Nome:
     José Feliciano Fernandes Pinheiro
Variantes do nome, pseudônimos, títulos: .
     José Feliciano Fernandes Nunes Pinheiro /
Nascimento: .
     Santos, 1774
Morte: .
     Porto Alegre, 1847
Atividades principais: .
     1° Visconde de S. Leopoldo no Brasil / Oficial da Imperial Ordem do Cruzeiro / Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo / Bacharel em Canones pela Universidade de Coimbra / Juiz de Alfandegas do Rio-Grande e Santa Catarina / Deputado ás Côrtes Constituintes / Do Conselho do Imperador / Senador do Império / Desembargador Honorário / Conselheiro do Estado e Secretário / Ministro do Império
Outras informações biográficas: .
     Filho do coronel de milicias José Fernandes Martins e D. Teresa de Jesus Pinheiro. Foi Membro fundador e primeiro Presidente do Instituto Histórico e Geografico do Brasil, Vice-presidente da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional, Sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa, da dos Amigos Naturalistas de Berlin, da Sociedade de Agricultura de Carlsrube, da Filomática de Paris e de outras corporações científicas e literárias da Europa e da América.
Obras publicadas: .
     Observação: No caso de obras com várias edições, estão indicadas abaixo apenas as principais obras, sem indicar todas as edições e/ou traduções. A partir destas, é possível localizar as demais publicações.
 
Título da obra:
Cidade:
Editora ou gráfica:
Ano:
Detalhes:
Cultura americana que contém huma relação do terreno, clima, producção, e agricultura das colonias britanicas no norte da America, e nas Indias Occidentais, com observações sobre a vantagem, e desavantagens de se estabelecer nellas, em comparação com a Grã Bretanha, e Irlanda Lisboa.Antonio Rodrigues Galhardo.1799.
Discursos apresentados á Meza da Agricultura, sobre varios objetos relativos á cultura, e melhoramento interno do Reino Lisboa.Typographia Chalcographica, e Litteraria do Arco do Cego.1800.
Historia nova, e completa, da America, colligida de diversos authores pelo bacharel José Feliciano Fernandes Pinheiro. Lisboa.Officina da Casa Litteraria do Arco do Cego.1800.
Systema universal de historia natural, incluindo a historia natural do homem, dos orango-outangs, e toda a tribu de ximia Lisboa.Typ. Chalcographica e Litteraria do Arco do Cego.1801.
Collecção de memorias sobre os estabelecimentos de humanidade Lisboa.Typographia Chalcographica e Litteraria do Arco do Cego.1801.
Relação circumstanciada sobre um estabelecimento formado em Munich a favor dos pobres Lisboa..1801.
Annaes da Capitania de S. Pedro Rio de Janeiro / Lisboa.Impr. Regia / Imp. Nacional.1819-1822.

.
.
LUSODAT
.
Bases de dados sobre história da ciência, da medicina e da
técnica em Portugal e Brasil, do Renascimento até 1900
.
Grupo de História e Teoria da Ciência