Valéria Silva Dias
Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências, defendida em fevereiro de 2004
Instituto de Física, USP
"Michael Faraday: subsídios para metodologia de trabalho experimental"

Resumo

    Esta pesquisa enfoca a metodologia das práticas experimentais realizadas nos laboratórios de Física do Ensino Superior, tendo o olhar subsidiado pela História da Ciência, através do trabalho experimental produzido por Michael Faraday. Como fonte de dados, tomamos os cadernos de laboratório de Faraday contendo relatos de suas investigações experimentais sobre eletromagnetismo, do período de 1820 a 1831, e acompanhamos os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do curso Física Experimental VI – Laboratório de Estrutura da Matéria e Física Moderna, oferecido a alunos de graduação da Universidade de São Paulo, no primeiro semestre do ano 2002. Através das duas fontes, a bibliografia primária de Faraday que foi preservada e o exercício etnográfico realizado no laboratório, coletamos dados que analisamos a partir da construção de três eixos: cuidado experimental, registro da atividade e relação professor/aluno. Para análise dos dados utilizamos alguns conceitos do referencial psicanalítico lacaniano, que nos ajudaram na compreensão do processo de constituição do sujeito, e o referencial da psicanálise do conhecimento bachelardiano; estes referenciais orientaram nosso entendimento do processo de construção do conhecimento científico, iluminados pela experiência de Faraday e a experiência vivida pelos alunos. Nossos resultados sugerem que a história do trabalho experimental de Michael Faraday e, particularmente, sua relação com seu mentor intelectual (Humphry Davy), podem fornecer elementos que permitem compreender alguns aspectos da relação estabelecida pelos alunos com os professores de laboratório. Além disso, com o conceito da Transposição Didática pudemos desvelar algumas das transformações que os saberes sofrem desde sua construção no âmbito da pesquisa científica até sua aplicação no laboratório didático. O que nos chamou atenção e que consideramos deva ser modificado na formação de professores e pesquisadores, foi a descaracterização da atividade experimental de uma relação que incorpora o espírito científico para uma prática reprodutivista e comprovatória.

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Abstract

    The mains focus of this research is the methodology of experimental practices as carried on in the university physics laboratory. The approach used here made use of History of Science, through the experimental work produced by Michael Faraday. The sources of data were Faraday’s laboratory notebooks, containing the report of his experimental inquiries on electromagnetism in the period between 1820 and 1831; and the works developed by students of Experimental Physics VI – Laboratory of Structure of Matter and Modern Physics, at the Universidade de São Paulo, during the first semester of 2002. From the two sources the primary bibliography of Faraday which was conserved, and the ethnographic exercise carried at the laboratory we collected information for analysis following three axes: experimental care, register of the activity and relationship between teacher and student. To analyze the data we used some concepts of the Lacanian psychoanalytic frame, that helped us to understand the process of constitution of subject, and the frame provided by the Bachelardian psychoanalysis of knowledge, that guided our understanding of the process of construction of the scientific knowledge, illuminated by Faraday’s experience and the experience lived by the students. Our results suggest that the history of the experimental work of Michael Faraday and, particularly, his relation with his intellectual mentor (Humphry Davy), can supply elements that allow us to understand some aspects of the relationship established between the students and the laboratory teachers. Moreover, through the concept of Didactic Transposition we could discover some transformations that knowledge suffers since its construction in the scope of scientific research until its application in the didactical physics laboratory. What called our attention (and we consider it must be changed in teacher education) was the disfigurement of the experimental activity, from a relation that incorporates the scientific spirit to a reproduction and confirmation practice.

Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências – UNICAMP