Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência
Editores: Roberto de Andrade Martins (Unicamp) e Maria Rachel Fróes da Fonseca (Fiocruz).

Conselho Editorial: Anna Carolina Regner (UFRGS), Carlos Alberto Filgueiras (UFRJ), Carlos Ziller Camenietzki (MAST), Lilian Al-Chueyr Pereira Martins (PUC-SP), Maurício Pietrocola (UFSC), Maria Amélia Dantes (USP), Nísia Trindade (Fiocruz), Olival Freire Júnior (UFBA), Penha Cardoso Dias (UFRJ), Silvia Figueirôa (Unicamp), Ubiratan D’Ambrosio (PUC-SP).

    A Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência (ISSN 0103-7188) é um periódico publicado desde 1985 pela Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC). Os sumários de todos os números publicados até hoje da Revista da SBHC podem ser consultados neste endereço eletrônico: http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/sbhc.htm. Os textos completos dos artigos dos números mais recentes também estão disponíveis no mesmo endereço.

    A Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência é distribuída a todos os sócios da SBHC.

    As pessoas interessadas nessa Revista podem entrar em contato com os Editores da Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, nos seguintes endereços eletrônicos:

    Os autores que queiram submeter artigos para publicação neste periódico devem seguir as normas da Revista da SBHC, que estão indicadas abaixo. Instruções detalhadas sobre o modo de preparar as referências bibliográficas dos artigos estão disponíveis aqui (Ref-Bibl-SBHC.doc), sob a forma de um arquivo do Word for Windows 97, ou aqui (Ref-Bibl-SBHC.rtf), em versão Rich Text Format (RTF). Mais informações sobre a preparação dos originais podem ser encontradas aqui (RSBHC-instr.doc), em formato Word for Windows 97, ou aqui (RSBHC-instr.rtf), em versão Rich Text Format (RTF). Está também disponível um arquivo-modelo, com a formatação adotada na Revista, no qual pode ser digitado o texto: (RSBHC-mod.doc), em formato Word for Windows 97, ou aqui (RSBHC-mod.rtf), em versão Rich Text Format (RTF).


AOS COLABORADORES

    A Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência publica artigos originais sobre história da ciência, da técnica, da tecnologia e da medicina, além de resenhas de livros e traduções comentadas de textos clássicos.

    As colaborações devem ser submetidas a um dos editores da Revista da SBHC, nos seguintes endereços:

Maria Rachel Fróes da Fonseca, Departamento de Pesquisa, Casa de Oswaldo Cruz, Av. Brasil, 4036 sala 401, Manguinhos – 21040-361 Rio de Janeiro, RJ;

Roberto de Andrade Martins, Grupo de História e Teoria da Ciência, Unicamp, Caixa Postal 6059 – 13081-970 Campinas, SP.

    Devem ser enviadas 4 (quatro) cópias do trabalho em papel, além de uma versão eletrônica em disquete, preferivelmente em formato Rich Text Format (RTF) ou Word for Windows.

    Todos os artigos submetidos para publicação na Revista da SBHC serão analisados inicialmente por dois árbitros, recorrendo-se a um terceiro em caso de conflito entre os dois primeiros.

    Os artigos devem ser preparados seguindo-se a estrutura e organização utilizadas neste número da Revista da SBHC. Observe-se, em particular, os seguintes pontos:

1. A Revista da SBHC utiliza exclusivamente a fonte Times New Roman, disponível em qualquer editor de texto. Por favor, não use outros tipos de fonte (Arial, Courier, etc.).

2. Após o título e nome dos autores, devem ser fornecidos um resumo (em português) e um abstract (em inglês), cada um deles com 100 a 200 palavras.

3. As referências bibliográficas completas dos trabalhos citados no artigo devem aparecer em uma lista ao final do artigo, e não em notas de rodapé.

4. Ao longo do texto, quando for citado algum trabalho, a referência abreviada deve ser colocada entre parênteses, no próprio texto (e não em notas de rodapé), utilizando a forma (KUHN, 1962, p. 35) ou (KUHN, The structure of scientific revolutions, p. 35). Não devem ser utilizadas abreviações inventadas pelo autor (SSR, p. 35). Evite-se o uso de idem e ibidem.

5. As notas de rodapé devem ser utilizadas exclusivamente para comentários e acréscimos, e não para uma mera indicação de referências bibliográficas. No entanto, em notas que contenham comentários podem também aparecer referências bibliográficas.

6. O texto deve ser dividido em seções, para facilitar a leitura e para organizar o próprio artigo. Cada seção deve ter um número e um título. O título das seções deve ser em negrito, letras maiúsculas. O número de cada seção não deve ter ponto após o número.

7. No corpo do texto, não se deve fazer uso exagerado de itálico e negrito. Nunca utilize palavras sublinhadas, nem coloque palavras com todas as letras em MAIÚSCULAS (exceto no caso de estar reproduzindo uma citação).

8. As citações curtas (uma frase, poucas linhas) devem ser colocadas entre aspas duplas, no meio do próprio texto. As citações longas (duas ou mais frases, várias linhas) devem ser colocadas sem aspas em parágrafos separados, com recuos à direita e à esquerda de 1,0 cm e com linhas em branco antes e depois da citação. As citações não devem ser em itálico ou negrito (exceto se assim estiverem no original). Omissões devem ser indicadas por reticências entre colchetes [...].

9. A lista de referências bibliográficas, ao final do trabalho, deverá estar em ordem alfabética, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (Norma ABNT NBR-6023/2000). As referências publicadas nos artigos dos números mais recentes da Revista da SBHC (n° 19 e 20) podem ser tomadas como exemplo.

    Mais informações sobre referências bibliográficas e forma de apresentação dos trabalhos poderão ser solicitadas aos editores da Revista da SBHC (Rmartins@ifi.unicamp.br ou froes@coc.fiocruz.br).