Nome:
     José de Sá Bettencourt
Variantes do nome, pseudônimos, títulos: .
     José de Sá Bettencourt Accyoli / José de Sá Bitencourt Accioly Câmara / A. Dinis Gonçalves /
Nascimento: .
     Caeté, 1752
Morte: .
     Caeté, 1828
Atividades principais: .
     Bacharel em Ciências Naturais pela Universidade de Coimbra / Examinador da História Natural / Inspetor das Minas de Salitre de Montes Altos / Fundador de uma Propriedade Agrícola Modelo em Rio das Contas / Coronel de Milicias
Outras informações biográficas: .
     Filho de Bernardino Luiz Cardoso, alguns autores afirmam que nasceu em 1755 e faleceu em 24 de fevereiro de 1828. Entrou na Conspiração Mineira, o que lhe valeu processo e prisão. Restituido a liberdade, recebeu várias comissões científicas do governo, especialmente explorações mineralógicas pelo interior da Bahia. Desenvolveu a industria de tecelagem e fundou a sociedade "Pedro e Carolina", com o intuito de evitar o regresso do príncipe D. Pedro a Portugal.
Obras publicadas: .
     Observação: No caso de obras com várias edições, estão indicadas abaixo apenas as principais obras, sem indicar todas as edições e/ou traduções. A partir destas, é possível localizar as demais publicações.
 
Título da obra:
Cidade:
Editora ou gráfica:
Ano:
Detalhes:
Oficios dirigidos ao governador da Bahia, nos anos de 1797 a 1806, dando conta das suas comissões, da inspeção das minas de salitre e da estrada para Monte Alto ...
Memoria sobre o ferro de Caethe e a abundancia em que se oferece ; Memoria sobre a plantação do algodão e sua exportação; sobre a decadencia da lavoura da mandioca no terreno do Camamu, comarca de Ilheos (Bahia) Lisboa..1798.
Memoria sobre a plantação dos algodões, e sua exportação; sobre a decadencia da lavoura de mandiocas, no termo da Villa de Camamú, comarca dos Ilhéus, governo da Bahia Lisboa.Off. de Simão Thaddeo Ferreira.1798.
Memoria sobre a viagem do terreno nitrozo (dos Montes Altos da Bahia) ..1800.
Memória mineralógica do terreno mineiro da comarca de Sabará ..1822.
Bibliographia da geologia, mineralogia e paleontologia do Brasil Rio de Janeiro.Officinas Typ. do Serviço de Informações do Ministério da Agricultura.1928.

.
.
LUSODAT
.
Bases de dados sobre história da ciência, da medicina e da
técnica em Portugal e Brasil, do Renascimento até 1900
.
Grupo de História e Teoria da Ciência