Dürer's RHINOCERVS

Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências

Simpósio Comemorativo do 10° Centenário de Omar Ibn-Battutah
.
Informações complementares
.
Índice
Publicações
Base de dados
Membros
Outros
  .
ATENÇÃO: Se você chegou a esta página diretamente, utilizando uma máquina de busca, leia inicialmente ESTA PÁGINA. Somente depois retorne a estas explicações complementares.
.
À direita:
Selo publicado em Marrocos, comemorativo de Ibn Battutah
.
    O "Simpósio Comemorativo do 10° Centenário de Omar Ibn-Battutah" foi uma atividade realizada em julho de 1991, como parte do Curso de Especialização em História da Ciência que era desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas, sob a coordenação do prof. Roberto Martins.
.
    Uma das disciplinas desse Curso de Especialização, chamada "Iniciação à Pesquisa em História da Ciência II", tinha como um de seus objetivos (entre outros) o treino de elaboração de textos historiográficos. Porém, para tornar o treino de redação de um artigo de história da ciência uma atividade independente da própria pesquisa historiográfica (ou seja, para treinar apenas as próprias habilidades de redação e estruturação do texto), foi desenvolvida uma atividade didática de caráter lúdico, que consistiu na elaboração de artigos desprovidos de qualquer base historiográfica real. Os artigos deveriam ser totalmente inventados, discutindo-se temas e autores inexistentes e apresentando uma bibliografia fictícia.
.
    Foram formados dois grupos para redigir os trabalhos. O tema escolhido de comum acordo foi a discussão dos trabalhos medievais a respeito dos sapos magnéticos. O autor central das pesquisas fictícias seria Omar Ibn-Battutah, que teria falecido exatamente mil anos antes (ou seja, em 991 d.C.). O nome do "autor" estudado foi inspirado no célebre viajante e geógrafo Abu Abdullah Muhammad Ibn Battutah (1304-1369), nascido em Marrocos, que viveu portanto no século XIV (e não no século X) e que é considerado o Marco Polo islâmico. O Ibn Battutah histórico nunca estudou sapos magnéticos, ao que se saiba...
.
    Os artigos elaborados pelas pessoas que participavam do Curso de Especialização (e que estão listadas mais abaixo) estão disponíveis para cópia e leitura, na página anterior. São textos bem escritos, que apresentam dois estilos diferentes, exibindo interessantes informações e argumentos a respeito do tema escolhido. Algumas partes dos artigos podem ser extremamente convincentes; outras, permitem a um leitor suficientemente arguto perceber que tudo não passa de uma brincadeira.
.
    Ao final do desenvolvimento dos trabalhos, foi realmente realizado um simpósio, com a apresentação e discussão dos dois trabalhos. O coordenador (também fictício) do evento era o professor Thabît al-Udin ibn-Qurta (um nome inspirado no do famoso astrônomo Thabit ibn Qurrah al-Harrani, do século IX). Esse professor ibn-Qurta (Roberto Martins) elaborou um cartaz para o evento, preparou formulários e encaminhou aos participantes uma correspondência solicitando pareceres sobre os trabalhos apresentados no Simpósio, pois uma outra habilidade que se desejava desenvolver, durante a acima referida disciplina, era a própria capacidade de avaliar artigos e elaborar pareceres a respeito de trabalhos sobre história da ciência.
.
    As pessoas que elaboraram os dois artigos foram (em ordem alfabética):
.
Débora de Castro Camus
Denise Silva Vilela
Fernando César Teixeira França
Francisco J. C. Figueiredo
Giséle Katopodis
Lilian Al-Chueyr Pereira Martins
Marcos Augusto Pessoa Ribeiro
Maria Elice Brzezinski Prestes
Renata Rivera Ferreira
Walmir Thomazi Cardoso
Wilson Pereira de Jesus
Yma Souza de Abreu
.
    Esses são, portanto, os reais autores dos artigos de "Manuela Sabattini" e de "Brigitte Venturini". Alguns desses antigos participantes do Curso de Especialização em História da Ciência são, atualmente, pesquisadores bem conhecidos pelas pessoas que costumam visitar estas páginas.
.

Índice
Publicações
Base de dados
Membros
Outros

Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências

 ghtc@ifi.unicamp.br

em 03/Mar/2005