OS "RAIOS N" DE RENÉ BLONDLOT:

UMA ANOMALIA NA HISTÓRIA DA FÍSICA

Roberto de Andrade Martins

 

Scientiarum Historia et Theoria

Volume 3

Sobre o livro

Em 1903 o físico francês René Blondlot anunciou a descoberta de uma nova radiação invisível penetrante, que chamou de "raios N". Outros pesquisadores confirmaram a existência desses raios e publicaram artigos sobre o assunto. Vários cientistas, no entanto, obtiveram resultados negativos. No final de 1904 a maior parte da comunidade científica concluiu que a nova radiação não existia. Atualmente costuma-se considerar que Blondlot cometeu falhas graves e que os raios N eram uma ilusão.

Costuma-se descrever os resultados de Blondlot como mero efeito de erros experimentais e auto-sugestão. No entanto, esse cientista obteve resultados fotográficos que apoiavam fortemente a existência dos raios N. As pesquisas de Blondlot pareciam bastante cuidadosas. No entanto, alguns outros pesquisadores (como Jean Becquerel) publicaram trabalhos problemáticos sobre o assunto. Foi após uma campanha crítica promovida por Henri Piéron e pela Revue Scientifique que a comunidade se posicionou contra a existência dessa radiação, mas sem esclarecer todos os aspectos científicos desse estranho episódio da história da física.

Além de um estudo histórico sobre os "raios N", este livro contém uma tradução comentada de todos os trabalhos fundamentais e da correspondência de René Blondlot com Poincaré sobre o assunto.

Sobre o autor

O historiador da ciência Roberto de Andrade Martins graduou-se em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e posteriormente doutorou-se em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou estágios de pós-doutoramento sobre história da ciência em Oxford e Cambridge.

Roberto Martins é professor do Instituto de Física "Gleb Wataghin" da UNICAMP, colaborando também com cursos de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade de São Paulo. Dedica-se principalmente à pesquisa da história e filosofia da física, tendo publicado mais de 100 trabalhos sobre essas áreas, no Brasil e no exterior. Suas principais pesquisas são a respeito da história da física no século XIX e início do século XX. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) e da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC).

E-mail para contato: Rmartins@ifi.unicamp.br

Home-page do autor: Roberto de Andrade Martins

 

MARTINS, Roberto de Andrade. Os "raios N" de René Blondlot: uma anomalia na história da física. Rio de Janeiro: Booklink; São Paulo, FAPESP; Campinas, GHTC, 2007. (Scientiarum Historia et Theoria, vol. 3)

vi, 272 páginas

ISBN: 978-85-7729-034-5

Obra publicada pelo Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências (GHTC) da Unicamp, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), através da editora Booklink.

Este livro pode ser comprado através do "site" da Booklink: http://www.booklink.com.br/verlivro.htx?cod_livro=1374

ghtc@ifi.unicamp.br

Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências – UNICAMP

Coleção: Scientiarum Historia et Theoria