Capítulo 6: Do Período das Grandes Descobertas ao Século XVIII

CONTÁGIO

HISTÓRIA DA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

.
    VERMES E ANIMAIS MICROSCÓPICOS, PARTÍCULAS VENENOSAS E MIASMAS

         No início do século XVII foram inventados os primeiros microscópios e telescópios, que logo abriram aos pesquisadores novos universos. No mundo astronômico, tornou-se possível descobrir que a Lua era cheia de montanhas e que Júpiter tinha satélites. No mundo microscópico, descobriu-se uma imensa quantidade de seres minúsculos, que antes eram invisíveis.
         Foi o desenvolvimento desses estudos que levou a novas hipóteses sobre a causa das enfermidades, no século XVII. Não poderiam existir vermes ou insetos microscópicos capazes de invadir o corpo humano e produzir enfermidades?

         Um dos mais influentes autores da época que desenvolveu esse tipo de hipótese foi o padre Athanasius Kircher (1602-1680). O padre Kircher não era médico: foi um intelectual de interesses muito amplos, que se dedicava a todas as novidades científicas da época. Em 1658, ele publicou uma obra denominada "Pesquisa físico-médica sobre a doença contagiosa, que se chama de peste". Nesse livro, Kircher assume que todo tipo de substância ou objeto está continuamente emitindo em todo seu redor partículas que contêm suas propriedades essenciais:


O microscópio de Hooke, um dos primeiros a serem inventados.

Todo composto natural exala certas emanações de sua natureza essencial. Não se deve supor neste ponto que elas correspondam às próprias qualidades, nem a algo propagado pelo objeto em questão como se fosse por acidente. São realmente, falando estritamente, pequenos corpos de tamanho excessivamente pequeno, incapazes de serem percebidos mesmo pela visão mais poderosa. Eles, por assim dizer, são transportadores das propriedades essenciais e não essenciais que emanam do corpo em questão, e são idênticos em natureza à totalidade da coisa da qual eles fluem.
(...)
   Todos os tipos de emanações de compostos concordam com a natureza de suas esferas respectivas. Assim, se uma coisa odorífera, saborosa, com mau-cheiro ou desagradável atinge os sentidos, deve-se dizer que isso é a emanação de um composto do mesmo tipo.
.
Página anterior
111
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA