Capítulo 12: Estudos e Dúvidas mais Recentes

O  UNIVERSO

TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO

.
        A fase inicial de expansão do “falso vácuo” deve durar, segundo a teoria, cerca de 10–35 segundos. Depois desse tempo, surgiriam radiação e partículas, transformando-se umas nas outras, a uma temperatura altíssima – correspondente a 1024 Kelvin. Durante a inflação do universo, a temperatura diminuiria a 1/30 do valor inicial, e continuaria a cair, de acordo com as mesmas equações aceitas pela antiga teoria do “Big Bang”. A partir de uma certa fase, a teoria do universo inflacionário se torna idêntica à do “Big Bang”. 

    12.4 DIFICULDADES DA TEORIA DO UNIVERSO INFLACIONÁRIO

        Além de tentar resolver a questão da aparente uniformidade do universo, a teoria do universo inflacionário levou a novos cálculos de vários fatores. Ela prevê um valor para a densidade média do universo, que é a chamada “densidade crítica”, de cerca de 4x10–30 g/cm . Ocorre, no entanto, que esse valor não concorda com as medidas existentes. Quando se estuda os movimentos de rotação das galáxias, pode-se calcular qual a força que está atraindo as estrelas para o centro de rotação e, assim, determinar a massa total da galáxia. Utilizando-se esses valores e levando em conta a distribuição conhecida de galáxias pelo espaço, obtém-se uma densidade média do universo que é dez vezes menor do que a densidade crítica prevista pela teoria. Se a teoria estiver correta, está faltando localizar 90% da massa da universo.

        Como a teoria do universo inflacionário é bastante respeitada, há uma busca dessa “massa que está faltando”. Já houve muitas sugestões de possíveis localizações dessa massa: em gases distribuídos pelo espaço, ou pequenas partículas sólidas, ou buracos negros, ou galáxias anãs que não vemos, etc. Mas nenhuma dessas sugestões foi confirmada.

        Por outro lado, há na antiga teoria do “Big Bang” (que, como vimos, é aproveitada na teoria do universo inflacionário), um cálculo que relaciona a densidade do universo com o processo de síntese de hélio a partir dos prótons e nêutrons iniciais. Esse cálculo, realizado em 1973 por Robert Wagoner, e que é considerado correto, indica que se a densidade do universo fosse igual à densidade crítica, a proporção entre hélio e hidrogênio seria muito diferente da observada. Os cálculos de Wagoner indicam que a densidade efetiva poderia ser no máximo 14% da densidade crítica, e no mínimo 1,4% dessa densidade. Esses valores são compatíveis com as medidas das massas das galáxias, mas incompatíveis com a previsão da teoria do universo inflacionário.

.
Página anterior
172
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA