Capítulo 7: A Varíola e a Descoberta da Vacinação

CONTÁGIO

HISTÓRIA DA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

.
         O que estava acontecendo?

         Logo surgiu uma terrível suspeita: a própria variolação estava espalhando a doença. Antes desse processo ser introduzido, as pessoas estavam sujeitas apenas a se contagiar de pessoas doentes pelo processo natural. Mas agora, muitas pessoas adquiriam a varíola artificialmente, e as pessoas que não eram inoculadas podiam adquirir o contágio também delas. Ou seja: as fontes de contágio aumentaram. Embora a enfermidade artificial fosse mais fraca, talvez ela mantivesse todo o seu poder quando passasse pelos processos naturais para outras pessoas.

         Felizmente, no final do século XVIII, foi descoberto um modo mais seguro de prevenção da varíola: a vacinação. Essa descoberta é tão importante, que merece uma descrição detalhada.
 

    A DESCOBERTA DA VACINA

         Foi no final do século XVIII que o médico inglês Edward Jenner (1749-1823) realizou estudos que levaram à substituição da variolação pela vacinação.
 
         Em um artigo publicado em 1802 em um jornal médico, o próprio Jenner conta a sua descoberta. Ele trabalhava com pessoas do campo, e praticava a variolação. Sua atenção foi chamada para uma enfermidade parecida com a varíola, chamada em inglês "cow pox",  que acometia as vacas:
Minha investigação sobre a natureza da varíola das vacas começou mais de 25 anos atrás. Minha atenção para essa doença singular foi excitada observando que, entre aqueles que, no campo, eu era freqüentemente chamado a inocular [com a varíola], muitos resistiam a todos os esforços de lhes dar a varíola. Estes pacientes, descobri, tinham sofrido uma doença que chamavam de cow-pox, contraída ordenhando va-cas afetadas com uma erupção peculiar de suas tetas.

Gravura do médico inglês Edward Jenner.

Página anterior
132
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA