Capítulo 5:O Período Medieval

CONTÁGIO

HISTÓRIA DA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

.
         Um médico da época, Guy de Chaliac, assim descreve a peste negra em Avignon, em 1348:
A mortalidade começou entre nós no mês de janeiro e durou sete meses. Foi de dois tipos. O primeiro durou dois meses. Era caracterizado por uma febre contínua e por cuspir sangue; as pessoas morriam dela em três dias. A segunda durou durante o resto do tempo. Também era caracterizada por uma febre contínua e por apóstemas [inchações], carbúnculos e tumores nas partes externas, principalmente nas axilas e virilhas. E as pessoas morriam dela em cinco dias. Era tão contagiosa (especialmente a que incluiu cuspir sangue) que um homem a pegava de um outro não apenas quando vivia junto, mas simplesmente por olhar para ele. Por isso as pessoas morriam sem servidores e eram enterradas sem padres. O pai não visitava o filho, nem o filho [visitava] o pai. A caridade estava morta e a esperança caída. 
         Havia, portanto, a percepção de que a peste era contagiosa, mas o medo era tanto que se acreditava poder adquirir a enfermidade até pelo olhar.

         Guy de Chauliac conta que essa epidemia se iniciou no oriente e se espalhou pelo mundo todo. Ele estima que 3/4 da população morreu com a peste. Ele próprio foi vítima dela, ficando doente durante seis semanas, mas sobreviveu.

         Na época, segundo o mesmo autor, houve lugares em que se supeitou que a doença havia surgido porque "os judeus envenenaram o mundo", e por isso mataram todos os judeus da região. Outros acreditaram que os pobres mutilados eram os responsáveis, e os expulsaram. Ninguém compreendia a doença e os médicos nada podiam fazer contra ela. No entanto, Guy de Chauliac tinha uma explicação para a peste: a influência dos astros, que modificou o ar e atuou sobre os humores do corpo humano.

Seja o que for que o povo diga, a verdade é que a causa dessa mortalidade era dupla: uma ativa e universal, outra passiva e particular. A causa ativa e universal foi a disposição de uma certa conjunção importante de três corpos celestes - Saturno, Júpiter e Marte - que ocorreu no dia 24 de março de 1345, no décimo quarto grau de Aquário . Pois (como já disse em meu livro sobre astrologia) as
Página anterior
72
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA