TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL
Roberto de Andrade Martins

Campinas: Grupo de História e Teoria da Ciência, 2008
ISBN 978-1-4357-0933-1
200 páginas


Sumário:

Prólogo 
Capítulo 1. As bases da relatividade especial
Capítulo 2. Cinemática relativística
Capítulo 3. Paradoxos relativísticos
Capítulo 4. Velocidades superiores a c e espaço-tempo
Capítulo 5. Dinâmica relativística do ponto material
Capítulo 6. Dinâmica relativística de sistemas extensos
Capítulo 7. Relatividade e termodinâmica
Capítulo 8. Relatividade e eletromagnetismo
Capítulo 9. Relatividade e teoria quântica
Capítulo 10. Gravitação e relatividade especial

link da editora:
http://www.lulu.com/content/1933054 

Prólogo

    Este livro contém uma revisão de notas de aula preparadas para a disciplina de teoria da relatividade especial, que ministrei várias vezes no Instituto de Física “Gleb Wataghin” da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde o final da década de 1980. Após ser reformulado diversas vezes, o curso atingiu uma certa estabilidade e pareceu-me adequado, agora, publicar este texto. 
    O curso aqui apresentado destina-se a estudantes de graduação que já tenham adquirido um conhecimento básico de toda a física clássica (adquirido, normalmente, nos dois primeiros anos da graduação) e, preferivelmente, algum conhecimento de física moderna (correspondente a uma disciplina de “estrutura da matéria”). Como a matemática utilizada na teoria da relatividade especial é elementar (ao contrário da relatividade geral), não é necessário qualquer pré-requisito matemático específico; o conhecimento de cálculo diferencial e integral obtido nos dois primeiros anos de graduação é suficiente. 
    Ao ministrar pela primeira vez a disciplina de teoria da relatividade especial, utilizei o livro de Robert Resnick , que era um dos poucos textos didáticos sobre o assunto em português, na época. No entanto, logo senti a necessidade de apresentar aos meus estudantes diversos tópicos que não faziam parte daquele livro e que, na verdade, dificilmente são encontrados em textos didáticos sobre relatividade. Alguns deles são temas que desenvolvi em artigos publicados ao longo dos anos e que serão citados ao longo deste trabalho. Em pouco tempo abandonei o livro de Resnick e desenvolvi um curso bastante diferente. O resultado está apresentado aqui.
    O primeiro capítulo do livro apresenta os fundamentos básicos da teoria da relatividade especial e contém um curto histórico de alguns de seus aspectos. Alguns de meus leitores, que porventura estejam informados de que minha principal área de pesquisa é a história da física, talvez tenham a expectativa de encontrar aqui um estudo histórico detalhado sobre a teoria da relatividade. Porém, este livro procura essencialmente ensinar os aspectos técnicos da relatividade especial e não descrever a sua história – que merece um outro livro. Assim, o esboço histórico apresentado no primeiro capítulo é bastante elementar e incompleto, abordando apenas alguns poucos tópicos que precisam ser conhecidos para se compreender a relevância dos resultados apresentados posteriormente. 
    Em seguida, o livro estuda a cinemática relativística, apresentando as deduções da forma mais didática que me foi possível imaginar, sem nenhuma intenção de reproduzir (nem mencionar) o modo pelo qual essas equações foram encontradas, historicamente. Introduzo uma notação especial para representar as grandezas relativas, que é utilizada coerentemente ao longo do livro inteiro, e que me parece facilitar a compreensão da teoria, já que a própria notação enfatiza continuamente o caráter relativo das grandezas. Dois pontos da cinemática relativística que receberam especial atenção nesta parte do livro foram a discussão de paradoxos da relatividade e o estudo de velocidades superiores à velocidade da luz no vácuo (táquions) – um tema quase nunca estudado em disciplinas de graduação.
    A dinâmica relativística das partículas, apresentada em seguida, enfatiza a operacionalização das grandezas dinâmicas e privilegia o conceito de força. Os outros conceitos dinâmicos são definidos a partir da força. Após a dedução das relações mais conhecidas da dinâmica relativística do ponto material, é introduzido um tópico pouco abordado em livros didáticos – a dinâmica relativística de sistemas extensos. O capítulo dedicado a esse tema mostra que a relação E=mc² é apenas um caso particular de uma equação mais geral, deduzida por Max Planck (H=E+PV=mc²) para sistemas submetidos a pressões externas; e mostra que o próprio conceito de massa acaba perdendo o valor, nos desenvolvimentos avançados da teoria de corpos extensos, já que o momentum de um sistema submetido a tensões pode não ser paralelo à sua velocidade. O tensor de momentum-energia-tensão é então introduzido e estudado, mostrando-se o seu significado físico.  
    A eletrodinâmica relativística é apresentada apenas de forma elementar, neste livro. O motivo principal é que as disciplinas avançadas de graduação sobre eletromagnetismo costumam apresentar o formalismo relativístico, sendo portanto desnecessário incluir um tratamento detalhado desse assunto em uma disciplina sobre relatividade especial. A ênfase neste capítulo recai, por isso, no conceito de invariância de carga e nas transformações das principais grandezas eletromagnéticas.  
    Outros tópicos sobre teoria relativística de corpos extensos apresentados neste livro são a termodinâmica relativística e a teoria da luz em meios transparentes. São dois temas instigantes, já que até o momento existem discussões entre os especialistas a respeito das equações mais adequadas para descrever esses temas. O capítulo sobre termodinâmica relativística apresenta, inicialmente, uma discussão sobre a teoria cinética relativística dos gases para mostrar que, no âmbito desta teoria, a energia cinética média das partículas não é proporcional à temperatura absoluta de um gás ideal. Depois, analisa-se detalhadamente as possibilidades de definição de uma temperatura relativística e discute-se o ciclo de Carnot, que permite a introdução de um conceito termodinâmico de temperatura, estudando-se então a transformação da temperatura e de outras grandezas termodinâmicas. 
    As relações entre teoria da relatividade restrita e as propriedades dinâmicas da radiação é outro tema especial estudado neste livro. Quando a luz se propaga no vácuo, há uma proporcionalidade entre a energia de um trem de ondas e sua freqüência, que se mantém a mesma para todos os referenciais. Por isso, a relação E=hv é uma equação relativística válida, independentemente de sua interpretação quântica. O estudo de outras propriedades dinâmicas da luz (pressão, momentum, massa) é simples, quando a radiação se propaga no vácuo, mas apresenta dificuldades especiais quando se considera a luz em um meio transparente, como é mostrado no mesmo capítulo. 
    Partindo da relação E=hv, o capítulo seguinte discute algumas relações entre a teoria quântica e a teoria da relatividade especial. Mostra as bases da mecânica ondulatória relativística de Louis de Broglie, e apresenta a equação relativística (geralmente chamada “equação de Klein-Gordon”) para “pacotes de onda” – superposições de ondas de De Broglie.
    Por fim, o livro aborda os limites da teoria da relatividade especial, quando ela é aplicada a fenômenos envolvendo campos gravitacionais. Mostra-se a dificuldade que é encontrada ao se tentar generalizar a lei de gravitação de Newton, na teoria da relatividade, e a necessidade de se procurar outros caminhos para aplicar a relatividade especial a campos gravitacionais. O princípio de equivalência é introduzido e aplicado à dedução do efeito de “desvio para o vermelho” gravitacional. Depois se discute a deflexão gravitacional da luz, a variação relativística do período de relógios de pêndulo, e a descrição do “chão” por superfícies aceleradas covariantes. Este capítulo mostra que há, sim, vários aspectos da física de campos gravitacionais que podem ser estudados pela teoria da relatividade especial (ao contrário do que se costuma dizer), exibindo ao mesmo tempo os limites dessa teoria.  
Como se vê por este curto resumo, o conteúdo deste livro é bastante diferente do que se costuma encontrar nos livros didáticos sobre teoria da relatividade especial. Os tópicos menos usuais são aqui desenvolvidos de forma mais detalhada, para facilitar a compreensão por parte de estudantes e professores. Muitos dos temas mais comuns (como mecânica relativística do ponto material, ou eletromagnetismo) são abordados de forma mais rápida do que em outros livros, exatamente porque é fácil encontrar outras obras que podem complementar o estudo do presente texto.
    É difícil expor de forma detalhada, em uma disciplina de graduação de um semestre (60 horas) todo o conteúdo aqui apresentado. Além disso, há tópicos que podem exigir certa maturidade dos estudantes, sendo mais adequados para uma disciplina de pós-graduação. Os professores que queiram utilizar este livro devem adaptar seu uso aos seus interesses e às suas condições específicas de trabalho. 
    O autor gostaria de agradecer ao professor Manoel Messias Ferreira Júnior (Universidade Federal do Maranhão) que, quando era estudante de graduação na Unicamp, muitos anos atrás, fez anotações de minhas aulas sobre relatividade que me foram úteis; e agradecer ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), cujo apoio constante nas últimas três décadas permitiu ao autor desenvolver este e outros trabalhos. 
 

Roberto de Andrade Martins
Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências
Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia
Instituto de Física “Gleb Wataghin”
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)


Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências (GHTC)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
http://www.ghtc.usp.br/