Nome:
     Pedro Julião
Variantes do nome, pseudônimos, títulos: .
     Petrus Alfonsus Hispanus / Pedro Hispano / João XXI [Papa]/ Magister Petrus Physicus / Dom Pedro Juliano / Venerável Mestre Padro Juliano / Pedro Peres / Petrus Joannis / João Pedro / Petrus Lusitanus / Pietro Spagnuollo / João Hispano / Pedro (Papa João XXI)JuliÃo / Petrus Hispanus / Petrus Von Lissabon / Joannes Petrus Julianis / Petrus Julianes Patria Lusitanus / Petrus Phisicus / Pierre D Espagne / Pierre De Portugal / Papa João Xix Xx E Xxii /
Nascimento: .
     Freguesia de S. Julião - Lisboa, Entre 1215 e 1220
Morte: .
     Poucos dias passados dos oito meses do seu pontificado, estando deitado no palácio de Viterbo em reconstrução, morreu pelo desabamento da Loggia., Morreu a 17 de Maio de 1277 e foi sepultado no dia 20 do mesmo mês.
Atividades principais: .
     Conseguiu o Magisterium pela Universidade de Paris, que lhe permitia exercer o ensino. Ali foi médico, mestre em Artes e professor de Filosofia. / Foi à corte de Frederico II, na Sicília, para se instruir em medicina e ali recebeu as lições de mestre Teodoro, que era conselheiro e arquiatro daquele monarca. / Em sua obra Parva Logicalia, fez ressurgir em alto conceito o aristotelismo, tanto na sua versão latina, como árabe, foi o famoso propugnador do ideal do sábio universal, e ensinou a discutir segundo as probabilidades, no que foi inovador feliz.
Outras informações biográficas: .
     Para celebrar a sua vasta erudição, o cognome de Clericus Universalis (Claude Henry, Histoire Ecclésiastique, t.XVII, p.222). Pode afirmar-se que nunca entro pra uma ordem monástica, sendo sempre designado por Magister e nunca por Frater, como foi sempre conhecido o seu homônimo. Foi elevado ao cardinalato por ocasião do concílio de 5 de Junho de 1273, sendo consagrado bispo de Tusculum ou Frascati no concílio de Lião, do ano seguinte. O conclave de apenas dez cardeais que se reuniu em Viterbo, por efeito da revolta do povo contra a demora em designar o chefe da Igreja e que ali os encerrou à força, elegeu Pedro Juliãopor unanimidade a 13 de Setembro de 1276, sendo coroado na catedral de S. Lourenço a 20 do mesmo mês e ano e tomando o nome de João XXI, o que foi mais tarde contestado pelos que afirmaram que esta numeração só poderia justificar-se, contando na série dos seus predecessores um anti-papa (por isso fr. Frutuoso de S. Boaventura e outros o designam por João XX). As críticas depreciativas de sua obra explicam-se pelo esquecimento da época em que aquela obra foi produzida e que ela representava realmente o resumo dos mais celebrados tratados de Medicina e Terapêutica, quando não era raro encontrar no alto clero quem praticasse a Magia e a Necromancia, e pela ignorância de que parte das passagens mais estranhas que contém, como as que representam superstições ou reflexos da Magia e Astrologia Judiciária, foram interpoladas no original e não podem ser assacadas ao seu autor. Por isso puderam ser coordenadas pela Igreja e expurgadas das edições mais modernas e de algumas traduções.
Obras publicadas: .
     Observação: No caso de obras com várias edições, estão indicadas abaixo apenas as principais obras, sem indicar todas as edições e/ou traduções. A partir destas, é possível localizar as demais publicações.
 
Título da obra:
Cidade:
Editora ou gráfica:
Ano:
Detalhes:
Expositio Versoris prestãtissimi [prestantissimi]doctoris parisiensis super sûmulis [summulis]magistri Petri Hispany Mantue.Paulo de Puczpach.1473.
Summa Esperimentorum, sive thesaurus pauperum [Antuérpia].Iohannem de Vuestfalia / Theodorico Marti.1474.
Summa experimentorum siue Thesaurus pauperum Magistri Petri Yspani Antwerp.Theodoricum Martini.1476.
Thesaurus pauperum Venecia.F. Bonaccorsi.1485.
Logica memorativa Chartiludium logice sive totius dialectice memoria: [et]nonius Petri Hyspani textus emendus: cum iucundo pictasmatis exercitio/ Thome Murner Argetini Argentine.J. Gruninger.1509.
De diœtis universalibus. De diœtis particularibus. De vrinis Lugduni.Bartolomeu Trot.1515.
Libro de medicina llamado Tesoro de pobres: con un regimiento de sanidad Sevilla.Juan Cromberger.1535.
Thesaurus pauperum. Ein fürtreflich und volkomne Hauszapoteck gmeyner gebreuchlicher Artzeney zu ieden Leibs gebrechenn Frankfort.C. Egenolf.1539.
Summulae logicales cum Versorii Parisiensis clarissima expositione Venetiis.Franciscum Sansovinum.1572.
Libro de medicina llamado tesoro de pobres ... Con un regimiento de sanidad Barcelona.P. Escuder.1775.
Libro de medicina llamado tesoro de pobres ... Con un regimiento de sanidad Madrid.B. Roman.1784.
Volgarizzamento del trattato della cura degli occhi di Pietro Spano Bologna.G. Romagnoli.1873.
De oculo Munique.J. F. Lehmann.1899.
Expositio libri de anima Madrid..1952.
Obras filosóficas de Pedro Hispano Barcelona.Flors.1961.
Petri Hispani liber conservanda sanitate. Livro sobre a conservação de saude. Compendio sulla conservazione della salute Sassari.Carlo Delfino.1997.
Il Thesaurus Pauperum in volgare siciliano Palermo.Centro di studi filologici e linguistici siciliani.2001.
Tractatus maiorum fallaciarum ...
Syncathegoremata ...
Liber de anima ...
De Morte et vita et de causis longitudinis et brevitatis vitæ ...
De Anima ...
Super librum de sensu et sensato ...
Summa de conservanda sanitate ...
Tractatus de Anatomia ...
De historia animalium ...
De somne et vigilia ...
Liber naturalis de rebus principalibus naturarum ...
De motu coelorum ...
Tractatus de embrione ...
Regestrum anni primi licteraum ...

.
.
LUSODAT
.
Bases de dados sobre história da ciência, da medicina e da
técnica em Portugal e Brasil, do Renascimento até 1900
.
Grupo de História e Teoria da Ciência