Capítulo 2: Medicina Mágica e
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HISTÓRIA DA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS |
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O melhor
modo de evitar doenças, evidentemente, é permanecer reconciliado
com o deus, além de utilizar amuletos ou talimãs, para afastar
os demônios ou encantamentos mágicos. Continham a figura do
demônio e a oração apropriada. Alguns eram carregados
pela pessoa, presos a um colar. Outros, eram mantidos em casa. Havia também
pedras e plantas que podiam afastar os maus espíritos.
Mesmo quando a causa da doença é natural e conhecida, o tratamento inclui orações. Quando, por exemplo, uma pessoa é picada por um escorpião, o sacerdote deve orar ao veneno e invocar a sua saída do corpo: Veneno, veneno, veneno, veneno do escorpião (...). Tu atinges com o teu dardo, tu atinges com a tua cauda.
Embora fosse tipicamente religiosa, a medicina da Mesopotâmia admitia causas naturais para várias doenças, porexemplo, se um homem tem dores no coração, se seu estômago está em fogo, se seu peito está como se estivesse rasgado, esse homem sofre do calor do dia. Pilar juntos o heléboro, tremoço, calêndula, crisântemo, resina de andropogom, maná, lolium e rícino. Ele beberá em jejum, na cerveja, e ficará curado. Há também muitos textos mesopotâmicos que descrevem sintomas e dão nomes às doenças mais comuns. Há cerca de 250 plantas das quais eram extraídos medicamentos, que em geral eram usados misturados com cerveja ou vinho de palmeira. Muitos desses medicamentos eram, certamente, eficazes. A idéia de uma medicina quase totalmente religiosa pode parecer absurda, a uma mente científica moderna. Mas deve-se notar que essa medicina não era irracional. Afinal de contas, o tratamento e a prevenção das doenças era totalmente coerente com a causa das mesmas. Há, portanto, um certo tipo de racionalidade na medicina religiosa. Irracional seria, pelo contrário, acreditar que as doenças eram produzidas por deuses e demônios e utilizar simples remédios naturais contra elas; ou acreditar que as doenças eram naturais e utilizar orações contra as mesmas. Nesses casos, o tratamento seria incoerente com a causa da doença e poderia ser considerado irracional. |
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CRONO LOGIA |