Nome:
     José de Anchieta [Padre]
Nascimento: .
     Tenerife, 1533
Morte: .
     Aldeia de Reritiba - Espírito Santo; hoje chamada Cidade Anchieta, 1597
Atividades principais: .
     Jesuíta e Missionário no Brasil / Provincial / Superior da Ordem em Espírito Santo
Outras informações biográficas: .
     O autor Valle Cabral menciona P. José de Anchieta nasceu a 07 de Abril de 1534. Filho de D. Juan de Anchieta e de D. Mência Dias de Clavijo y Larena. Fundou o Colégio na Vila de São Paulo, que mais tarde se transformou na cidade de São Paulo. O autor Serafim Leite menciona P. José de Anchieta nasceu em 19 de Março de 1934, na cidade de Lagunas (Canárias). Foi superior da Capitania de S. Vicente (das duas Casas de S. Vicente e S. Paulo), da do Espírito Santo, e Provincial. Foi dos primeiros a aprender a língua tupi e os seus escritos nela e em português, castelhano e latim, são o principal elemento de seu renome. Declarando-se heróicas suas virtudes, deram-se os primeiros passos para sua beatificação canónica, sem êxito. Entretanto, ao falecer tinha sido chamado o Apóstolo do Brasil, nome que ficou.
Obras publicadas: .
     Observação: No caso de obras com várias edições, estão indicadas abaixo apenas as principais obras, sem indicar todas as edições e/ou traduções. A partir destas, é possível localizar as demais publicações.
 
Título da obra:
Cidade:
Editora ou gráfica:
Ano:
Detalhes:
Dissertação da historia natural do Brasil ...
Nuovi avisi dell'Indie di Portugallo, Riceuuti dalli Reuerendi Padri della compagnia di Giesu, tradotti dalla lingua spagnuola nell'Italiana, Terza Parte, Col priuilegio del sommo Pontefice, [et]dell'Illustrissimo Senato Veneto per anni XX Venetia.Michele Tramezzino.1562.
Enformação do Brazil e de suas Capitanias ..1584.
Arte de grammatica da lingoa mais usada na costa do Brasil Coimbra.Antonio de Mariz.1595.
Doutrina christaã, e Mysterios da Fé dispostos á modo de Dialogo, em beneficio dos indios cathecumenos Lisboa.Officina de Joam Galram.1668.
Epistola quamplurimarum rerum naturalium quae S. Vicentii (Nunc S. Pauli)provinciam incolunt, sistens descriptionem Olysipone.Typis Academiæ.1799.
Grammatik der brasilianische Sprache, Leipzig.B.G. Teubner.1874.
Cantiga. Dos mistérios do Rosário de N. Senhora. O Anjo do Caminho. Canção do Tupinambá (Poesias em língua tupi). Rev. Exp. Antrop. Brasileira Rio de Janeiro..1882.
Materiaes e achegas para a historia e geographia do Brasil Rio de Janeiro.Imprensa Nacional.1886.
Informações e fragmenticos historicos, 1584-1586 Rio de Janeiro.Imprensa Nacional.1886.
Cartas, informações, fragmentos historicos e sermões, 1554-1594. Publicações da Academia Brasileira Rio de Janeiro.Civilização Brasileira.1933.
Auto representado na festa de São Lourenço São Paulo..1948.
De gestis Mendi de Saa Rio de Janeiro.Arquivo Nacional.1958.

.
.
LUSODAT
.
Bases de dados sobre história da ciência, da medicina e da
técnica em Portugal e Brasil, do Renascimento até 1900
.
Grupo de História e Teoria da Ciência