|
Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências
Membros
|
..
Cibelle Celestino Silva
cibelle@ifsc.usp.br
Cibelle Celestino
Silva é física, especialista em história da ciência,
com mestrado e doutorado em Física, e desenvolve pesquisas em história
da física e suas aplicações no ensino física.
Realizou estágio de pós-doutoramento nessa área, junto
ao Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências da UNICAMP. É
atualmente professora do Instituto de Física de São Carlos,
USP.
http://www.ifsc.usp.br/~cibelle/
Links para o currículo Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4723784A3
http://lattes.cnpq.br/8975592323807707
1 Formação acadêmica
Bacharelado em Física no Instituto
de Física de São Carlos da Universidae de São Paulo
(IFSC-USP), concluído em 1993.
Mestrado em Física na UNICAMP concluído
em 1996 sob orientação do prof. Dr. Roberto de Andrade Martins
(bolsa CAPES). O trabalho de tese foi elaborado em História da Física,
com o título “A teoria das cores de Newton: um estudo crítico
do livro 1 do Opticks”. 
|
|
Doutorado em Física na UNICAMP concluído
em 2002 sob orientação do prof. Dr. Roberto de Andrade Martins
(bolsa FAPESP). O trabalho de tese foi elaborado em História da
Física, com o título “Da força ao tensor: evolução
do conceito físico e representação matemática
do campo eletromagnético”.
Pós doutorado em História da
Ciência na UNICAMP em andamento (bolsa FAPESP), desenvolvendo o projeto
“A análise dimensional no século XIX e a busca da natureza
mecânica das grandezas eletromagnéticas”.
Pesquisadora na Dibner
Library, que é parte da Smithonian Institution, desenvolvendo
o projeto “Unraveling the hidden electrical fluids: the debate between
Nollet, Dutour and Franklin”. Este estágio está sendo desenvolvido
em duas etapas: a primeira nos meses de janeiro e fevereiro e a outra nos
meses de novembro e dezembro de 2004 na cidade de Washington-DC, nos Estados
Unidos da América, recebendo uma bolsa paga pela própria
Smithsonian Institution e também apoio parcial da FAPESP.
.
2 Trabalhos publicados
As publicações que contêm
essa indicação
possuem um resumo, que poderá ser consultado "clicando" o símbolo.
As que contém esta figura
podem ser copiadas em formato PDF. Os arquivos são grandes e não
devem ser abertos diretamente no navegador. Clique com o botão DIREITO
do mouse sobre a figura, e escolha a opção de guardar o arquivo
em seu computador, para consultá-lo depois.
Publications containing this box
have an English abstract. It can be consulted by selecting the box. Those
containing this symbol
can be downloaded in PDF format. Files are generally large and they never
should be opened directly in your browser. Click with the right button
of your mouse on the link symbol, and chose the option of saving the file
to your computer; then you can open it and read it.
.. .
SILVA, Cibelle C. A escolha de uma ferramenta matemática
para a física: o debate entre quatérnions e a álgebra
vetorial de Gibbs e Heaviside.[The choice of
a mathematical tool: the debate between the quaternion and vector algebras]
In: MARTINS, R. A.; MARTINS, L. A. C. P; SILVA, C. C; FERREIRA,
J. M. H. (eds.). Filosofia e História da Ciência no Cone
Sul: 3o Encontro. Campinas: AFHIC, 2004. Pp. 115-126. (ISBN-904198-1-9)
|
|
.
MARTINS, Roberto de Andrade; MARTINS, Lilian Al-Chueyr
Pereira; SILVA, Cibelle Celestino; FERREIRA, Juliana Mesquita Hidalgo (eds.).
Filosofia e História da Ciência no Cone Sul: 3º Encontro. [Philosophy
and History of Science in the South Cone: 3rd Meeting.]Campinas:
AFHIC (Associação de Filosofia e História da Ciência
do Cone Sul), 2004. (ISBN: 85-904198-1-9). x, 495 p. Edição
eletrônica
|
|
. . ..
SILVA, Cibelle Celestino; MARTINS, Roberto de Andrade.
Por que os quatérnions são compostos por quatro números? [Why
are quaternions composed of four numbers?] Pp.
243-250, in: TEIXEIRA, Marcos V; NOBRE, Sergio R. (eds.). Anais
do V Seminário Nacional de História da Matemática.
Rio Claro: Sociedade Brasileira de História da Matemática,
2003. (ISBN: 85-89097-11-0)
|
|
..
SILVA, Cibelle Celestino & MARTINS, Roberto
de Andrade. A teoria das cores de Newton: um exemplo do uso da história
da ciência em sala de aula. [Newton's
theory of colours: an instance of history of science use in the classroom].Ciência
& Educação 9 (1):
53-65, 2003.
|
|
..
SILVA, Cibelle Celestino & MARTINS, Roberto
de Andrade. William Thomson e o uso de analogías e modelos no eletromagnetismo. [William
Thomson and the use of analogies and models in electromagnetism.] Pp.
401-408, in: RODRÍGUEZ, Victor & SALVATICO, Luis (eds.). Epistemología
e Historia de la Ciencia. Selección de Trabajos de las XIII Jornadas.
Vol. 9. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2003. (ISBN
950-33-0390-7)
|
|
.
SILVA, Cibelle Celestino & MARTINS, Roberto
de Andrade. Polar and axial vectors versus quaternions. [Vetores
polares e axiais versus quatérnions.] American Journal
of Physics70: 958-963, 2002.
|
|
.
SILVA, Cibelle Celestino & MARTINS, Roberto
de Andrade. A história da ciência ajudando a desvendar algumas
dificuldades conceituais no ensino do produto vetorial. [The
history of science helping to unravel some conceptual difficulties in the
teaching of vector product.]In: Vianna,
D. M.; Peduzzi, L. O. Q.; Borges, O. N.; Nardi, R. (Orgs.), Atas do
VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo:
SBF, 2002. (CD-Rom, arquivo: COC31_1.pdf).
|
|
..
SILVA, Cibelle Celestino & MARTINS, Roberto
de Andrade. An amazing symmetry paradox of the “simple”
vector product. [Um
intrigante paradoxo de simetria no "simples" produto vetorial.]
In: McComas, W. (ed.), Proceedings of the 6th International
History, Philosophy and Science Teaching Meeting. Denver,
USA, 2001.
|
|
...
MARTINS, Roberto de Andrade & SILVA, Cibelle
Celestino. Newton and colour:
the complex interplay of theory and experiment. [Newton
e as cores: a complexa interação entre teoria e experimento]. Science
& Education 10 (3): 287-305, 2001.
|
|
..
MARTINS, Roberto de Andrade & SILVA, Cibelle
Celestino. Newton and colour:
the complex interplay of theory and experiment. [Newton
e as cores: a complexa interação entre teoria e experimento].
Pp. 273-291, in: BEVILACQUA, Fabio; GIANNETTO, Enrico & MATTHEWS, Michael
R. (eds.). Science education and culture:
the contribution of history and philosophy of science. Dordrecht:
Kluwer Academic Publishers, 2001. (ISBN 0-7923-6972-6)
|
|
.
PIETROCOLA, M., SILVA, C. C., NEHRING, C., TRINDADE,
J. A. O., PINHEIRO, T. F., LEITE, R. C. M.As ilhas de racionalidade e o
saber significativo: o ensino de ciências através de projetos.
Ensaios 1: 99-122, 2000.
|
|
.
SILVA, Cibelle Celestino. Robert Hooke e a teoria
das cores de Newton. Atas do V Seminário Nacional de História
da Ciência e da Tecnologia. São Paulo: Sociedade Brasileira
de História da Ciência, 1998. pp. 348-360.
|
|
.
SILVA, Cibelle Celestino & MARTINS, Roberto
de Andrade. A teoria das cores de Newton e as críticas de Hooke. [Newton's
theory of colours and Hooke's criticism]. Atas do V Encontro
de Pesquisadores em Ensino de Física. Belo Horizonte: UFMG/CECIMIG/FAE,
1997, pp. 230-7.
|
|
.
CARVALHO, L.A., CATALANI, F., CHINELATTO, J.A.,
DOBRIGKEIT, C., SILVA, C.C. Estudo do efeito do thinning em simulações
de chuveiros atmosféricos a altíssimas energias. [The
thinning effect in simulations of atmospheric showers of very high energy.] In:
Anais do XVIII Encontro Nacional de Física de Partículas
e Campos, Caxambu-MG, 29 de setembro a 3 de outubro de 1997. pp. 573-576.
|
|
.
SILVA, Cibelle Celestino & MARTINS, Roberto
de Andrade. A "Nova teoria sobre luz e cores" de Isaac Newton: uma tradução
comentada [Isaac Newton's "New theory
of light and colours": a commented translation]. Revista Brasileira
de Ensino de Física 18 (4): 313-27, 1996.
|
|
.
3 Trabalhos apresentados em congressos
-
SILVA, Cibelle C. As analogias mecânicas no estudo do eletromagnetismo
no século XIX: as contribuições de Oliver Heaviside.
IV Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone
Sul, Buenos Aires, Argentina nos dias 22 a 25 de março de 2004.
-
SILVA, Cibelle Celestino & PIETROCOLA, Maurício. O papel estruturante
da matemática na teoria eletromagnética: um estudo histórico
e suas implicações didáticas. IV Encontro Nacional
de Pesquisa em Educação em Ciências.
Bauru, 26 a 29 de novembro
de 2003.
-
SILVA, Cibelle Celestino. A busca da natureza das grandezas eletromagnéticas
através da análise dimensional: a contribuição
de William Fessenden. 9O Seminário Nacional de História
da Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 8 a 10 de outubro de
2003.
-
SILVA, Cibelle Celestino & MARTINS, Roberto de Andrade. Por que os
quatérnions são compostos por quatro números. V
Seminário Nacional de História da Matemática. Rio
Claro, 13 a 16 de abril de 2003.
-
SILVA, Cibelle C. & MARTINS, Roberto de A. William Thomson e o uso
de analogias e modelos no eletromagnetismo. XIII Jornadas de Epistemología
e Historia de la Ciência, La Falda, Córdoba, Argentina
nos dias 28, 29, 30 de novembro de 2002.
-
SILVA, Cibelle Celestino. A simetria das grandezas eletromagnéticas.
III Encontro de Jovens Pesquisadores no IFGW. Campinas, 4-6 de setembro
de 2002.
-
SILVA, Cibelle Celestino & MARTINS, Roberto de Andrade. A história
da ciência ajudando a desvendar algumas dificuldades conceituais
no ensino do produto vetorial. VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de
Física. Águas de Lindóia, 5-8 de junho de 2002.
-
SILVA, Cibelle C. A escolha de uma ferramenta matemática para a
física: o debate entre quatérnions e a álgebra vetorial
de Gibbs e Heaviside. III Encontro de Filosofia e História da
Ciência do Cone Sul. Águas de Lindóia, 27-30 de
maio de 2002.
-
SILVA, Cibelle C. & MARTINS, Roberto de A. “An Amazing
symmetry paradox of the “simple” vector product”. 6th International
History, Philosophy and Science Teaching Conference. Denver – EUA,
November 7-11 2001.
-
SILVA, Cibelle C. & MARTINS, Roberto de A. “The struggle
between quaternions and vector: the historical origin of some misunderstandings
in modern algebra”. History of Science Society Annual Meeting.
Denver – EUA, November 7-11 2001.
-
SILVA, Cibelle Celestino. Pierre Curie e a simetria das grandezas eletromagnéticas.
VIII Seminário Nacional de História da Ciência e
da Tecnologia. Rio de Janeiro, 1-3 de outubro de 2001.
-
SILVA, Cibelle Celestino. Da força ao tensor: evolução
do conceito físico e da representação matemática
do campo eletromagnético. I Encontro de Jovens Pesquisadores
no IFGW. Campinas, 4-6 de setembro de 2000.
-
SILVA, Cibelle Celestino & MARTINS, Roberto de Andrade. A teoria das
cores de Newton e as críticas de Hooke. V Seminário Nacional
de História da Ciência e da Tecnologia. Ouro Preto, 1996.
-
SILVA, Cibelle Celestino & MARTINS, Roberto de Andrade. A teoria das
cores de Newton e as críticas de Hooke. V Encontro de Pesquisadores
em Ensino de Física. Águas de Lindóia, 1996.
-
SILVA, Cibelle Celestino. Proteção contra corrosão
em aço inox pelo processo so-gel através da técnica
dip-coating. XI Congresso de Iniciação Científica
e Tecnológica em Engenharia (CICTE), São Carlos-SP, 1992.
.
4 Orientações
-
Iniciação Científica (com bolsa FAPESP) de Breno Arsionli
Moura com o projeto “Um estudo crítico do livro II do Opticks
de Isaac Newton”.
.
5 Seminários apresentados
-
.“A escolha de uma ferramenta matemática
para a física: o debate entre quatérnions e a álgebra
vetorial de Gibbs e Heaviside” no Instituto de Física da Universidade
Federal da Bahia (UFBA), no dia 15 de abril de 2004.
-
“Simetria e Arte” no Programa em Estudos Pós-graduados em História
da Ciência, Centro Simão Mathias de Estudos em História
da Ciência, PUC–SP, no dia 18 de junho de 2003.
-
“Galileo e a Física Moderna” no Programa em Estudos Pós-graduados
em História da Ciência, Centro Simão Mathias de Estudos
em História da Ciência, PUC–SP, no dia 4 de junho de 2003.
-
“A escolha de uma ferramenta matemática para a física: o
debate entre quatérnions e a álgebra vetorial de Gibbs e
Heaviside” no III Seminário de História da Ciência,
promovido pela Linha de Pesquisa Ciência e Cultura na História
do Programa de Pós-graduação em História da
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no dia 30 de abril de 2003.
-
“A teoria das cores de Newton: um exemplo de uso da História da
Ciência em sala de aula”, dentro da programação do
XII Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemáticas
e Educação Ambiental da UNESP/BAURU em 01 de setembro de
2001.
.
6 Experiência em ensino na pós graduação
-
Professora responsável pela disciplina "História da Física",
no segundo semestre de 2002, no Programa de Estudos Pós-Graduados
em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica
de São Paulo (PUC-SP).
.
7 Experiência em ensino na graduação
-
Professora do Programa de Estágio Docente na Universidade Estadual
de Campinas (UNICAMP), no segundo semestre de 2001, no curso de Laboratório
de Física 2.
-
Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), entre 1998
e 1999, nos cursos de Licenciatura em Física e Engenharia, onde
ministrou as disciplinas Física Geral 1, Física Geral 2,
Física Geral B e Evolução dos Conceitos da Física.
-
Professora da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) em
1999 no curso de Engenharia Ambiental, no qual ministrou as disciplinas
Física 2 e Mecânica Geral.
-
Professora da Universidade Salesiana (UNISAL) no campus de Americana-SP,
onde ministrei as disciplinas Física Geral 1 e Cálculo Vetorial
para o curso de Engenharia nos anos de 1996 e 1997.
.
8 Experiência no Ensino Médio
-
Professora de Física no curso de Magistério do Colégio
Cenecista José Elias Moreira em Joinville-SC, desde agosto de 1998.
.
9 Cursos ministrados
-
“O papel estruturante da matemática no eletromagnetismo: uma análise
histórica” para professores e alunos de graduação
e pós-graduação no XV Simpósio Nacional
de Ensino de Física em Curitiba, Paraná entre 21 e 26
de março de 2003, com duração de 4 horas/aula.
-
“Eletromagnetismo e simetria: um exemplo do uso da histórica da
ciência em sala de aula” para professores e alunos de graduação
e pós-graduação no XV Simpósio Nacional
de Ensino de Física em Curitiba, Paraná entre 21 e 26
de março de 2003, com duração de 6 horas/aula.
-
“A teoria das cores de Newton: um exemplo do uso da História da
Ciência em Sala de Aula” para alunos de graduação e
pós-graduação no XIV Simpósio Nacional de
Ensino de Física em Natal-RN entre 1 e 6 de julho de 2001, com
duração de 6 horas/aula.
-
Módulo Ópticado curso de formação continuada
para professores (Pró-Ciências III-CAPES) organizado pela
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade do Estado
de Santa Catarina (UDESC) em 1998, com duração de 16 horas/aula.