Nome:
     Antonio Pereira de Figueiredo [Padre]
Variantes do nome, pseudônimos, títulos: .
     André Lucio de Rezende / Antonio de Figueiredo / Francisco Sanches / Antonio Pereira [Padre]/
Nascimento: .
     Villa de Mação, 1725
Morte: .
     Lisboa, 1797
Atividades principais: .
     Congregação do Oratorio de Lisboa / Deputado da Real Mesa Censoria / Filosofo / Teologo / Organista em Santa Cruz de Coimbra / Tradutor Oficial da Secretaria de Negócios Estrangeiros da Guerra
Outras informações biográficas: .
     Sócio da Acad. Real das Ciências de Lisboa, havido por um dos maiores latinistas da Europa no século passado, e célebre pelos seus escritos teologicos. Filho de Antonio Pereira e de Maria de Figueiredo, ingressou no Instituto da Congregação de Oratório de Lisboa, a qual saiu em 1769, para o estado secular. Morreu na Casa de N. S. das Necessidades, onde já vivia recolhido como hóspede desde 1785. Alguns autores afirmam que faleceu em 1794.
Obras publicadas: .
     Observação: No caso de obras com várias edições, estão indicadas abaixo apenas as principais obras, sem indicar todas as edições e/ou traduções. A partir destas, é possível localizar as demais publicações.
 
Título da obra:
Cidade:
Editora ou gráfica:
Ano:
Detalhes:
Carta de hum amigo a outro, na qual se defendem os Equivocos contra o indiscreto juizo que delles faz o moderno critico author da obra intitulada Verdadeiro methodo de estudar. De caminho se impugnam outros assertos do mesmo auctor, pertencentes à mesma materia Paris..175-.
Novo methodo da grammatica latina Lisboa.Miguel Rodrigues.1752.
Apparato critico para a correcção do diccionario intitulado: "Prosodia in vocabularium bilingue digesta" Lisboa.Officina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno.1755.
Commentario latino e portuguez sobre o terremoto e incendio de Lisboa Lisboa.Offic. de Miguel Rodrigues.1756.
Elementos de invençam e locuçam retorica, ou principios da eloquencia Lisboa.Of. de F. Luis Ameno.1759.
Dialogo sobre os autores da Lingua Latina, com o juizo critico das suas Obras, Idades, Estylos, e Impressões, para o uso das escolas da Congregação do oratório Lisboa.Regia Officina Sylviana e da Academia Real.1760.
Breve diccionario da latinidade pura e impura, com a significação portugueza de ambas Lisboa.Officina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno.1760.
Figuras da syntaxe latina explicadas e illustradas segundo os principios de Linacro, Sanches, Vossio e Perizonio Lisboa.Off. de Miguel Manescal da Costa.1761.
Principios de mythologia, escriptos e illustrados com breves notas Lisboa.Offic. Patriarcal de Francisco Luiz Ameno.1761.
Observações sobre a lingua e orthographia latina Lisboa.Offic. de Francisco Luis Ameno.1765.
Exercitationes Linguæ Latinæ ac Lusitanæ de diuersis argumnentis Olissipone..1765.
Statuta Academiæ Conimbricensis Lisboa.Regia Offic. Typ..1773-1775.
Compendio das epocas e successos mais illustres da historia geral Lisboa.Reg. Off. Typ.1782.
Breve demonstração de como em portuguez se deve escrever, e pronunciar o nome de Jesus, quando immediatamente se lhe segue o nome de Christo Lisboa.Regia Officina Typografica.1784.
Elogios dos Reis de Portugal em latim e em portuguez, illustrados de notas Historicas e Criticas Lisboa.Offic. de Simão Thaddeo Ferreira.1785.
Origem da insigne Ordem Militar do Tusão d'Ouro: e como o seu Grão Mestrado recahio nos Reis d'Hespanha Lisboa.Regia Offic. Typ..1785.
Figuras de syntaxe latina Lisboa.Impressão Regia.1816.
Compendio da grammatica latina do p. Antonio Pereira de Figueiredo com additamentos e notas por Antonio Alvares Pereira Coruja Rio de Janeiro.Typ. Franceza.1852.
Compendio da grammatica latina Rio de Janeiro.Typ. J. L. da Silva.1861.

.
.
LUSODAT
.
Bases de dados sobre história da ciência, da medicina e da
técnica em Portugal e Brasil, do Renascimento até 1900
.
Grupo de História e Teoria da Ciência