Nome:
     Manuel Joaquim Henriques de Paiva
Nascimento: .
     Castelo Branco, 1752
Morte: .
     Bahia, 1829
Atividades principais: .
     Fidalgo da Casa Real / Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo / Doutor em Medicina pela Universidade de Coimbra / Lente na Faculdade de Filosofia pela Universidade de Coimbra / Médico da Câmara Real / Deputado da Real Junta do Proto-Medicato / Censor Régio da Meza do Desembargo do Paço / Professor de Matéria Médica e Farmácia da Academia Médico-Cirurgica
Outras informações biográficas: .
     Foi Sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa, da de Stockolmo, da de Medicina em Madrid, da Sociedade Economica de Harlem. Morreu na Bahia, mas ainda vivia em 1822.
Obras publicadas: .
     Observação: No caso de obras com várias edições, estão indicadas abaixo apenas as principais obras, sem indicar todas as edições e/ou traduções. A partir destas, é possível localizar as demais publicações.
 
Título da obra:
Cidade:
Editora ou gráfica:
Ano:
Detalhes:
Dissertatio medica de actione vesicantium in corpus vivum in aphorismos digesta Matrit..1776.
Instituições de cirurgia theorica e pratica que comprehendem a physiologia e a pathologia geral e particular Lisboa.Officina de Fillipe da Silva e Azevedo.1780-1786.
Farmacopéia Lisbonense Lisboa.Officina de Felipe da Silva Azevedo.1780.
Diretorio para se saber o modo e o tempo de administrar o alkalino volatil fluido nas asphyxias ou mortes apparentes, nos afogados, nas apoplexias, na mordedura das viboras, de lacráos e outros insectos, nas queimaduras, na raiva e outras muitas enfermidades Lisboa.Regia Officina Typographica.1782.
Elementos de chimica e pharmacia Lisboa.Na Impressão da Academia das Sciencias.1783.
Methodo novo e facil de applicar o mercurio nas enfermidades venereas, com uma hypothese nova da acção do mesmo mercurio nas vias salivares Lisboa.Offic. Patriarchal.1785.
Aviso ao povo Lisboa.Officina de Fillipe da Silva e Azevedo.1786.
Doutrina das enfermidades venereas do dr. José Jacob Plenck traduzida do latim em portuguez, illustrada e accrescentada com notas, e a relação dos principaes methodos de tratar as doenças venereas Lisboa.Offic. de Felippe da Silva e Azevedo.1786.
Divisão methodica dos animaes mamaes, conforme a distribuição de Scopoli Lisboa..1786.
Divisão methodica das aves, conforme o methodo Scopoli Lisboa..1786.
Divisão methodica dos quadrupedes, conforme o methodo de Mr. Brisson Lisboa..1786.
Divisão methodica dos mesmos, conforme o methodo de Scopoli Lisboa..1786.
Divisão methodica dos peixes, conforme o methodo de Gouan Lisboa..1786.
Divisão methodica dos amphibios, conforme o methodo de Scopoli e Linneo Lisboa..1786.
Divisão methodica das mesmas, conforme o methodo Linneo Lisboa..1786.
Divisão methodica das aves, conforme o methodo de Mr. Brisson Lisboa..1786.
Divisão methodica dos animaes mamaes conforme o methodo de Linneu Lisboa..1786.
Divisão methodica dos peixes conforme o methodo de Scopoli Lisboa..1786.
Aviso ao povo Lisboa.Offic. Morazziana.1787.
Aviso ao povo Lisboa.Officina Morazziana.1787.
Medicina domestica, ou tratado de prevenir, e curar as enfermidades com o regimento, e medicamentos simplices Lisboa.Officina Morazziana / Typographia Rollandiana.1788.
Memorias de Agricultura, premiadas pela Academia Real das Sciencias de Lisboa em 1787 e 1788 Lisboa.Officina da Real Academia das Sciencias.1788-1791.
Provisão do desembargo do paço de 15 de fevereiro de 1785, na qual se concedeu faculdade á Camara da villa de Almada, de augmentar o partido do medico da mesma villa, e condições que o medico do referido partido é obrigado a cumprir na conformidade da dita provizão Lisboa.Officina Morazziana.1788.
Observações praticas sobre a tysica pulmonar Lisboa.Officina dos Herdeiros de Domingos Gonçalves.1789.
Memorias de historia natural, de quimica, de agricultura, artes e medicina Lisboa.Typographia Nunesiana.1790.
Methodo de restituir a vida ás pessoas apparentemente mortas, por affogamento ou suffocação Lisboa.Typ. Nunesiana.1790.
Collecção de alguns casos ou observações de medicina Lisboa..1790.
Maximas geraes sobre agricultura, industria e commercio Lisboa..1790.
Descripção da dedaleira, ou digitalis Lisboa..1790.
Tratado theorico e pratico das chagas, precedido de hum ensaio sobre o tratamento cirurgico da inflammação e suas consequencias; e terminando por huma dissertação acerca dos tumores brancos das articulações Lisboa.João Procopio Correa de Silva.1790.
Methodo seguro e facil de curar o gallico Lisboa.Offic. de Antonio Gomes.1791.
Pharmacopeia Collegii Regalis Medicorum Londinensis, additamentis et animadversionibus aucta Olisipone.Ex-Typographia Regalis Academiae Scientiarum Olisiponenesis.1791.
Curso de medicina theorica e pratica Lisboa.Typ. Silviana.1792.
Exposição dos meios chimicos de purificar o ar das embarcações, isto é destruir as particulas malignas que resistem aos meios mechanicos, e de conhecer a existencia das mesmas particulas malignas na atmosphera Lisboa..1798.
Memoria em que se prova que as feridas de pelouro, ou de armas de fogo, são por si innocentes, e simples a sua cura Lisboa..1800.
Chave da pratica medico-Browniana, ou conhecimento do estado esthenico e asthenico predominante nas enfermidades Lisboa.Officina de Simão Thaddeo Ferreira.1800-1807.
Divisão das enfermidades feita segundo os principios do systema de Brown, ou Nosologia Browniana Lisboa.Officina de Simão Thaddeo Ferreira.1800.
Novo, facil e singelo methodo de curar as feridas de pelouro Lisboa..1801.
Preservativo das bexigas e dos seus terriveis estragos Lisboa.Offic. Patr. de Joaõ Procopio Correa da Silva.1801.
Filosofia quimica, ou verdades fundamentaes da quimica moderna Lisboa.Offic. de João Procopio Correa da Silva.1801.
Farmacopéa lisbonense ou collecção dos simplices, preparações, e composições mais efficazes, e de maior uso Lisboa.Offic. Patriarcal de João Procopio Correa da Silva.1802.
Compendio das enfermidades venereas Lisboa.Officina de Antonio Rodrigues Galhardo.1802.
Tratado theorico e pratico das chagas, precedido de um ensaio sobre a direcção e cura cirurgica da inflammação, suppuração e gangrena Lisboa.Offic. Patr. de João Procopio Correia da Silva.1802.
Noticia dos mappas synopticos de chimica, para servirem de resumo ás lições dadas sobre esta sciencia nas escholas de Paris Lisboa..1802.
Reflexões sobre a comunicação das enfermidades contagiosas por mar e sobre as quarentenas que se fazem observar em alguns paízes Lisboa.Offic. de João Procopio Corrêa da Silva.1803.
Bosquejo de physiologia, ou sciencia dos phenomenos do corpo humano no estado de saude Lisboa..1803.
Pharmacopea naval, ou collecção dos medicamentos simples e compostos, que cumpre haver nas boticas dos navios Lisboa..1807.
Ensaio sobre a nova doutrina medica de Brown em forma de carta Lisboa.Nova Officina de João Rodrigues Neves.1807.
Da febre e da sua curação em geral, ou novo e seguro methodo de curar facilmente por meio dos acidos mineraes todas as especies de febres Bahia.Typ. de Manoel Antonio da Silva Serva.1813.
Memoria sobre a excellencia, virtudes e uso medicinal da verdadeira agua de Inglaterra da invenção do doutor Jacob de Castro Sarmento Bahia.Typ. de Manuel Antonio da Silva Serva.1815.
Memoria sobre a encefalocele Bahia..1815.
Prospecto de um systema simplicissimo da medicina, ou illustração e confirmação da nova doutrina de Brown Bahia.Typ. de Manuel Antonio da Silva Serva.1816.
Manual de medicina e cirurgia pratica, fundada sobre o systema de Brown Bahia.Typ. de Manoel Antonio da Silva Serva.1818-1819.
Diccionario de botanica Bahia..1819.

.
.
LUSODAT
.
Bases de dados sobre história da ciência, da medicina e da
técnica em Portugal e Brasil, do Renascimento até 1900
.
Grupo de História e Teoria da Ciência