Nome:
     João Lopes Cardoso Machado
Nascimento: .
    
Morte: .
     Recife,
Atividades principais: .
     Delegado de Cirurgia e Medicina de Pernambuco / Bacharel em Medicina pela Universidade de Coimbra / Cavaleiro da Ordem de Cristo
Outras informações biográficas: .
     Pai de Caetano Maria Lopes da Gama, Visconde de Maranguape, e do padre Miguel do Sacramento Lopes da Gama. Alguns autores afirma ser natural de Pernambuco outros de Portugal. Foi chefe da comissão que por ocasião das febres miasmaticas, no Ceará em 1791.
Obras publicadas: .
     Observação: No caso de obras com várias edições, estão indicadas abaixo apenas as principais obras, sem indicar todas as edições e/ou traduções. A partir destas, é possível localizar as demais publicações.
 
Título da obra:
Cidade:
Editora ou gráfica:
Ano:
Detalhes:
Direcções para o uso da agua de Inglaterra inventada pelo doutor Jacob de Castro Sarmento, hoje preparada n'esta côrte com geral acceitação por André Lopes de Castro Lisboa.Offic. Morazziana.1787.
Aviso público, a respeito da agua de Inglaterra da composição do doutor Jacob de Castro Sarmento, fabricada n'esta corte ha mais de trinta annos com publica e innegavel acceitação por André Lopes de Castro Lisboa.Offic. de Simão Thaddeo Ferreira.1799.
Apologia da agua de Inglaterra da real fabrica de José Joaquim de Castro Londres..1812.

.
.
LUSODAT
.
Bases de dados sobre história da ciência, da medicina e da
técnica em Portugal e Brasil, do Renascimento até 1900
.
Grupo de História e Teoria da Ciência