Capítulo 8: As Concepções Sobre o Infinito, Tempo e Espaço

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
        As duas “provas” apresentadas por Kant são negativas, ou seja, em cada “prova” ele combate a idéia oposta e tenta, assim, concluir (por redução ao absurdo) a favor de sua idéia. O que os argumentos mostram, se ambos forem corretos, é que o universo nem pode ter uma duração finita nem uma duração infinita.

        Os argumentos de Kant são muito difíceis, mas vamos tentar compreendê-los.
 

    8.1.1 Primeiro argumento (contra o passado infinito)

        Tentemos, primeiramente, ver se é admissível a concepção de um tempo infinito no passado. Se isso for possível, podemos imaginar dois instantes do universo, A e B, um deles (A) em um passado infinitamente distante, e o outro (B) na atualidade.

        Se já se passou um tempo infinito, no passado, pode haver um tempo infinito entre A e B. Inicialmente, isso não parece absurdo. Mas, agora, pensemos em A como sendo o presente (ou imaginemos uma pessoa em A, pensando sobre o futuro). Nesse caso, B estará em um futuro infinitamente distante. Por mais tempo que passe a partir de agora (A), não é possível se pensar que vai passar um tempo infinito e que vai chegar o instante B, pois o tempo futuro infinito é exatamente aquilo que nunca se pode alcançar, por mais tempo que passe.

        A partir de A, não se pode conceber que, depois de algum tempo, chegue o instante B. Por isso, não se pode conceber dois instantes de tempo separados por um tempo infinito. É absurda a idéia inicial de que se podia pensar sobre um instante A, no passado, que tivesse ocorrido há um tempo infinito, em relação a B.

        Esse argumento é muito forte. Se você o compreendeu, deve estar pensando que, já que não se pode pensar em um tempo infinito no passado, para o universo, deve-se concluir que o passado é finito. Mas Kant está brincando conosco, e vai provar que isso também é impossível.

.
Página anterior
110
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA