Nome:
     João Manso Pereira
Nascimento: .
     Minas Gerais, 1750
Morte: .
     Rio de Janeiro, 1820
Atividades principais: .
     Professor Régio Emerito de Gramática Latina no Rio de Janeiro / Cavaleiro da Ordem de Cristo
Outras informações biográficas: .
     Foi empregado algum tempo por ordem do Governo em investigações mineralógicas na Provincia de São Paulo. Fabricou vários produtos como o vinho, o açúcar, a aguardente destilada, camaféus de barro, etc.
Obras publicadas: .
     Observação: No caso de obras com várias edições, estão indicadas abaixo apenas as principais obras, sem indicar todas as edições e/ou traduções. A partir destas, é possível localizar as demais publicações.
 
Título da obra:
Cidade:
Editora ou gráfica:
Ano:
Detalhes:
Memoria sobre a reforma dos alambiques ou de hum proprio para a distillação das aguas ardentes Lisboa.Off. Patriarcal de João Procópio Correa da Silva.1797.
Memoria sobre o methodo economico de transportar para Portugal a aguaardente do Brazil Com grande proveito dos Fabricantes, e Commerciantes Lisboa.Officina de Simão Thaddeo Ferreira.1798.
Sobre ensaios de nitreiras em Sanctos, S. Sebastião, e Ubatuba Lisboa..1800.
Considerações sobre as cinzas do cambará, do imbó, etc. Lisboa..1800.
Continuação da copia de uma carta sobre a nitreira artificial estabelecida na villa de Santos da capitania de S. Paulo Lisboa.Offic. da casa Litteraria do Arco do Cego.1800.
Memoria sobre huma nova construcção do alambique para se fazer toda a sorte de distillações com maior economia e proveito no residuo. Sobre a distillação das aguas ardentes Lisboa.Impressão Regia.1805.

.
.
LUSODAT
.
Bases de dados sobre história da ciência, da medicina e da
técnica em Portugal e Brasil, do Renascimento até 1900
.
Grupo de História e Teoria da Ciência