Nome:
     Antonio Vieira [Padre]
Nascimento: .
     Lisboa, 1608
Morte: .
     Bahia, 1697
Atividades principais: .
     Pregador - Orador Sacro / Professor de Retórica e Teologia / Diplomata / Político / Reformador Social / Apóstolo e protetor dos Índios / Administrador / Literato
Outras informações biográficas: .
     Filho de Christovão Vieyra Ravasco e D. Maria de Azevedo. Abraçou o Instituto de Santo Ignacio de Loiola antes do ano de 1623, viveu alguns anos no Brasil e em serviço do governo. Foi nomeado pregador régio por D. Jõao IV, seu amigo, ocupou-o diversas embaixadas a França, Inglaterra, Holanda, e Roma. Sendo suspeito à Inquisição foi por ela processado, defendendo-se com coragem saiu livre.
Obras publicadas: .
     Observação: No caso de obras com várias edições, estão indicadas abaixo apenas as principais obras, sem indicar todas as edições e/ou traduções. A partir destas, é possível localizar as demais publicações.
 
Título da obra:
Cidade:
Editora ou gráfica:
Ano:
Detalhes:
Copia de huma carta para ElRey Nosso Senhor sobre as Missoens do Seará, do Maranham, do Pará [et]do grande rio das Almasónas ƒendo o P. Vieira Superior dos Religioƒos da Companhia naquella Conquiƒta no anno de 1660 Lisboa.Offic. de Henrique Valente de Oliueira.1660.
Informação dada por ordem do Conselho Ultramarino sobre as cousas do Maranhão ao mesmo Conselho Lisboa..1678.
Sermoens, e varios Discursos do Padre Antonio Vieyra da Companhia de Jesu, Prègador de Sua Magestade Lisboa.Valentim da Costa Deslandes.1710.
Cartas do P. Antonio Vieyra da Companhia de Jesu Lisboa Occidental.Officina da Congregação do Oratorio / Regia Officina Silvyana e da Academia Real.1735-1746.
Vozes saudosas, da eloquencia, do espirito, do zelo; e eminente sabedoria Lisboa.Miguel Rodrigues.1736-1748.
Conclusiones ex universa philosophia excerptas Ulyssipone.Typis Francisci a Sylva.1742.
Rhetorica sagrada ou arte de pregar novamente descoberta entre outros fragmentos literarios do grande P. Antonio Vieira Lisboa.Officina de Luiz Jozé Correa de Lemos.1745.
Discurso demonstrativo em forma de carta, e sua resposta, sobre os estillos do S. Officio, nas cauzas dos christamos novos, em que sevem descritas as verdades mais sollidas, as consequencias mais bem tiradas... Veneza.Officina de J. Moretin.1750.
Relação exactissima, instructiva, curioza, verdadeira, e noticioza, do procedimento das inquiziçõis de Portugal, prexentada a o papa Ignocencio XI, tirada pella experiência do que passou na de Coimbra em tres annos que nella esteve preso Veneza.Officina de J. Moretin.1750.
A new Portuguese grammar in four parts.. London.F. Wingrave.1801.
Dissertatio medida inauguralis de elephantiasi Edinburgi.A. Neill et socii.1811.
Cartas do Padre Antonio Vieira Lisboa.Typographia da Revista Universal.1854-1855.
Obras Varias do Padre Antonio Vieira Lisboa.Typographia da Revista Universal.1856-1857.
Obras Ineditas do Padre Antonio Vieira Lisboa.Typographia da Revista Universal.1856-1857.
Cartas selectas, precedidas d'um epitome da sua vida, e seguidas d'um indice analytico dos assumptos e materiais; Pariz.J.-P. Aillaud, Monlon.1856.
Obras completas Porto.Livraria Chardron, Editora.1907.
Obras escolhidas Lisboa.Sa da Costa.1951-1954.
Cartas do Padre Antonio Vieira Lisboa.Imprensa Nacional.1970-1971.

.
.
LUSODAT
.
Bases de dados sobre história da ciência, da medicina e da
técnica em Portugal e Brasil, do Renascimento até 1900
.
Grupo de História e Teoria da Ciência