Nome:
     José Caetano
Variantes do nome, pseudônimos, títulos: .
     Bento Verjus /
Nascimento: .
     Vila de Palmella, 1690
Morte: .
    
Atividades principais: .
     Professor de Gramática em Lisboa
Outras informações biográficas: .
     Filho do Doutor Antonio Luiz de Tavora.
Obras publicadas: .
     Observação: No caso de obras com várias edições, estão indicadas abaixo apenas as principais obras, sem indicar todas as edições e/ou traduções. A partir destas, é possível localizar as demais publicações.
 
Título da obra:
Cidade:
Editora ou gráfica:
Ano:
Detalhes:
Modo facil para ensinar a construir, e verter em bom romance, e lingua portugueza quaesquer periodos escritos na latina, e primeiras definiçoens da gramatica historica Lisboa.Pedro Ferreira.1731.
Praxe syntaxistica Lisboa Occidental.Offic. de Antonio de Souza da Silva.1735.
Syntaxinha Ericeiriana Lisboa.Offic. de Miguel Rodrigues.1740.
Regras dos generos dos nomes, e definições dos accidentes, com os succintos exemplares das cinco declinações, e algumas advertencias Lisboa.Off. Joaquiniana.1743.
Contestação da calumniosa accusação com que o auctor do Verdadeiro methodo de estudar accusa, entre outras cousas, a nação portugueza de pronunciar menos bem diversos vocabulos latinos Lisboa.Francisco da Silva [Carlos da Silva].1751.
Novo methodo ou arte das necessidades Coimbra / Sevilla.Rodarte Catana.1752.
Defensa apologetica e joco-seria da famosa e nunca assás louvada arte do grande Manuel Alvares, da Companhia de Jesus Barcelona.Alonso Ortiz Carillo.1753.
Progresso da academia grammatical, sessão de 4 d'este presente mez, e discurso que recitou o porteiro da sala grande Lisboa..1753.
Juizo grammatical, ou primeira audiencia feita na casinha de Almotaçaria, sita no vetibulo do Palacio Augusto da Republica Literaria, em 24 de março de 1754, pelo almotacel da semana, e seu escrivam no fim assignado em branco Lisboa..1754.
Segunda audiencia grammatical feita na casinha da Almotaceira Lisboa.Manuel da Silva.1755.
Carta de hum velho honrado a hum seu sobrinho, Que eƒtudando Direito na Universidade de Coimbra, Paƒƒando a ter as Ferias á Cidade do Porto, Deƒta lhe mandou pedir o livro intitulado: Collecçaõ de palavras familiares, aƒƒim Portuguezas, como Latinas que para o uƒo das Eƒcolas da Congregaçaõ do Oratorio, c. [etc.]Que lhe remetteo com diverƒas notas por elle feitas Lisboa.Officina de Manoel da Silva.1755.
Alvarista defendido Lisboa.Domingos Rodrigues.1757.
Additamento ao papel, intitulado Alvarista defendido Lisboa.Miguel Manescal da Costa.1757.

.
.
LUSODAT
.
Bases de dados sobre história da ciência, da medicina e da
técnica em Portugal e Brasil, do Renascimento até 1900
.
Grupo de História e Teoria da Ciência