Capítulo 2: Medicina Mágica e
Religiosa

CONTÁGIO

HISTÓRIA DA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

.
         Em vários pontos da Bíblia, fica claro que o deus hebraico não lança doenças apenas sobre os inimigos dos hebreus, mas também sobre eles próprios, se não obedecerem às suas ordens. O livro do Deuteronômio, por exemplo, tem esta ameaça:
Se não quiserdes escutar a voz do Senhor vosso Deus, e não vos guardardes e não praticardes todos os mandamentos e as cerimônias que eu vos prescrevi hoje, todas estas maldições cairão sobre vós e vos atingirão.
         Os castigos indicados são terríveis: pobreza, insucesso em tudo, traição, fome, e muitos tipos de doenças - peste, febre, úlceras, sarna, loucura, cegueira, "e um mal incurável da planta dos pés até a ponta da cabeça". Essa maldição não terminava com a morte: transmitia-se a todos os descendentes, pois o próprio sêmen levava a maldição.
 
       No pensamento bíblico, as idéias de pecado, impureza, sujeira, doença, castigo e morte estão todas intimamente interligadas. O livro da Bíblia em que se pode perceber melhor essas idéias é o Levítico.

       De modo semelhante a outras culturas antigas, o Levítico ensina que uma pessoa pode se tornar impura (pecadora, suja) de muitos modos diferentes. Os tipos que mais nos interessam, por terem relação com a doença, não têm relação com falhas morais e com pecados no sentido do cristianismo.

       Existem vários tipos de animais, por exemplo, que são considerados impuros. Enquanto que a vaca ou a ovelha são animais puros e que podem ser comidos pelos hebreus, o Levítico ensina que os quadrúpedes ruminantes que não tenham a pata dividida em duas (como o camelo) são impuros e não podem servir de alimento. Da mesma forma, as lebres, os porcos e vários outros animais são proibidos para os hebreus. Dos animais aquáticos, apenas são puros os que possuem nadadeiras e têm o corpo recoberto por escamas. Polvos ou baleias, que não obedecem a essas condições, seriam impuros. 
 

      Na tradição bíblica, a purificação era um importante meio para eliminar pecados e doenças.

         Os animais impuros não podem ser comidos e nem mesmo tocados, quando estão mortos. Se uma pessoa tocar um animal impuro morto, ela ficará impura: terá cometido uma falta religiosa, contra o deus hebraico, e terá ficado suja. A pessoa fica contaminada pela impureza do animal que tocou, e se alguém tocar essa pessoa, também ficará impuro.

.
Página anterior
22
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA