Capítulo 3: Medicina Grega

CONTÁGIO

HISTÓRIA DA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

.
         A enorme influência de Aristóteles fez com que, entre as pessoas com formação filosófica, o mero conhecimento prático ou empírico passasse a ser desprezado. O verdadeiro conhecimento tinha que ser sistemático, exato, formando uma estrutura demonstrativa semelhante à matemática. O ponto central desse conhecimento era a etiologia - o conhecimento da causa ("aitia", em grego, é causa) . A própria medicina deveria ser um sistema filosófico racional, para ser um conhecimento e não uma mera arte.

         É claro que a medicina de Hipócrates não satisfazia a esse ideal. Por isso, um importante ramo da medicina pós-hipocrática procurou fornecer uma base racional, sistemática, para o pensamento médico. Essa base exigia uma teoria elaborada, capaz de explicar a causa dos sintomas das doenças e dos efeitos dos procedimentos terapêuticos.

         A própria filosofia de Aristóteles forneceu uma base geral para a medicina racionalista. Ele desenvolveu e sistematizou a doutrina dos quatro elementos de Empédocles, analisou a relação entre os elementos e as quatro qualidades básicas (quente-frio, úmido-seco) e estabeleceu relações entre essas qualidades e elementos com os humores e com alguns órgãos.

         Os quatro elementos materiais básicos (fogo, ar, água e terra) representam, no pensamento grego, aquilo que chamamos de estados da matéria: "água" não se refere apenas à água propriamente dita, mas a qualquer líquido (vinho, vinagre, óleo, etc.), assim como "terra" representa qualquer sólido. A água, ao se congelar, vira terra (gelo); ao ser aquecida, vira ar (vapor); e o fogo é o estado de maior aquecimento do ar, que se torna luminoso. Essas quatro possibilidades esgotam tudo o que se conhecia e serviam para descrever todos os tipos de materiais da natureza.

         Segundo Aristótles, existem quatro poderes básicos, que formam dois pares de opostos: quente-frio, úmido-seco. Uma coisa não pode ser quente e fria ao mesmo tempo, nem úmida e seca ao mesmo tempo; essas qualidades são opostas. Mas podem existir as combinações de quente com úmido e seco, e de frio com úmido e seco. Isso forma quatro e somente quatro possibilidades:

- quente e seco
- quente e úmido
- frio e seco
- frio e úmido

e cada uma dessas quatro combinações corresponde a um dos elementos básicos da matéria. O fogo é quente e seco; o ar é quente e úmido (pois, como já foi dito, o ar é equivalente ao vapor d'água); a água é fria e úmida; a terra é fria e seca.

.
Página anterior
44
Próxima página

INTRO DUÇÃO
CAP. 01
CAP. 02
CAP. 03
CAP. 04
CAP. 05
CAP. 06
CAP. 07
CAP. 08
CAP. 09
CAP. 10
CAP. 11
CAP. 12
CRONO LOGIA