Capítulo 5:O Período Medieval

CONTÁGIO

HISTÓRIA DA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

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São João afirma que os cometas não são criação natural, nem são astros encontrados no firmamento; por isso nem seu significado nem sua influência são naturais. Diz-nos ele que os cometas não são astros criados desde o princípio, mas sim criados para uma ocasião particular, depois se dissolvendo por ordem divina. Essa a opinião de S. João Damasceno. Deus, porém, através desses sinais, prenuncia a morte de reis e não de outros homens não só porque os reis são pessoas públicas, mas também porque da sua morte pode sobrevir a confusão em seus reinos. E os Anjos são mais diligentes na sua atenção para com os reis para o bem geral. Pois os reis nascem e morrem sob o cuidados dos Anjos. 
         Ao mesmo tempo que reconhecem a importância dos astros, os inquisidores afirmam que as pragas e enfermidades podem ser causadas pelos demônios:
Ninguém há de negar que certos flagelos e males que de fato e visivelmente se abatem sobre os homens, os animais e os frutos da terra - e que não raro decorrem da influência dos corpos celestes - podem ser muitas vezes causados pelos demônios, desde que Deus o permita.
         Pode nos parecer, hoje em dia, totalmente absurdo que se atribuissem as epidemias e doenças às bruxas; isso nos parece fruto da imaginação doentia da época. No entanto, os inquisidores reafirmam que esses poderes são reais:
Quisera Deus que tudo isso fosse irreal e meramente fantasioso para que livrássemos nossa Santa Madre Igreja da lepra dessas abominações. Infelizmente, o julgamento da Sé Apostólica, única Soberana e Mentora de toda a verdade, expresso na Bula de nosso Santo Padre, assegura-nos e nos torna cientes do florescimento entre nós de tais crimes e malefícios, e não havemos de nos abster de prosseguir com a inquisição para que não ponhamos em risco nossa própria salvação.
         Os inquisidores indicam que as bruxas são capazes de causar todo tipo de enfermidades, e que os próprios médicos jamais excluem a possibilidade de que alguma enfermidade seja produzida por feitiçaria:
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