MICHAEL FARADAY
Michael Faraday

Michael Faraday        Quando se fala em ciência experimental, o nome de Faraday é sempre lembrado como de um dos maiores experimentadores da história da ciência. Mas quem foi este cientista e quais suas principais contribuições científicas? 

        Michael Faraday nasceu em 22 de setembro de 1791, em Newington Butts, Surrey, em Londres. Seus pais, James Faraday e Margaret Hastwell, já tinham dois filhos, Elizabeth e Robert e enfrentavam dificuldades financeiras para proporcionar boa formação educacional para os filhos. Quando Faraday estava com cinco anos a família se mudou para Londres e o salário de James, que trabalhava como ferreiro, mal dava para sustentar a todos. A situação financeira da família se agravou quando James faleceu em 1809, vítima de uma doença, provocando também uma precoce inserção de Faraday no mundo do trabalho.

        Aos 13 anos, Faraday havia aprendido somente o necessário para ler, escrever e um pouco de matemática, mas  já trabalhava ajudando no transporte do material e nas encadernações em uma livraria, de propriedade de um francês chamado G. Riebau. Esse trabalho lhe proporcionou um amplo contato com livros e despertou sua curiosidade e interesse pelas ciências. Ele lia todos os livros que lhe permitiam e tal dedicação chamou a atenção até mesmo de clientes da livraria.

 
O  INÍCIO  NA CARREIRA CIENTÍFICA
O  CONTATO  COM  O ELETRO-
MAGNETISMO
MAIS EXPE-
RIÊNCIAS...
O  PRIMEIRO GERADOR
O  FIM  DA CARREIRA
BIBLIO-
GRAFIA  E  LINKS

                 Autoria: Valéria da Silva Dias


BIOGRAFIAS
Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências - GHTC
Universide de São Paulo, USP