Capítulo 6: Do Período das Grandes Descobertas ao Século XVIII

CONTÁGIO

HISTÓRIA DA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

.
         Segundo Santorio, se o corpo retorna todos os dias ao mesmo peso, pois transpira na mesma medida, a saúde se conserva. Mas a saúde declina quando o corpo diminui seu peso ordinário por uma evacuação mais abundante de excrementos ou de urina do que de costume, ou quando, pelo contrário, o peso aumenta pelo motivo inverso. Se depois de alguns dias, o corpo não recupera o seu peso ordinário, seja por uma transpiração copiosa, seja por evacuações sensíveis, deve-se aguardar uma febre ou qualquer outra doença próxima.

Santorio pesava-se em uma cadeira especial, para calcular a quantidade de líquido perdido durante a transpiração.
         Santorio diz que, cuidando da transpiração, por controle do peso dos alimentos, das excreções e do corpo, pode-se manter uma saúde perfeita e chegar aos 100 anos de idade; deve-se no entanto notar que ele próprio só chegou à idade de 75 anos.

         De acordo com suas idéias, Santorio recomenda purgantes leves para todo aumento de peso. Ele observa que ligeiros purgativos não diminuem a transpiração, mas "ajudam docemente a se descarregar de um peso inútil". Pelo contrário, os purgativos violentos impedem a transpiração e são  por isso considerados extremamente perigosos.

         Tudo o que possa perturbar a transpiração é prejudicial à saúde. Segundo Santorio, diversas causas contribuem a parar a transpiração, mas as principais são um frio úmido, uma alimentação viscosa, o jejum, o pavor, as noites inquietas, e evacuações muito abundantes. Santorio tenta explicar a influência do clima na produção da enfermidade, associando essa influência às mudanças da transpiração.

         O ar frio sempre tende a suprimir a transpiração, mas se ele é seco, não ocorrem perturbações danosas à saúde. Pelo contrário, em um ar úmido e insalubre ou tempestuoso, a transpiração é retida, e a matéria obstruída pode causar grande desordem e males.

         As pessoas robustas transpiram mais durante o dia, no verão, e durante a noite, no inverno. E enquanto que no verão a supressão da transpiração predispõe às febres malignas, no inverno, pelo contrário, ela tem poucas conseqüências, pois a matéria que se transpira é mais azeda no calor do que no frio.

.
Página anterior
109
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA