![]() |
Grupo de História e Teoria da Ciência |
F067 A – Tópicos em História
da Física (2)
1° semestre de 2009
Carga horária: 4 horas semanais
(60 horas)
Prof. Roberto de Andrade Martins
EMENTA:
Esta disciplina estuda algumas das principais etapas da história da física do século XVIII ao final do século XIXPROGRAMA:
1. Visão geral: a física do século XVIII ao século XIX
2. Da mecânica de Newton à mecânica analítica
3. O desenvolvimento da termodinâmica
4. A óptica de Newton e Huygens até o século XIX
5. O eletromagnetismo no século XIXAVALIAÇÃO:
A avaliação da disciplina será baseada em três provas. As três notas terão o mesmo peso. O aproveitamento semestral A será calculado por: A = (P1 + P2 + P3)/3
O aluno que obtiver A > 7,0 será aprovado, dispensado do exame, e terá nota final Nf = A
Se A < 7,0, o aluno deverá se submeter ao exame final e a nota final será Nf = (A + E) / 2
O aluno que obtiver Nf > 5,0 será aprovado, e se obtiver Nf < 5,0 será reprovado no curso.PROVAS: 7/abril, 14/maio e 18/junho; EXAME: 09/julho
Para copiar as apresentações, clique com o botão DIREITO do mouse nos links correspondentes e escolha a opção de salvar o arquivo no seu computador. Se você clicar com o botão esquerdo do mouse, pode demorar um tempo enorme até a apresentação aparecer porque o navegador vai tentar abrir diretamente o arquivo, através da Internet.
PRIMEIRO BLOCO1. Visão geral: a física do século XVIII ao século XX
Introdução
Newton e a maçã: lendas e história
Newton-maca-RAM-comp.ppt
em formato PDF, seis slides por página, para imprimir
Newton-maca.pdf
..
histfis-e1.ppt
histfis-e2.ppt
em formato PDF, seis slides por página, para imprimir
histfis-e1.pdf
histfis-e2.pdf
SEGUNDO BLOCO
2. Da mecânica de Newton à mecânica analítica
histfis-f1.ppt
histfis-f2.ppt
histfis-f3.ppt
histfis-f4.ppt
histfis-f5.ppt
em formato PDF, seis slides por página, para imprimir
histfis-f1.pdf
histfis-f2.pdf
histfis-f3.pdf
histfis-f4.pdf
histfis-f5.pdfMúsicas de Frederick II: Frederick-1.mp3, Frederick-2.mp3, Frederick-3.mp3, Frederick-4.mp3, Frederick-5.mp3, Frederick-6.mp3, Frederick-7.mp3, Frederick-8.mp3
MARTINS, Roberto de Andrade. Huygens e a gravitação newtoniana. Cadernos de História e Filosofia da Ciência [série 2] 1 (2): 151-84, 1989...
SILVA, Ana Paula Bispo da; MARTINS, Roberto de Andrade. Maupertuis e o princípio mecânico de ação mínima: uma análise crítica. Revista Brasileira de Ensino de Física29 (4): 625-633, 2007.
MOREIRA, Ildeu de Castro. Maupertuis (1698-1759) e o princípio da mínima ação. Revista Brasileira de Ensino de Física 21 (1): 172-186, 1999. Arquivo em PDF disponível aqui.
TERCEIRO BLOCO
3. O desenvolvimento da termodinâmica
histfis-g1.ppt
histfis-g2.ppt
em formato PDF, seis slides por página, para imprimir
histfis-g1.pdf
histfis-g2.pdf
MARTINS, Roberto de Andrade. Mayer e a conservação da energia. Cadernos de História e Filosofia da Ciência (6): 63-95, 1984. Artigo a respeito da escala Fahrenheit: Fahrenheit-scale-Isis-1921.pdf
Texto original do trabalho de Rumford: Rumford-1798.pdf
Textos de Mayer, Joule e Carnot, em inglês: Mayer-Joule-Carnot-Isis-1929.pdf
Modern History Sourcebook: Hermann Ludwig Ferdinand von Helmholtz: "On The Conservation Of Force", 1863. Translation: Edmund Atkinson. Texto completo em inglês: www.fordham.edu/halsall/mod/1862helmholtz-conservation.html
Há um "site" de história da química que tem muitos textos curtos originais em inglês:
http://web.lemoyne.edu/~GIUNTA/papers2.html
Ver, especialmente:
Textos curtos de Joseph Black sobre calorimetria: http://web.lemoyne.edu/~GIUNTA/blackheat.html
Experimento do gelo, de Humphry Davy: http://web.lemoyne.edu/~GIUNTA/davyice.html
QUARTO BLOCO
4. A óptica de Newton e Huygens até o século XIX
histfis-h1.ppt
histfis-h2.ppt
histfis-h3.ppt
histfis-h4.ppt
histfis-h5.ppt
histfis-h6.ppt
em formato PDF, seis slides por página, para imprimir
histfis-h1.pdf
histfis-h2.pdf
histfis-h3.pdf
histfis-h4.pdf
histfis-h5.pdf
histfis-h6.pdf.
SILVA, Cibelle Celestino & MARTINS, Roberto de Andrade. A "Nova teoria sobre luz e cores" de Isaac Newton: uma tradução comentada. Revista Brasileira de Ensino de Física 18 (4): 313-27, 1996.Há uma tradução completa da obra de Newton sobre óptica, feita pelo prof. André Assis, disponível na biblioteca.
Há uma tradução completa do livro de Huygens sobre óptica:
HUYGENS, Christiaan. Tratado sobre a luz. Trad. Roberto de A. Martins. Publicado em: Cadernos de História e Filosofia da Ciência (suplemento 4): 1-99, 1986
QUINTO BLOCO
5. O eletricidade, magnetismo e eletromagnetismo, do século XVII ao século XIX
histfis-i1.ppt
histfis-i2.ppt
histfis-i3.ppt
histfis-i4.ppt
histfis-i5.ppt
histfis-i6.ppt
histfis-i7.ppt
histfis-i8.ppt
histfis-i9.ppt
em formato PDF, seis slides por página, para imprimir
histfis-i1.pdf
histfis-i2.pdf
histfis-i3.pdf
histfis-i4.pdf
histfis-i5.pdf
histfis-i6.pdf
histfis-i7.pdf
histfis-i8.pdf
histfis-i9.pdf.
.
MARTINS, Roberto de Andrade. Alessandro Volta e a invenção da pilha: dificuldades no estabelecimento da identidade entre o galvanismo e a eletricidade. Acta Scientiarum21 (4): 823-35, 1999. .
MARTINS, Roberto de Andrade. Ørsted e a descoberta do eletromagnetismo. Cadernos de História e Filosofia da Ciência (10): 89-114, 1986.. .
MARTINS, Roberto de Andrade. Contribuição do conhecimento histórico ao ensino do eletromagnetismo. Caderno Catarinense de Ensino de Física 5: 49-57, 1988..
DIAS, Valéria Silva & MARTINS, Roberto de Andrade. Michael Faraday: o caminho da livraria à descoberta da indução eletromagnética. Ciência & Educação10 (3): 517-530, 2004.-- Há duas dissertações de Mestrado que possuem partes úteis para o estudo desta parte da disciplina:
QUESTÕES PARA ESTUDO DA MATÉRIA PARA A PRIMEIRA PROVA
Os arquivos Power Point que estão sendo colocados à disposição dos interessados são geralmente grandes (alguns MB), por causa de conterem muitas figuras. Por isso (dependendo da sua conexão) pode haver uma certa demora em copiá-los para o seu computador. Para copiar de fora da Unicamp, é preferível fazer o "download" de manhã, bem cedo, quando a Internet está menos congestionada.
Para abrir esses arquivos você precisa do programa "Power Point", ou algum outro equivalente.
Se você não tem o programa "PowerPoint" da Microsoft, pode fazer o download gratuito do "PowerPoint Viewer", clicando AQUI (2.7 Mb) ou, se a conexão com a Microsoft estiver lenta, clicando AQUI.
Os arquivos PDF que estão sendo colocados à disposição dos interessados são geralmente grandes (vários ou muitos MB), e por isso (dependendo da sua conexão) pode haver uma certa demora em copiá-los para o seu computador. Para copiar de fora da Unicamp, é preferível fazer o "download" de manhã, bem cedo, quando a Internet está menos congestionada.
O motivo pelo qual os arquivos são tão grandes é que eles estão em formato imagem. Os trabalhos foram digitalizados ("escaneados") página por página e depois transformados em um arquivo único. Não se trata de um arquivo de texto, como os do Word for Windows. Trata-se do equivalente a uma fotocópia do artigo, exatamente com a mesma forma com
que ele foi publicado.
Para poder ler ou imprimir esse arquivo você precisa ter no seu computador o programa Adobe Acrobat Reader que é gratuito e que pode ser copiado CLICANDO AQUI.
![]() |
"Site" do Grupo de História e Teoria da Ciência
|