Nome:
     José Vieira Couto
Variantes do nome, pseudônimos, títulos: .
     Hum Morador do Mesmo Distrito /
Nascimento: .
     Rio de Janeiro, 1762
Morte: .
     Minas Geraes, 1827
Atividades principais: .
     Formado em Matemática e Filosofia pela Universidade de Coimbra / Lente na Universidade de Coimbra
Outras informações biográficas: .
     Filho de Manoel Vieira do Couto e de dona Thereza do Prado. Alguns autores afirmam que nasceu em Diamantina, Minas Geraes, a 19 de Agosto de 1752. Lecionou na Universidade e escreveu vários trabalhos sobre mineração.
Obras publicadas: .
     Observação: No caso de obras com várias edições, estão indicadas abaixo apenas as principais obras, sem indicar todas as edições e/ou traduções. A partir destas, é possível localizar as demais publicações.
 
Título da obra:
Cidade:
Editora ou gráfica:
Ano:
Detalhes:
Memoria sobre a capitania de Minas Gerais, seu território, clima e produções metálicas, sobre a necessidade de restabelecer e animar a mineração decadente ..1799.
Memoria sobre as salitreiras naturaes de Monte Rodrigo; e maneira de as auxiliar por meios artificiaes; refinaria do nitrato de potassa,ou salitre Rio de Janeiro.Impr. Regia.1809.
Memoria sobre as minas da capitania de Minas-Geraes; suas descripções, ensaios e domicilio proprio, á maneira de itinerario Rio de Janeiro.Eduardo e Henrique Laemmert.1842.

.
.
LUSODAT
.
Bases de dados sobre história da ciência, da medicina e da
técnica em Portugal e Brasil, do Renascimento até 1900
.
Grupo de História e Teoria da Ciência