Capítulo 6: O Pensamento Científico Moderno e a Origem do Mundo

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
Embora estes corpos [planetas e cometas] possam realmente continuar em suas órbitas meramente pelas leis da gravidade, no entanto eles não poderiam de modo algum ter obtido a posição regular de suas órbitas a partir dessas mesmas leis.

Não se pode conceber que meras causas mecânicas pudessem produzir tantos movimentos regulares ... Este maravilhoso sistema do Sol, planetas e cometas, só pode vir do poder e da sabedoria de um Ser inteligente e poderoso. E se as estrelas fixas forem os centros de outros sistemas semelhantes, eles, sendo também formados por uma decisão sábia semelhante, devem todos estar sujeitos ao domínio desse Um ... E para que os sistemas das estrelas fixas, por suas gravidades, não caíssem uns sobre os outros, Ele os colocou a imensas distâncias uns dos outros.

        Ou seja: Newton não tem e nem pretende ter uma explicação para a origem do universo ou do sistema solar. Ele abandona toda tentativa de explicação puramente natural e afirma que a ordem que se observa no sistema solar vem da inteligência divina.

        Newton não faz nenhum estudo propriamente cosmológico, isto é, sobre o universo como um todo. Ao utilizar a teoria da gravitação, ele assume, sem discussão, que as estrelas estão muito afastadas do sistema solar e que, por isso, não é preciso levar em conta sua influência sobre os planetas de nosso sistema. Também assume que as estrelas estão muito distantes umas das outras, e que a sua atração gravitacional é mínima; por isso, elas não se aproximam umas das outras. No entanto, é difícil aceitar esse ponto. Afinal de contas, embora a força diminua com a distância, ela nunca se torna zero. Se houver um número infinito de estrelas, em um espaço infinito, a força total que elas exercem é zero ou não? Não poderia haver uma tendência significativa de todas as estrelas se aproximarem umas das outras, colidindo e aniquilando o universo? Essa questão de extrema importância, sobre a estabilidade gravitacional do universo, não foi discutida por Newton.

.
Página anterior
89
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA