Nome:
     Antonio José de Sousa Pinto
Nascimento: .
     Trafaria, 1777
Morte: .
     Lisboa, 1853
Atividades principais: .
     Farmaceutico / Vogal do Conselho de Saúde Pública / Vereador da Câmara Municipal de Lisboa / Provedor-mór da Saúde / Diretor do Hospital de S. Lazaro
Outras informações biográficas: .
     Foi educado e instruido na farmácia por seu tio, também da mesma profissão e estabelecido com botica na rua nova d'Elrei, a própria, segundo julgo, que ele depois conservou. Morreu de apoplexia fulminante.
Obras publicadas: .
     Observação: No caso de obras com várias edições, estão indicadas abaixo apenas as principais obras, sem indicar todas as edições e/ou traduções. A partir destas, é possível localizar as demais publicações.
 
Título da obra:
Cidade:
Editora ou gráfica:
Ano:
Detalhes:
Dissertação sobre as enfermidades em que se faz recommendavel o uso da quina ...
Elementos de pharmacia, chymica e botanica para uso dos principiantes Lisboa.Imp. Regia.1805.
Pharmacopea chymica, medica e chirurgica Lisboa.Imp. Regia.1805.
Reflexões criticas sobre a direcção para o uso da água de Inglaterra Lisboa.Imp. Regia.1809.
Documentos que auctorisam a verdadeira Agua de Inglaterra da composição e manipulação de Antonio José de Sousa Pinto, boticario nesta cidade de Lisboa Lisboa.Imp. Regia.1810.
Materia medica Lisboa.Imp. Regia.1813.
Memoria sobre a administração do mercurio, suas consequencias e preparações Lisboa.Imp. Regia.1814.
Vade-mecum do cirurgião, ou tractado de symptomas causas diagnosis, progresso e tractamento das molestias cirurgicas e suas correspondentes operações Lisboa.Impr. Regia.1815.
Dissertação sobre o novo systema de contra estimulo Lisboa.Impressão Regia.1816.
Conhecendo que muitos dos meus collegas não possuem os necessarios conhecimentos de algumas preparações, que sendo receitadas com frequencia pelos sabios e praticos, não se encontram nas nossas pharmacopeas, etc. .Imp. Regia.1817.
Analyse da folha que o boticario Antonio José de Sousa Pinto publicou e distribuiu com a Gazeta de 25 de Septembro proximo passado Lisboa.Impressão Regia.1817.
Analyse chymica das aguas-ferreas do Bom Jardim, da Cabeça, da Venda Secca, e dos banhos das Alcaçarias pertencentes á excellentissima casa de Cadaval Lisboa.Imp. Regia.1818.
Ponto de vista anatomico physiologico, ou discurso compendioso, em que se da conta da estructura do corpo humano Lisboa.Imp. Regia.1819.
Reflexões sobre o methodo catraleptico, ou modo d'administrar os remedios pelo systema cutaneo Lisboa.Imp. Regia.1819.
Observações sobre a incerteza das analyses e reagentes, ou equivocação em que caem os que attribuem a cada caracter particular Lisboa.Imp. Regia.1819.
Apologia dialogal, visita aos visitadores, e exame aos examinadores: conversação entre dous boticarios, hum provinciano e outro lisbonense Lisboa.Impressão Regia.1820.
Dissertação chymico-medica sobre as causas e effeitos das enfermidades e seu tratamento Lisboa.Imp. Regia.1820.
Medicina politica ou principios necessarios tanto aos professores como uteis aos enfermos Lisboa.Off. de Simão Thaddeo Ferreira.1822.

.
.
LUSODAT
.
Bases de dados sobre história da ciência, da medicina e da
técnica em Portugal e Brasil, do Renascimento até 1900
.
Grupo de História e Teoria da Ciência