Nome:
     José Freire de Monterroyo Mascarenhas
Variantes do nome, pseudônimos, títulos: .
     Antonio Homem Peres Ferreira / Francisco Correia do Amaral Castello Branco / Richard Gerson /
Nascimento: .
     Lisboa, 1670
Morte: .
     1760
Atividades principais: .
     Capitão de Cavalaria de Guerra / Orador / Ministro a Corte da Inglaterra / Secretário, Censor e Mestre de Ortografia Portuguesa
Outras informações biográficas: .
     Filho de Manuel Alvares Freire Mascarenhas e de D. Ursula Maria de Monterroyo.
Obras publicadas: .
     Observação: No caso de obras com várias edições, estão indicadas abaixo apenas as principais obras, sem indicar todas as edições e/ou traduções. A partir destas, é possível localizar as demais publicações.
 
Título da obra:
Cidade:
Editora ou gráfica:
Ano:
Detalhes:
Relação da famosa victoria de Andenarde, alcançada em Flandres pelos alliados, contra o exercito de França, em 11 de julho de 1708 Lisboa...
Epiƒtola doctiƒƒimo, nobiliƒƒimo, clariƒƒimo que viro Antonio Soario Farienƒi Philosopho, ac Medico-experientiƒƒimo, nec non Aviƒienƒis Senatus Decurioni digniƒ;imo in applauƒu libri ab eo compoƒiti cui eƒt titulus Faƒciculus Medico-Practicus Ulyƒƒipone.Micheelem Deslandes.1700.
Relação dos progressos das armas portuguezas no Estado da India, no anno de 1714, sendo Vicerei e Capitão General do mesmo Estado Vasco Fernandes Cesar de Menezes, continuando os successos desde o anno de 1713, referidos na Relação que se imprimiu no principio de presente Lisboa.Officina Real Deslandesiana / Officina de Paschoal da Silva.1715-1716.
Historia annual chronologica, e politica do mundo, c. [etc.] ..1715-1758.
Relaçam diaria do sitio de Corfu com a descripçam d'esta importante Praça, [et]da Ilha em que está situada Lisboa.Offic. de Paschoal da Silva.1716.
Relação da gloriosa victoria alcançada do exercito ottomano pelo principe Eugenio, entre Salenkemen e Carlowitz em 5 de agosto de 1716 Lisboa.Paschoal da Silva.1716.
Eclipse da Lua Ottomana Lisboa.Offic. de Paschoal da Silva.1716.
Prodigiosas apparições e successos espantosos, vistos no presente anno de 1716, e nos fins do passado em varias partes do mundo Lisboa.Officina de Pascoal da Sylva.1716.
Os orizes conquistados Lisboa.Officina de Pascoal da Sylva.1716.
O Novo Nabuco, ou sonho interpretado do Sultão dos Turcos Achmet III Lisboa.Officina de Pascoal da Sylva.1717.
A aguia imperial remontada no orbe da lua ottomana ou sucessos da campanha que servia neste anno de 1717 Lisboa Occidental.Paschoal da Sylva.1717.
Brado do Ceo á insensibilidade dos homes Lisboa Occidental.Officina de Pascoal da Sylva.1718.
Noticia da Academia Lisboa Occidental.Officina de Pedro Ferreyra.1725.
Noticia da destruição de Palermo, cabeça do reino da Sicilia, causada pelo horrivel terremoto que padeceu no 1° de setembro de 1726 Lisboa.Offic. de Pedro Ferreira.1726.
Relação de um formidavel e horrendo monstro silvestre, que foi visto e morto nas visinhanças de Jerusalem Lisboa.Offic. de José Antonio da Silva.1726.
Emblema vivente Lisboa Occidental.Officina de Pedro Ferreira.1727.
Catastrophe da corte otomana ou noticia da deposição de Achmeth III do nome XVII. Emperador do Constantinopla, XXVI. Sultam dos Turcos, e exaltaçam do principe Mahamud filho primogenito do Sulton Mustapha II. Sucedida no dia 2 de outubro do anno passado de 1730. Por... Lisboa Occidental.Officina de Pedro Ferreira.1731.
Oran Conquiƒtado, ou Relação Hiƒtorica, em que ƒe dá noticia deƒta Praça, da ƒua Conquiƒta, e da ƒua perda, e reƒtauração Lisboa.Offic. de Pedro Ferreira.1732.
Breve noticia da gloriosa victoria alcançada no dia 17 de outubro de 1732 pelas armas d'el-rei Filippe V nos campos de Ceuta contra as tropas d'el-rei de Maquinez Lisboa.Offic. de Pedro Ferreira.1732.
Oran Conquiƒtado, e defendido Lisboa.Pedro Ferreira.1733.
Noticia do fatal terremoto succedido no reino de Napoles em 29 de novembro de 1732: tirado de cartas fidedignas eƒcritas de Italia Lisboa.Offic. de Pedro Ferreira.1733.
Noticia da destruição da armada argelina que foi á Turquia buscar socorro para sitiar Oran por mar e terra Lisboa.Pedro Ferreira.1733.
Epanaphora bellica, em que se referem os progressos das armas imperiaes na Italia, por noticias mais imparciaes, e mais seguras Lisboa.Offic. de A. Correia Lemos.1735.
Relaçam de hum prodigio sucedido em huma das Cidades da Provincia do Paraguay, neƒte anno paƒƒado de 1735 Lisboa Occidental.Officina de Antonio Correa Lemos.1736.
Relaçam dos gloriosos progressos das armas russianas na peninsula da Criméia. Relaçam da segunda victoria alcançada pelo feld-marechal Conde de Munich vencendo o numeroso exercito dos turcos, e tartaros, commandado pelo Bachâ de Bender na Ribeira de Sevrane do territorio de Polonia em 19 de julho de 1738 Lisboa Occidental.Offic. de Antonio Correa Lemos.1738.
Continuação dos faustissimos progressos do exercito russiano, commandado pelo feld-marechal Conde de Munich, contra os turcos, e tartaros nos campos de Podolia, com a noticia da vitoria alcançada na Ribeira de Molokische em 3 de agosto de 1738 Lisboa Occidental.Offic. de Antonio Correa Lemos.1738.
Noticia do cerco que os Turcos puzeram á cidade de Oczakow, operações dos seus atques, maravilhosa defesa dos russianos, estrago dos mesmos infieis, injuriosa precipitaçam de sua retirada. Dada a luz pelo autor da Gazeta da Corte... Lisboa Occidental.Off. de Antonio Correa Lemos.1738.
Noticia dos primeiros sucessos do exercito imperial na Servia e na Hungria, nesta campanha do presente anno de 1739 Lisboa Occidental.Antonio Correa Lemos.1739.
O maior monstro da natureza, apparecido na costa da Tartaria Septentrional no mez de Agosto de 1739 Lisboa Occidental.Offic. de Luis José Corrêa Lemos.1740.
Primeiros progressos das armas russianas. Relação da notavel batalha de Vilmanstrundia no dia 3 de setembro Lisboa.Off. de Luiz Jozé Correa Lemos.1741.
Noticia da viagem, que fez segunda vez ao Estado da India o Illustrissimo e Excellentissimo Senhor Marquez do Louriçal, e primeiros progressos do seu governo Lisboa.Officina de Luiz Jozé Correa Lemos.1742.
Relaçam exacta da famosa acçam sucedida junto a Braunau Lisboa.Off de Luis Joze Correa Lemos.1743.
Epanaphora Indica Lisboa..1743.
Continuaçam dos progressos das armas austriacas, desde o principio da presente campanha até o fim de junho. Lisboa.Officina de Luiz José Correa Lemos.1743.
Epanaphora Indica na qual ƒe dà noticia da viagem, que o Illustrissimo, e Excellentissimo Senhor Marquez de Castelo Novo fez com o Cargo de Vice-Rey ao Eƒtado da India, e dos primeiros progreƒƒos do ƒeu governo Lisboa.Pedro Ferreira / Off. de Francisco da Silva.1746-1752.
Noticia da execranda conspiração formada pelos turcos contra o Gram Mestre e cavaleiros da Inclita Religiam Militar de S. João de Jerusalem e toda a Illha de Malta... Lisboa..1750.
Relaçam da embayxada, que o poderoso rey de Angone Kiay Chiri Broncom, senhor dos dilatadissimos sertões de Guiné mandou ao senhor D. Luiz Peregrino de Ataide, Conde de Atouguia pedindo a amizade, e aliança do Senhor Rey de Portugal Lisboa.Offic. de Francisco da Sylva.1751.
Relaçam da embayxada, que o poderoso rey de Angone Kiay Chiri Broncom, senhor dos dilatadissimos sertoens de Guiné, mandou ao senhor D. Luiz Peregrino de Ataide, conde de Atouguia pedindo a amisade e aliança do rei de Portugal Lisboa.Offic. de Francisco da Silva.1751.
Relaçaõ da Vitoria alcançada contra os Argelinos nos mares de Barberia pela eƒquadra das Galés da ƒagrada Religiaõ de S. Joaõ de Jeruƒalem, commandada pelo General dellas D. Franciƒco Pariƒio em 15 de Mayo de 1752 Lisboa.Pedro Ferreira.1752.
Relaçam de hum memoravel combate sucedido na coƒta de Portugal no dia 17. de Setembro do anno de 1752. entre o capitaõ Ignacio Pereira Ramos, Natural da Notavel Villa de Setuval, commandante de hum hiate chamado O Senhor do Bom fim, e Nossa Senhora da Conceiçam, e hum chaveco saletino de 24. remos, com algumas particularidades deƒta glorioƒa acçam Lisboa.Officina de Pedro Ferreira.1753.
Noticia da viagem que fez do rio de Lisboa, na nau Europa, a 23 de fevereiro de 1752 até a praça de Macau o dr. Francisco Xavier de Assis Pacheco de Sampaio, Cavalleiro da Ordem de Christo, Ministro do Conselho Ultramarino, e Embaixador Extraordinario de sua Magestade Fidellissima ao Imperador da China Lisboa.Officina de Pedro Ferreira.1753.
Relação da jornada, que fez ao Imperio da China, e summaria noticia da Embaixada, que deo na Corte de Pekim em o primeiro de Mayo de 1753, o Senhor Francisco Xavier Assiz Pacheco e Sampayo, Profeƒƒo na Ordem de Chriƒto: Conƒelheiro do Conƒelho do Ultramar; e do de Sua Mageƒtade Fideliƒƒima Lisboa.Officina dos Herd. de Antonio Pedrozo Galram.1754.
Relaçam summaria de hum combate nos mares de Alicante entre sinco chavecos hespanhoes e tres arjelinos, em 16 d'abril de 1755 Lisboa.Offic. de Pedro Ferreira.1755.
Relação succinta Geographica e Historica da Ilha de Amboino; com a noticia do formidavel estrago que n'ella succedeu Lisboa..1756.
Relaçaõ do combate naval ƒuccedido no mar Mediterraneo entre os Francezes, e Inglezes em 20 de Mayo de 1756 Lisboa..1756.
Relação do verdadeiro estado do imperio do Preste João das Indias, com a noticia de sua extensão, culto, e costumes dos seus povos Lisboa.Officina da Gazeta.1759.
Epanaphora indica. Parte II Lisboa..1947.

.
.
LUSODAT
.
Bases de dados sobre história da ciência, da medicina e da
técnica em Portugal e Brasil, do Renascimento até 1900
.
Grupo de História e Teoria da Ciência