Capítulo 8: Miasmas ou Microorganismos?

CONTÁGIO

HISTÓRIA DA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

.
         Broussais desenvolveu uma teoria muito simples, conhecida como "medicina fisiológica". A causa básica das enfermidades é a inflamação do aparelho digestivo. As doenças infecciosas e contagiosas, segundo Broussais, atuam no organismo por "corpúsculos daninhos ou vapores irritantes que desenvolvem inflamação das cavidades aéreas" e depois provocam inflamação do estômago e do intestino. Conhecida a causa básica de todas as doenças, a terapia se torna simples e igual, para todo tipo de enfermidades: todas podem ser tratadas por sangrias, drogas sedativas e jejum.
 

No início do século XIX, o uso de sanguessugas no tratamento de doenças se tornou popular na França, embora seu uso seja muito mais antigo (gravura de 1638).
         A terapêutica predileta de Broussais era aplicar um punhado de sanguessugas perto do estômago ou do ânus, de tal modo que o sangue dessas regiões fosse retirado e a inflamação cedesse. O jejum podia ser absoluto, durante vários dias seguidos. No caso de uma inflamação recente, a perda de sangue deveria ser continuada até que o paciente ficasse inconsciente, mas logo depois deveria ser interrompida (especialmente em crianças pequenas).

         O uso de sanguessugas era antigo, mas tornou-se particularmente popular nessa época. Em 1833, a mania desenvolvida por Broussais levou a França a importar 41.500.000 sanguessugas. Em 1824, as importações foram de apenas 2 ou 3 milhões.

         É claro que nem toda a medicina da época era tão ridícula assim. Utilizando-se dos conhecimentos anatômicos, fisiológicos e químicos da época, muitos investigadores tentavam desenvolver uma Medicina bastante sofisticada. Um exemplo dessa abordagem mais científica é o de François Magendie (1783-1855). Magendie estudou a composição e as propriedades do sangue - especialmente sua coagulação - e concluiu que a maioria das doenças era causada por mudanças físicas e químicas no sangue. Injetando diferentes líquidos no sangue de animais, observou o surgimento de enfermidades artificiais. Os álcalis (bases), por exemplo, tornavam o sangue mais fluido e davam um efeito semelhante ao tifo.

.
Página anterior
158
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA