Relatório do Comitê Assessor Extraordinário  de História

Reunião de 30 de junho a 04 de julho de 2003.

 

Membros:       Prof. João José Reis  (UFBA)

                        Profª Margarida de Souza Neves (PUC-Rio)

                        Profa. Raquel Glezer (USP)

 

Inicialmente, lembramos que este é um Comitê extraordinário, formado com membros de comitês anteriores, uma vez que o novo Comitê permanente, formado por indicação da comunidade, só será nomeado pelo Conselho Deliberativo do CNPq em agosto próximo. Convidados pelo CNPq, os três professores aceitaram o convite para evitar que os pesquisadores da área fossem prejudicados pelo não julgamento de auxílios e bolsas solicitados no primeiro semestre de 2003.

 

 

1. REUNIÃO COM O PROFESSOR JOSÉ ROBERTO LEITE.

Em 30 de junho de 2003 foi realizada uma reunião com o Prof. Dr. José Roberto Leite, Diretor de Programas Horizontais e Instrumentais do CNPq; com a presença, também, de Cristina Maria Menezes dos Reis, Coordenadora Geral do Programa de Pesquisa em Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas; Maria Aparecida P. Silva Oliveira, Coordenadora de Ciência Humanas e  Ciências Sociais Aplicadas e  Paulo Roberto Soares de Deus, técnico da área do Comitê de História, Filosofia e Teologia. Nessa reunião foi discutido o OF.CIRC. PR. Nº  0253/ 03, de 23 de junho de 2003 e comunicadas algumas notícias do interesse da comunidade como um todo:

·        a bolsa prêmio passa a contemplar todos os pesquisadores nível 1;

·        passa a existir a possibilidade de rebaixamento de nível do pesquisador, o bolsista poderá ter uma única recomendação de decesso, uma segunda implicando na exclusão do bolsista do sistema;

·        a duração dos projetos passa a ser de três anos para todas as bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ e AI);

·        o CNPq liberou para o CAHF (que reúne as áreas de História, Filosofia e Teologia) 16 novas bolsas PQ;

·        o CNPq autorizou aos Comitês da demanda 05/03 a transformação de 04 quotas de bolsas IC em uma bolsa PQ:

·        o CNPq está considerando a hipótese de extinção dos auxílios integrados (AI), uma vez que  este tipo de apoio perdeu as verbas de fomento, que podem ser solicitadas pelos pesquisadores através do Edital Universal;

·        o Comitê encaminhou a renovação de projetos de bolsas integradas (PQ, AT, IC) e solicita à comunidade que se manifeste sobre a possibilidade de extinção desta modalidade de bolsa;

·        até a decisão sobre os auxílios integrados, as bolsas de IC e AT vinculadas a projetos aprovados neste CA foram concedidas por um ano.

 

 

 

2. ANÁLISE DAS SOLICITAÇÕES:

Foram analisados processos referentes às seguintes modalidades:

·        renovação de bolsas vinculadas a Auxílios Integrados;

·        renovação de Bolsas de Produtividade em Pesquisa;

·        novos projetos de Auxílios Integrados;

·        novas Bolsas de Produtividade em Pesquisa;

·        reconsideração de projetos aprovados no mérito e não implementados por insuficiência de quotas;

·        reconsideração de projetos não aprovados e reformulados por sugestão do CA anterior;

·        reclassificação de pesquisadores;

·        fluxo contínuo:

o       PDE (pós-doutorado no exterior);

o       DCR (Desenvolvimento Científico Regional)

o       PD (pós-doutorado no país)

o       RD (recém doutor);

o       Realização de eventos;

·        projetos especiais.

.

Tendo em vista a atribuição de 16 novas bolsas para o CAHF, e o fato de  o comitê de Filosofia e Teologia não estar presente, o comitê de História telefonou para o professor Raul Landim, atual presidente do CAHF, e propôs que fossem atribuídas 05 novas quotas para Filosofia e 11 para História, tendo em vista a proporção nas duas áreas da demanda (156 em História e 101 em Filosofia) e da disponibilidade de bolsas (15 em Filosofia e 35 em História).  O professor Landim argumentou sobre a dificuldade de tomar uma decisão por telefone, sem ouvir os demais membros do seu comitê, e propôs que fossem atribuídas 10 novas quotas para História e 05 para a Filosofia, ficando uma bolsa nova para decisão por ocasião da reunião do Comitê de Filosofia, quando o Comitê de História seria por ele consultado.   Caso a decisão seja que a bolsa nova ainda não atribuída fique efetivamente para a sub-área de História, será contemplado o projeto que encabeça a lista daqueles aprovados no mérito mas não implementados por falta de bolsas.

 

O CA analisou os pedidos na  seguinte ordem:

1.                             renovações de Auxílios Integrados e de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (AI e PQ – RN);

2.                             novos Auxílios Integrados e Bolsas de Produtividade em Pesquisa (AI e PQ – NV);

3.                             reconsideração de pedidos aprovados no mérito no Comitê anterior e não implementados (NI);

4.                             reconsideração de análise de projetos não aprovados pelo Comitê anterior,  reformulados e reapresentados;

5.                             reclassificação de pesquisadores;

6.                             fluxo contínuo;

7.                             projetos especiais.

 

As etapas de análise dos processos foram:

 

2.1  Solicitações de AI e PQ:

Os elementos considerados para análise dos AI e PQ foram:

 

Os critérios de desempate entre projetos igualmente qualificados foram:

 

2.1.1. Análise da Demanda de Auxílios Integrados (AI):

 

Quanto aos Auxílios Integrados :

Os membros deste CA consideram importante a manutenção desta modalidade de auxílio, que facilita a formação de equipes de pesquisa intra e inter institucionais, é muito utilizada pelos pesquisadores da área  e vem se mostrando benéfica para seu desenvolvimento.  Manifesta-se portanto contra a extinção das bolsas de AI, lembrando que temos grande demanda qualificada dessa modalidade de auxílio devido a que as bolsas de PIBIC estão longe de cobrir as necessidades da área e as de AT são utilíssimas e somente disponíveis via projetos de AI.  Além disso, os projetos de AI têm mostrado excelentes resultados, tanto no que se refere à produção acadêmica neles originada, quanto por promover o ingresso nos programas de PG de alunos melhor preparados, porque treinados em equipes coesas de pesquisa, com participação em jornadas de PIBIC, em alguns casos com publicações, participação em eventos da área, monografias de final de curso de excelente qualidade, no caso dos bolsistas ICs. Já os bolsistas ATs respondem a necessidades de natureza técnica (construção e alimentação de bancos de dados, tratamento de documentação,  construção e alimentação de websites, editoração etc) fundamentais para a produção e divulgação em maior escala do conhecimento.

 

O Comitê decidiu atribuir aos vários AIs apresentados:

 

O Comitê analisou uma demanda de 18 processos de AI, conforme o seguinte quadro:

 

 

Auxílio Integrado (AI)

Processos analisados

Bolsas Pq (demanda)

Bolsas Pq (FV)

Bolsas IC (demanda)

Bolsas IC (FV)

Bolsas AT (demanda)

Bolsas AT (FV)

18

28

19

44

15

19

6

 

FV = favorável

 

Observações:

 

2.1.2. Análise das demandas de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ):

O Comitê analisou uma demanda de 62 processos de Pq, conforme o seguinte quadro:

 

 

Demanda

FV em P1

FV em P2

Encaminhados a outros comitês

62

29

04

08

 

 

 

Alguns pedidos de renovação não foram atendidos, após análise cuidadosa pelo CA dos processos, constatando a existência de relatórios e/ou projetos insatisfatórios, pouco detalhados e inconsistentes.

 

As solicitações encaminhadas a outros Comitês dizem respeito a projetos nos quais o  perfil dos pesquisadores e o conteúdo do projeto não se enquadram na área de História, ainda que tenham sido a ela encaminhadas pelos proponentes.  A maioria desses projetos que se apresentam como História da Ciência, ainda que  haja casos de projetos considerados de Ciência Política e de Linguística.

 

 

Os sucessivos Comitês de História vêem encontrando,  reiteradamente, problemas em lidar com projetos em História da Ciência, área que tem se mostrado produtiva e importante para o cenário científico brasileiro, mas que, no entender desse Comitê, agrega nitidamente dois grupos de pesquisadores: 

 

Esse comitê considera, naturalmente, que ambos os grupos têm ”cidadania” no campo científico, mas, como todos os comitês anteriores, enfrenta a dificuldade em  analisá-los e reconhecê-los como pertinentes à área de História.  Novamente diante desse problema, que se perpetua nas agências de fomento, o comitê atuou, no caso de projetos apresentados como de História da Ciência, com os seguintes critérios:

 

 

 

2.2. Análise de pedidos de reclassificação de pesquisadores:

O Comitê analisou 07 pedidos de reclassificação de pesquisadores, conforme o seguinte quadro:

 

Solicitações de reclassificação de pesquisadores

solicitações

Deferidas

indeferidas

Encaminhadas para outros comitês

07

03

02

02

 

 

Os critérios utilizados foram:

 

Cabe ainda assinalar que não se apresentou ao Comitê nenhum caso em que fosse recomendável o rebaixamento de nível de pesquisadores bolsistas, possibilidade para a qual chamamos a atenção dos pesquisadores no sistema.

 

 

2.3   Análise das solicitações de fluxo contínuo:

2.3.1        Pós-doutorado no exterior (PDE)

Critérios utilizados:

·        análise do mérito do projeto de pesquisa e plano de estudo

·        análise da pertinência da instituição de destino em relação ao projeto apresentado

Demanda:                                            02 solicitações

FV (parecer favorável):                       01 solicitação

 

 

2.3.2        Desenvolvimento Científico Regional (DCR)

Critérios utilizados:

·        análise do mérito do projeto de pesquisa e do plano de trabalho

·        análise do perfil acadêmico do candidato

·        análise da pertinência da instituição de destino em relação ao projeto apresentado, ao perfil do candidato e ao possível impacto do projeto como fator de desenvolvimento científico regional

Demanda:                                            03 solicitações

FV (parecer favorável)            00 solicitações

 

 

2.3.3        Pós-doutorado no país

Critérios utilizados:

·        análise do mérito do projeto e do plano de trabalho

·        análise do Curriculum Vitae do candidato

·        análise da pertinência da IES de destino e do professor orientador, tendo como referência o projeto apresentado.

Demanda:                                            03 solicitações

FV (parecer favorável)            00 solicitações

 

 

2.3.4        Recém-doutor

Critérios utilizados:

·        análise do mérito do projeto e do plano de trabalho

·        análise do Curriculum Vitae do candidato

·        análise da pertinência da IES de destino, tendo como referência o projeto apresentado e o perfil do candidato.

Demanda:                                            02 solicitações

FV (parecer favorável)            01 solicitação

 

 

2.3.5        Realização de eventos

Critérios utilizados:

·        qualidade acadêmica da proposta;

·        impacto previsto na área de História e na região onde se realiza o evento;

·        abrangência do evento;

·        eventos com regularidade de realização no passado;

·        curricula dos conferencistas;

·        curricula dos proponentes e histórico da instituição proponente;

·        prioridade para as dotações referentes a passagens que viabilizem a presença de pesquisadores qualificados, considerando a limitação de verbas para essa modalidade de apoio.

Demanda                                                                    15 eventos

FV (parecer favorável)                                    14 eventos

Total global solicitado em R$                           R$ 654.956,72

Total global recomendado em R$                                R$ 258.500,00

Observação: conforme os critérios acima, as 14 solicitações recomendadas foram classificadas por ordem de prioridade. A definição da atribuição final dos valores não cabe ao Comitê, mas à Diretoria Executiva do CNPq.

 

 

 

 

2.4   Projetos Especiais

Projetos especiais são aqueles que por sua abrangência e duração não se enquadram nas categorias previstas nos editais do CNPq, tais como o Projeto Resgate ou projetos de acordos internacionais.

Critérios utilizados:

·        qualidade acadêmica da proposta;

·        impacto previsto para a área de História e instituições envolvidas;

·        abrangência do projeto;

·        eventos com regularidade de realização;

·        curricula dos conferencistas;

·        curricula dos proponentes e histórico da instituição proponente.

Demanda:                                            02 solicitações

FV (parecer favorável)            01 solicitação

Solicitação de reformulação:    01 solicitação

 

 

3. Solicitações à  comunidade:

Os membros do Comitê  extraordinário que analisou as demandas em junho/julho de 2003 solicitam à comunidade acadêmica de História:

 

 

  1. Encaminhamentos ao CNPq:

Ao encerrar seus trabalhos, o Comitê:

 

 

 

Brasília,  04 de Julho de 2003.

 

Prof. João José Reis                                                   Profa Margarida de Souza Neves

 

Profa Raquel Glezer