Capítulo 4: Medicina Romana

CONTÁGIO

HISTÓRIA DA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

.
         Segundo Ptolomeu, cada um dos astros possui um poder específico capaz de influenciar os acontecimentos da Terra, como o clima. O Sol tem poder de aquecer e, em certo grau, de secar. A Lua umidece e é moderadamente quente, produzindo por causa dessas duas qualidades o amolecimento e a putrefação. Saturno seria um planeta principalmente frio, moderadamente seco. Marte teria a capacidade de secar e queimar. Esses dois planetas (Saturno e Marte) são considerados maléficos, por Ptolomeu. Seriam os principais responsáveis por doenças e catástrofes. Pelo contrário, Júpiter e Vênus, juntamente com a Lua, seriam os astros benéficos e protetores. Júpiter é descrito como sendo temperado ou equilibrado, tendo a capacidade principal de aquecer e também a de umidecer de forma moderada, produzindo ventos fertilizantes. Vênus também seria um planeta equilibrado, capaz principalmente de umidecer e também de aquecer moderadamente. Mercúrio, por fim, é descrito como um astro mutável, que às vezes seca e às vezes umidece, mudando rapidamente de propriedades, por estar cada vez de um dos lados do Sol. Mercúrio e o Sol são considerados como astros que às vezes são benéficos, às vezes maléficos, dependendo de suas associações com outros astros.

         O Tetrabiblos contém uma descrição detalhada da conexão entre os vários planetas e os órgãos do corpo humano: Júpiter, por exemplo, era o astro que dominava os pulmões, as artérias, o tato e o sêmen. As doenças ocorreriam principalmente por influência de Saturno e Marte, mas a posição dos outros astros determinaria o órgão que seria afetado. Como exemplo dessas relações, podemos dar essa descrição:

Em geral ocorrem feridas quando a Lua está perto dos signos de solstício ou equinócio [Áries, Câncer, Libra e Capricórnio]; no de equinócio de primavera [Áries], pela lepra branca; no do solstício de verão [Câncer], por líquens; no do equinócio de outono, pela lepra; no solstício de inverno, por verrugas e outros semelhantes.
Em geral Saturno produz ventres frios, aumenta a fleuma, torna as pessoas reumáticas, fracas, magras, ictéricas, e predispostas à disenteria, tosse, cólica e elefantíase; ele também torna as mulheres sujeitas a doenças do útero. Marte faz as pessoas cuspirem sangue, torna-as melancólicas, enfraquece seus pulmões e causa o escorbuto e a sarna. Além disso ele as torna constantemente irritadas (...), hemorróidas, tumores e também úlceras ardentes ou feridas devoradoras. (...)
   Mercúrio os acompanha principalmente para prolongar os efeitos maléficos, tendendo ao frio quando se une a Saturno e estimulando continuamente reumatismos e acúmulo de fluidos, principalmente nopeito, garganta e estômago. Quando se une a Marte, ele adiciona sua força para produzir secura ainda maior, como no caso de olhos com feridas ulcerosas, abcessos, erisipela, erupções de pele, bílis negra, insanidade, epilepsia e coisas semelhantes.
Página anterior
54
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA