HISTÓRIA DA CIÊNCIA

Bolsa de iniciação científica CNPq

INÍCIO IMEDIATO

 

Prof. Roberto de Andrade Martins

Grupo de História e Teoria da Ciência

http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/

Instituto de Física, Unicamp

 

Informações gerais

Temos disponível uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq (quota de Pesquisador), para início imediato. A duração da bolsa é de até 3 anos. O valor mensal da bolsa é de R$300,00.

O candidato pode ser de qualquer área. É desejável algum conhecimento de história da ciência e domínio de idiomas (como inglês, francês, espanhol).

 

Temas

A presente bolsa se destina ao desenvolvimento de um estudo associado às pesquisas atuais do orientador (prof. Roberto Martins). Os possíveis temas são:

¨     Astronomia, cosmologia e astrologia em Portugal e Espanha, no século XVI – Estudo de “Reportórios” e de “Tratados da esfera”. Os “Reportórios” eram um certo tipo de obra típico da Península Ibéria que trazia informações de diversos tipos, incluindo astronomia, astrologia, meteorologia, medicina, etc. Os “Tratados da esfera”, baseados na obra medieval de Johannes de Sacrobosco, eram textos astronômicos. O bolsista precisará estudar tanto obras primárias (publicadas no século XVI) quanto literatura secundária (estudos históricos sobre o tema). Precisará conhecer (ou adquirir conhecimento sobre) astronomia geocêntrica e temas correlatos. É necessário conhecimento de espanhol.

¨     A controvérsia envolvendo Voltaire, König, Maupertuis e o rei Frederick II. Em meados do século XVIII Maupertuis propôs o “princípio da ação mínima” como uma base geral para toda a física e também como uma prova da existência de Deus. Esse trabalho foi criticado por d’Alembert, d’Arcy, König e outros. Maupertuis se voltou especialmente contra König, que tinha sido seu amigo. Seguiu-se uma disputa em que Maupertuis, apoiado por Euler, fez com que a Academia de Ciências de Berlim julgasse König um falsificador de documentos. Voltaire apoiou König e publicou panfletos anônimos contra Maupertuis (“A diatribe do doutor Akakia, médico do papa”). A presente pesquisa estuda tanto os aspectos científicos da controvérsia quanto os aspectos extra-científicos (sociológicos, psicológicos, “humanos”). O bolsista precisará estudar tanto obras primárias (publicadas no século XVIII, quase todas em francês) quanto literatura secundária (estudos históricos sobre o tema). Deverá ter domínio de leitura do francês e, preferivelmente, também do inglês.

 

Requisitos

Além dos requisitos indicados acima, os candidatos à bolsa devem ter bom histórico escolar e estar cursando o segundo ou terceiro ano da graduação (qualquer curso, em princípio). Caso sejam contemplados com a bolsa, deverão se dedicar no mínimo 12 horas semanais à pesquisa, durante o dia (manhã ou tarde). Não podem ter outro tipo de bolsa ao mesmo tempo.

Os interessados devem enviar um e-mail para o professor Roberto Martins (Rmartins@ifi.unicamp.br) anexando seu histórico escolar (pode pegar na Internet) e respondendo às seguintes questões:

 

1) Qual o seu conhecimento sobre história da ciência?

 

2) Por qual motivo gostaria de obter essa bolsa?

 

3) Qual dos temas indicados o atraiu? Por qual motivo?

 

4) Qual o seu domínio de idiomas estrangeiros (espanhol, francês, inglês e outros)?

 

5) Fale um pouco sobre você – sobre o curso que está fazendo, seus outros interesses, seus planos para o futuro.