Artigo publicado em: Caderno Catarinense de Ensino de Física15 (3): 265-300, 1998.
Resumo: Este artigo discute a dificuldade de apresentar-se conceitos físicos corretos em obras de divulgação científica. Apresenta-se como exemplo uma leitura crítica do livro de Marcelo Gleiser, A dança do universo: dos mitos de criação ao big-bang, analisando-se problemas conceituais da abordagem empregada naquela obra. Mostra-se a existência de grande número de erros, provenientes de uma utilização descuidada de imagens e comparações, erros esses que poderiam ter sido evitados. O presente artigo discute a parte daquela obra referente à física moderna, apenas. A parte referente à física clássica foi discutida em um artigo anterior (RAM-66).
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Grupo
de História, Teoria e Ensino de Ciências – UNICAMP
Article published in: Caderno Catarinense de Ensino de Física15 (3): 265-300, 1998.
Abstract: This paper addresses the difficulties of presenting adequate physical concepts in popular scientific works. It presents, as a case study, a critical reading of Marcelo Gleiser's book A dança do universo: dos mitos de criação ao big-bang [The dance of the universe: from creation myths to the big-bang] and points out several conceptual problems in the approach of that work. The article shows that a careless use of images and comparisons led to many mistakes that could have been avoided. This paper discusses only the part of the book which refers to modern physics. The part corresponding to classical physics is analyzed in another paper (RAM-66).