Capítulo 2: Medicina Mágica e
|
HISTÓRIA DA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS |
![]() |
O padre português
Gonçalo Trancoso, em 1616, fez um relatório detalhado sobre
os costumes religiosos dos indianos. Baseando-se tanto em textos antigos
como na tradição que era conservada na época, o padre
Trancoso informa que as purificações dos indianos começavam
antes do nascer do Sol. Todos os indianos da casta sacerdotal (brâmanes)
deviam levantar-se, e ir para o rio mais próximo, em silêncio
absoluto (sem poder conversar), levando 4 panos. Um deles era utilizado
como roupa, outro era enrolado na cabeça, como um turbante, e outros
dois deixados na margem do rio, para se trocar depois.
Os brâmanes deviam cobrir um local do chão com ervas e evacuar nesse lugar, com o rosto voltado para o norte. Depois, fora do rio, mas próximo dele, deviam esfregar o traseiro com areia ou terra, com a mão esquerda, depois lavar a mão no rio. Isso devia ser repetido pelo menos 5 vezes. Depois, deviam se banhar no rio. Dentro do rio, deveria ser feito um ritual especial de purificação da boca, com água. Os brâmanes casados deviam repetir essa purificação 32 vezes. Por fim, era necessário mascar e esfregar os dentes com um ramo de uma planta. Todas essas purificações eram acompanhadas de orações. Somente após tudo isso os brâmanes podiam realizar qualquer tarefa religiosa - como o ritual diário que deviam fazer quando o Sol nascia. O padre Trancoso explica o significado de todo esse ritual: Se quereis saber o fruto de se lavar, é que dá limpeza ao corpo e ao entendimento, bota fora os pecados que se cometerem de noite em sonhos e por pensamentos ruins.Diariamente, os brâmanes casados deviam realizar essa purificação também ao meio-dia. Também se devia fazer essa purificação em momentos especiais, como em rituais associados à lua cheia e lua nova, ou quando houvesse um eclipse. No entanto, além de ocasiões fixas de purificação, era necessário dar especial atenção a certas situações que podiam produzir impureza. A morte era, especialmente, uma fonte de grande impureza. Um antigo texto indiano, chamado "Vishnu-Smriti", descreve em detalhes os tipos de impureza e os rituais purificadores de cada caso. Segundo o Vishnu-Smriti, um brâmane se tornava impuro pela morte de um parente (até o sétimo grau) ou de seu mestre espiritual. Essa impureza durava dez dias. Se uma mulher da família tivesse um aborto, esse fato também produzia uma impureza, por um número de noites igual ao número de meses desde a concepção do feto. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
CRONO LOGIA |