Capítulo 6: Do Período das Grandes Descobertas ao Século XVIII

CONTÁGIO

HISTÓRIA DA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

.
         À medida que os conceitos químicos iam surgindo, tentava-se utilizá-los na medicina. François de la Boe (1614-1672), conhecido como "Sylvius de Leiden", tentou explicar as enfermidades através das noções de alcalinidade e acidez. Para ele, a fonte das enfermidades era puramente química, podendo também ser combatida por meios químicos. Mas tentativas desse tipo eram prematuras e grosseiras, fracassando completamente.

         Ao mesmo tempo em que a química (ou alquimia) adquiria importância na medicina, a física também começou a conquistar um espaço nesse campo. Este é o período em que Giordano Bruno, Galileo Galilei, Johannes Kepler, Simon Stevin e muitos outros pesquisadores estão procurando construir uma nova física. O médico Santorio Santorio , de Padua (1561-1636) foi um dos primeiros a estudar alguns dos aspectos físicos do corpo humano, procurando medir todos os fenômenos estudados. Ele inventou o termômetro clínico, para comparar de modo mais objetivo as temperaturas dos doentes e dos sãos; desenvolveu um relógio para medir a pulsação; e - o aspecto que mais nos interessa - realizou um estudo sobre a transpiração.

         Ao longo de experimentos feitos durante 30 anos, consigo próprio e com outras pessoas, Santorio procurou medir os efeitos da transpiração. Ele pesava diariamente todos os alimentos e bebidas ingeridos e todas as excreções. Observou que, embora o peso da pessoa (adulta) permanecesse praticamente constante, a quantidade de substâncias ingeridas era bem maior do que a quantidade de urina e excrementos. A diferença deveria ser devida à transpiração. Segundo suas medidas, um homem forte e robusto, que realiza exercício físico moderado, que come e bebe oito libras por dia, perde cinco libras de líquido pela transpiração insensível diária.

         Até essa época, ninguém havia percebido que a transpiração era tão significativa. Baseando-se em sua descoberta, Santorio imaginou que esse processo deveria ter grande importância para o organismo. De tanto se dedicar a esse estudo, passou a imaginar que toda a saúde dependia unica e exclusivamente da transpiração.

.
Página anterior
108
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA