Nome:
     José Mariano da Conceição Veloso [Frei]
Variantes do nome, pseudônimos, títulos: .
     José Velloso Xavier /
Nascimento: .
     Vila de S. José, 1742
Morte: .
     Rio de Janeiro, 1811
Atividades principais: .
     Franciscano da Pronvincia da Conceição do Rio de Janeiro / Diretor da Tipografia Chalcográfica e da Tipoplástica e Literária do Arco do Cégo / Pregador / Lente de História Natural e Retórica
Outras informações biográficas: .
     Filho de José Velloso da Camara e de Rita de Jesus Xavier. Sócio efetivo da Academia Real das Ciências de Lisboa. Alguns autores afirmam que faleceu em 13 de Julho de 1811.
Obras publicadas: .
     Observação: No caso de obras com várias edições, estão indicadas abaixo apenas as principais obras, sem indicar todas as edições e/ou traduções. A partir destas, é possível localizar as demais publicações.
 
Título da obra:
Cidade:
Editora ou gráfica:
Ano:
Detalhes:
Memoria sobre a pratica de se fazer o salitre Lisboa...
Memoria sobre a caneleira, para acompanhar a remessa das plantas que o Principe N. Senhor manda transportar para o Brasil Lisboa.Regia Officina Typographica.179-.
Floræ Fluminensis icones nunc primo editur Paris.Off. Lithogr. Senefelder.1827.
Diccionario portuguez e brasiliano Lisboa.Off. Patriarcal.1795.
Extracto sobre o modo de se fazer o salitre nas fabricas de tabaco da Virginia Lisboa.Officina de Joaõ Antonio da Silva.1797.
Memoria sobre a cultura e preparação do girofeiro aromatico, vulgo cravo da India, nas ilhas de Bourbon e Cayena Lisboa.Offic. de João Procopio Corrêa da Silva.1798.
Descripção sobre a cultura do canamo, ou canave, Sua colheita, maceração nágua, até se por no estado para ser gramado, ripado, e assedado Lisboa.Off. de João Procopio Corrêa da Silva.1798.
O fazendeiro do Brasil Lisboa.Typographia Calcographica e Littographica do Arco do Cego / Off. Simão Thaddeo Ferreira / J. P. Correa da Silva.1798-1806.
Alographia dos alkalis fixos, vegetal ou potassa, mineral ou soda, e dos seus nitratos Lisboa.Offic. de Simão Thaddeo Ferreira.1798.
Memoria sobre a cultura do loureiro cinamomo, vulgo caneleira de Ceilão, que acompanhou a remessa das plantas da mesma, feita de Goa para o Brasil pelo illustrissimo Francisco da Cunha Menezes, então Governador, e Capitão General do Estado da India Lisboa.Off. de Simão Thaddeo Ferreira.1798.
Memorias, e extractos sobre a pipereira negra (Piper nigrum L.)que produz o fructo conhecido vulgarmente pelo nome de Pimenta da India nos quaes se trata da sua cultura, commercio usos c. [etc.] c. [etc.] c. [etc.] Lisboa.Off. de João Procopio Correa da Silva.1798.
Fazendeiro do Brazil melhorado na economia rural dos generos já cultivados... Colligidos de memorias estrangeiras Lisboa.Regia Off. Typ..1798-1800.
Sciencia das sombras relativas ao desenho: obra necessaria a todos os que querem desenhar architetura civil e militar, ou que se destinam á pintura Lisboa.Offic. de João Procopio Corrêa da Silva.1799.
Discurso practico ácerca da cultura, preparação e maceração do canamo Lisboa.Officina de Simão Thaddeo Ferreira.1799.
Colleção de memorias inglezas sobre a cultura e commercio do linho canamo, tiradas de differentes auctores Lisboa.Officina de Antonio Rodrigues Galhardo.1799.
Memoria sobre os queijos de Roquefort Lisboa.Off. de João Procopio Correa da Silva.1799.
Memoria sobre a cultura da urumbeba, e sobre a creação da cochonilha Lisboa.Officina de Simão Thaddeo Ferreira.1799.
Helminthologia portugueza, em que se descrevem alguns generos das duas primeiras ordens, intestinaes e molluscos, da classe sexta do reino animal, vermes, e se exemplificam com varias amostras de suas especies, segundo o systema do cavalheiro Carlos Linne Lisboa.Officina de João Procopio Corrêa da Silva.1799.
Descripção sobre a cultura do canamo, ou canave, Sua colheita, maceração n'agua, até se pôr no estado para ser gramado, ripado, e assedado Lisboa.Off. de Simão Thaddeo Ferreira.1799.
Quinographia portugueza Lisboa.Officina de João Procopio Correa da Silva, Impressor da Santa Igraja Patriarcal.1799.
O fazendeiro do Brazil criador Lisboa.Typographia Chalcographica, Typoplastica, e Litteraria do Arco do Cego / Off. de Simão Thaddeo Ferreira..1799-1801.
O Fazendeiro do Brazil Lisboa.Officina de Simão thaddeo Ferreira.1799-1800.
Regimento do provimento da saude, para o porto de Belém Lisboa.Typ. Chalco, e Litt. do Arco do Cego.1800.
Tentamen dispositionis methodicæ fungorum in classes, ordines, genera et familias. Cum supplementum adjecto Ulyssipone.Typographia Domus Litterariae ad Arcum Caeci.1800.
Memoria sobre a moagem dos graons, e sobre outros objectos relativos Lisboa.Typ. Chalcografica e Litteraria do Arco do Cego.1800.
Tratado da agua relativamente a economia rustica ou da rega ou irrigação dos prados Lisboa..1800.
Tractado sobre a cultura, uso, e utilidade das batatas, ou papas solanum tuberosum, e instrucção para a sua melhor propagação Lisboa.Typographia Chalcographica, e Litteraria do Arco do Cego.1800.
Naturalista instruido nos diversos methodos antigos e modernos a ajuntar, preparar, e conservar as producções dos tres reinos da natureza Lisboa.Officina da Casa Litter. do Arco do Cego.1800.
Extracto sobre os engenhos de assucar do Brasil, e sobre o methodo já então praticado na factura d'este sal essencial Lisboa.Typ. Chalcographica, e Litteraria do Arco do Cego.1800.
Aviario brasilico Lisboa.Officina da Casa Litteraria do Arco do Cego.1800.
Descriptio et adumbratio plantarum e classe criptogamica Linnæi quæ lichenes dicuntur Ulyssipone.Typographia Domus Chalcographicae, ac Litterariæ ad Arcum Cæci.1800-1801.
Copia de huma carta sobre a nitreira artificial, estabelecida na Villa de Santos da Capitania de S. Paulo Lisboa.Off. da Casa Litteraria do Arco do Cego.1800.
Tabaco carminum libri duo Ulysippone.Typographia Domus Chalcographicæ, ac Litterariæ ad Arcum Cæci.1800.
Relação das moedas dos paizes estrangeiros, com o valor de cada huma, reduzida ao dinheiro portuguez para o uzo dos commerciantes Lisboa.Offic. da Casa Litter. do Arco do Cego.1800.
Compendio sobre a cana do assucar, e sobre os meios de lhe se extrahir o sal essencial, ao qual se ajuntão muitas memorias ao mesmo respeito Lisboa.Typographia Chalcographica, Typoplastica, e Litteraria do Arco do Cego.1801.
Memoria sobre a qualidade e sobre o emprego dos adubos, ou estrumes Lisboa.Typographia Chalcographica, Typoplastica, e Litteraria do Arco do Cego.1801.
Tractado da agua, relativamente á economia rustica, ou da rega, ou irrigação dos prados Lisboa.Typographia Chalcographica, Typoplastica e Litteraria do Arco do Cego.1801.
Principios do desenho tirados do grande livro dos pintores, ou da arte da pintura Lisboa.Typ. Chalcographica, typoplastica, e litteraria do Arco do Cego.1801.
O grande livro dos pintores, ou arte de pintura, considerada em todas as suas partes, e demonstrada, por principios, com reflexões sobre as obras d'alguns bons mestres, e sobre as faltas que nelles se encontrão Lisboa.Typographia Chalcographica, typoplastica, e litteraria do Arco do Cego.1801.
O meio de se fazer pintor em tres horas, e de executar com o pincel as obras dos maiores mestres, sem se ter aprendido o desenho Lisboa.Typ. Chalcographica, typoplastica e litteraria do Arco do Cego.1801.
Cartas sobre os elementos de botanica Lisboa.Typographia chalcographica, typoplastica e litteraria do Arco do Cego.1801.
Memoria sobre as molestias dos agricultores Lisboa.Typ. Chalc. e Litt. do Arco do Cego.1801.
Ensayo sobre o modo de melhorar as terras Lisboa.Typ. Chalc., Typopl., e Litt. do Arco do Cego.1801.
Colleção de memorias sobre a Quassia amarga, e Simaruba Lisboa.Typographia chalcographica, e litteraria do Arco do Cego.1801.
Descripção do branqueamento dos tecidos, e fiapos de linho, e algodão, pelo acido muriatico oxigenado e de outras suas propriedades, relativas as artes LIsboa.Typ. chalc., typopl., e litt. do Arco do Cego.1801.
Experiencias, e observações sobre a liga dos bronzes que devem servir nas fundições das peças de artilheria Lisboa.Typ. chalc., typopl., e litt. do Arco do Cego.1801.
Principios da arte da gravura Lisboa.Typographia Chalcographica, Typoplastica, e Litteraria do Arco do Cego.1801.
A arte da pintura Lisboa.Typ. chalc., typopl., e litt. do Arco do Cego.1801.
Compendio de agricultura, resumido de varias memorias, e cartas offerecidas Á sociedade de Bath Lisboa.Typographia chalcographica, typoplastica, e litteraria do Arco do Cego / Régia Oficina Tipográfica.1801-1803.
Mineiro do Brasil, melhorado pelo conhecimento da mineralogia e mettalurgia, e das sciencias auxiliadoras Lisboa.Antonio Rodrigues Galhardo.1801.
Instituto dos pobres d'Hamburgo Lisboa.Typographia Chalcographica, Typoplastica, e Litteraria do Arco do Cego.1801.
Mineiro livelador, ou hydrometra, copiado ou novo tratado de livelamento Lisboa.Off. de Antonio Rodrigues Galhardo.1803.
Instrucções para o transporte por mar de arvores, plantas vivas, sementes, e de outras diversas curiosidades naturaes Lisboa.Impressão Régia.1805.
Tratado da navegação por canaes LIsboa..1807(?).

.
.
LUSODAT
.
Bases de dados sobre história da ciência, da medicina e da
técnica em Portugal e Brasil, do Renascimento até 1900
.
Grupo de História e Teoria da Ciência