, passavam sobre ele as crianças e os animais domésticos – como as vacas e os cavalos – para dar-lhes saúde. Os jovens que saltavam mais alto sobre o fogo eram os que se casariam primeiro, durante o ano. E a altura do salto dos jovens indicava a altura à qual cresceriam os cereais e o feno, nos campos, no ano seguinte. Nessa noite, algumas pessoas passavam descalças sobre as brasas da fogueira, ou colocavam brasas na boca, sem se queimar.

.
Página anterior
14
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA