"Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica. 1 – Física clássica"
["Distorting physics: remarks on an instance of scientific popularization. 1 – Classical physics"]

Roberto de Andrade Martins

Artigo publicado em: Caderno Catarinense de Ensino de Física15 (3): 243-64, 1998.

Resumo: Este artigo discute a dificuldade de apresentar-se conceitos físicos corretos em obras de divulgação científica. Apresenta-se como exemplo uma leitura crítica do livro de Marcelo Gleiser, A dança do universo: dos mitos de criação ao big-bang, analisando-se problemas conceituais da abordagem empregada naquela obra. Mostra-se a existência de grande número de erros, provenientes de uma utilização descuidada de imagens e comparações, erros esses que poderiam ter sido evitados. O presente artigo discute a parte daquela obra referente à física clássica, apenas. A parte referente à física moderna foi discutida em um outro artigo (RAM-67).

Texto completo, compactado, em Word for Windows (dança1.zip) – 176 kb
Texto completo, em formato html – danca1.htm – 67 kb + figuras

 Você pode obter uma cópia deste artigo em formato PDF, "clicando" a figura ao lado Texto completo em formato PDF--Explicação sobre o download dos trabalhos
Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências – UNICAMP


"Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica. 1 – Física clássica"
["Distorting physics: remarks on an instance of scientific popularization. 1 – Classical physics"]

Article published in: Caderno Catarinense de Ensino de Física15 (3): 243-64, 1998.

Abstract: This paper addresses the difficulties of presenting adequate physical concepts in popular scientific works. It presents, as a case study, a critical reading of Marcelo Gleiser's book A dança do universo: dos mitos de criação ao big-bang [The dance of the universe: from creation myths to the big-bang] and points out several conceptual problems in the approach of that work. The article shows that a careless use of images and comparisons led to many mistakes that could have been avoided. This paper discusses only the part of the book which refers to classical physics. The part corresponding to modern physics is analyzed in another paper (RAM-67).

You can download this article in PDF format by selecting this figure  Click here to download complete text in PDF format--Explanation about the download of articles
Group of History and Theory of Science – UNICAMP, Brazil