Do Céu à Terra:

A influência da astronomia

no desenvolvimento da física clássica

(palestra ministrada no dia 21/03/2001)

Prof. Roberto de Andrade Martins

Instituto de Física, Unicamp

Resumo: A astronomia é o mais antigo conhecimento humano sobre a natureza que adquiriu as características atualmente atribuídas às ciências exatas. Vários séculos antes da era cristã já era possível prever quantitativamente muitos fenômenos celestes, como posições do Sol e dos planetas, eclipses, conjunções. Embora os pitagóricos acreditassem que todos os fenômenos do universo (não só os celestes) deviam ser regidos por números, havia na Antigüidade um pequeno número de estudos matemáticos de fenômenos terrestres: estática, óptica, harmonia musical.

Foi por influência do estudo da própria astronomia que, durante a "revolução científica" dos séculos XVI e XVII, surgiu a mecânica clássica, que serviu de modelo para toda a física posterior. Esta palestra vai abordar alguns aspectos desse desenvolvimento.

 

Para copiar as apresentações Power Point utilizadas durante esta palestra, utilize esses dois "links":

Astron-Fis1.pps e Astron-Fis2.pps

Se você não tem o programa "PowerPoint" da Microsoft, pode fazer o download gratuito do "PowerPoint Viewer", clicando AQUI (2.7 Mb) ou, se a conexão com a Microsoft estiver lenta, clicando AQUI