Proposta para o desenvolvimento da área de História da Ciência, no Brasil, e para a SBHC

DOCUMENTOS ADICIONAIS

       Esta página contém diversos "links" para documentos que complementam a proposta apresentada na página principal. Alguns dos documentos estão armazenados em diferentes servidores que, eventualmente, podem mudar seus endereços ou podem estar fora do ar. Por isso, os documentos externos foram também copiados para o servidor local (ghtc), de tal forma que podem ser acessados através de um "link" alternativo (assinalados pelo símbolo ), se o "link" externo (indicado pelo símbolo ) não funcionar.

Eleição da Diretoria da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC)

    A eleição da Diretoria da SBHC, para o biênio 2004-2006, ocorrerá provavelmente em agosto ou setembro de 2004. Atualmente (junho de 2004) estão sendo enviadas aos sócios as cobranças de anuidades, pela Tesouraria da SBHC (ver uma cópia da circular, com informações sobre o modo de fazer o pagamento, aqui ). Apenas podem votar na eleição os sócios que estiverem quites com suas anuidades até o final de junho. As pessoas que são sócias e que não receberam nenhuma correspondência da Tesouraria devem entrar em contato com a Tesoureira, Maria Rachel Fróes da Fonseca (froes@coc.fiocruz.br), para verificar a sua situação.

    Pessoas que ainda não se filiaram à SBHC e que se filiem até o final de junho enviando a ficha de filiação e realizando o pagamento da anuidade de 2004 também poderão votar. A ficha de inscrição, em formato RTF, pode ser copiada aqui  (clique com o botão DIREITO do mouse e escolha a opção de salvar o arquivo em seu computador). É preciso copiar o arquivo para o seu computador, depois preencher com os dados solicitados, e depois enviar o formulário para a Tesoureira e para o Secretário Geral da SBHC:

Tesoureira: Maria Rachel Froes da Fonseca <froes@coc.fiocruz.br>; Secretário Geral: Olival Freire Júnior <freirejr@ufba.br>

    As informações sobre o modo de fazer o pagamento estão neste link.

Documento sobre a Política Nacional de Memória da Ciência e da Tecnologia (Comissão Especial constituída pela Portaria 116/2003 do Presidente do CNPq em 04 de julho de 2003).

Em meados de 2003, o CNPq nomeou uma Comissão para elaborar uma proposta de Política Nacional de Memória da Ciência e da Tecnologia. A referida Comissão foi composta pelos seguintes membros:

Para estabelecer sua proposta, a Comissão realizou reuniões no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, com a participação de dezenas de historiadores da ciência e outros especialistas. A partir de todas as discussões realizadas, a Comissão elaborou um documento que foi publicado e distribuído pelo CNPq.

Esse documento não está ainda disponível nos "sites" do CNPq ou do MCT. Está disponibilizada aqui uma versão parcial, que foi divulgada no ano passado entre os pesquisadores Clique sobre a imagem para abrir o documento (formato PDF; para salvar em seu computador, clique com o botão DIREITO do mouse).

Criação de um Comitê Temático de História da Ciência no CNPq

O CNPq aprovou, em 2003, a criação de um Comitê Temático de História da Ciência para julgar pedidos específicos da área de História das Ciências. Esse Comitê não tem participado do julgamento dos pedidos "normais" (fluxo contínuo); participou do julgamento do Edital lançado em 2003, de um milhão de reais, para projetos relativos à Preservação e Pesquisa da Memória Científica e Tecnológica Brasileira (Edital CT-INFRA/MCT/CNPq - 003/2003).

Os membros do Comitê Temático de História da Ciência são: Antonio Torres Montenegro (UFPE), Luiz Carlos Soares (UFF) e Roberto de Andrade Martins (UNICAMP) como titulares; Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes (UFC) e Maria Amélia Mascarenhas Dantes (USP) como suplentes. Para o julgamento do Edital CT-INFRA/MCT/CNPq - 003/2003, Ana Maria Ribeiro de Andrade (MAST/MCT) foi também convidada a participar.

Não está disponível nenhum documento do CNPq, na Internet, sobre esse Comitê Temático.

O Comitê Assessor de História e a História das Ciências

No CNPq e nos outros órgãos de fomento à pesquisa, a História das Ciências tem sido classificada como uma sub-área da área de História. Assim, o julgamento de pedidos de auxílio e bolsas de nossa área tem sido tradicionalmente realizado por pesquisadores do Comitê Assessor de História, que não inclui representantes de História da Ciência.

Nos anos de 2002 e 2003, o Comitê Assessor de História do CNPq resolveu deixar de apoiar os pesquisadores de História das Ciências que não correspondessem ao perfil geral de um historiador de outras áreas. Somente seriam apoiados pesquisadores que tivessem feito curso de história e que apresentassem trabalhos em congressos de história (não de história da ciência), e publicassem artigos em revistas de história (não de história da ciência). O documento elaborado em meados de 2003 pelos membros do Comitê Assessor de História está disponível para consulta neste "link" local. Clique sobre a imagem para abrir o documento

Após a criação do Comitê Temático de História da Ciência (ver acima), o prof. Luiz Carlos Soares foi convidado a participar das reuniões do Comitê Assessor de História.

Proposta de criação de Comitê Assessor de Filosofia, História e Sociologia das Ciências e Tecnologia

Durante o segundo semestre de 2003 houve uma ampla discussão de propostas sobre o Comitê Assessor. Uma importante sugestão foi encaminhada pela professora Anna Carolina Regner, com apoio de muitos outros pesquisadores, para a criação de uma área de : Filosofia, História e Sociologia das Ciências e Tecnologia. A proposta pode ser consultada neste "link" local. Clique sobre a imagem para abrir o documento

Edital de um milhão de reais para projetos relativos à Preservação e Pesquisa da Memória Científica e Tecnológica Brasileira (Edital CT-INFRA/MCT/CNPq - 003/2003)

No segundo semestre de 2003, o CNPq disponibilizou o montante de um milhão de reais para serem distribuídos a 30 projetos de Preservação e Pesquisa da Memória Científica e Tecnológica Brasileira (Edital CT-INFRA/MCT/CNPq - 003/2003). O texto do Edital encontra-se disponível no "site" do CNPq Clique na figura para abrir documento com mais detalhes e também neste "link" local Clique sobre a imagem para abrir o documento.

Apesar do curto prazo para apresentação de pedidos, foram recebidos pelo CNPq quase 300 projetos. O valor total dos pedidos era cerca de 10 vezes maior do que os recursos disponíveis.

Os projetos foram examinados durante uma semana pelo Comitê Temático de História da Ciência (ver acima), que distribuiu os recursos disponíveis entre os mesmos. O resultado do julgamento pode ser consultado aqui: Clique na figura para abrir documento com mais detalhes e também neste "link" local Clique sobre a imagem para abrir o documento.

Além de elaborar pareceres para todos os pedidos, individualmente, o Comitê Temático redigiu um Relatório para ciência do próprio CNPq e para ser divulgado a todos os pesquisadores que participaram do Edital. Esse Relatório não está disponível no "site" do CNPq, mas pode ser consultado aqui Clique sobre a imagem para abrir o documento.

Coleção "Memória do Saber"

Por iniciativa do prof. Manuel Domingos Neto, vice-presidente do CNPq, foi elaborado um projeto de uma coleção de livros, denominada "Memória do Saber". A coleção será coordenada pelo CNPq e publicada através de um convênio estabelecido entre o CNPq (Ministério da Ciência e Tecnologia) e a Fundação Biblioteca Nacional (Ministério da Cultura). Clique na figura para abrir documento com mais detalhes

A referida coleção publicará, nos próximos anos, algumas dezenas de volumes de grande porte (aproximadamente 500 páginas por volume), centralizada em personagens-chave da história da ciência e da tecnologia no Brasil. Cada volume terá um coordenador, mas contará com colaboração de uma equipe de historiadores.

A descrição do projeto ainda não está disponível no "site" do CNPq, mas pode ser consultada através deste "link" local Clique sobre a imagem para abrir o documento.

Programa Nacional de História das Ciências e da Tecnologia (PRONAHCT)

Durante os anos de 1987 e 1988 foi desenvolvida uma grande mobilização dos pesquisadores de história das ciências, que resultou na elaboração de um projeto de “Programa Nacional de História das Ciências e da Tecnologia” (PRONAHCT). O documento básico do PRONAHCT, que contém também o histórico de seu desenvolvimento, foi digitalizado e está disponível neste "link" local, para download, em formato PDF Clique sobre a imagem para abrir o documento (Arquivo muito grande, com 16 MB, em formato PDF imagem; para salvar em seu computador, clique com o botão DIREITO do mouse).

Graças à intensa mobilização ocorrida e à pressão exercida pela comunidade, o PRONAHCT chegou a ser aprovado pelo CNPq e foi constituído um Comitê Assessor para gerenciá-lo, constituído por Roberto de Andrade Martins (UNICAMP), Paulo Gadelha (COC/FIOCRUZ), Shozo Motoyama (USP) e Pedro Leitão  (MAST). O referido Comitê Assessor chegou a aprovar um vultuoso auxílio para a recuperação da Biblioteca de Obras Raras do Centro de Tecnologia da UFRJ. Pouco depois, no entanto, o PRONAHCT foi desativado pelo CNPq.

Preservação e pesquisa em grande escala da memória nacional

Por ocasião das reuniões relativas à elaboração do documento de Política Nacional de Memória da Ciência e da Tecnologia (ver acima), apresentei à Comissão algumas sugestões que estão disponíveis para consulta aqui Clique sobre a imagem para abrir o documento. Embora o texto esteja apresentado de forma esquemática (como foi utilizado para ser acompanhado por exposição oral), ele permite notar o grande número de atividades que poderiam ser desenvolvidas pelos historiadores da ciência, gerando novas oportunidades profissionais para os jovens que estão entrando na área. Um dos caminhos abertos pela Política Nacional de Memória da Ciência e da Tecnologia (ver acima) é a implantação de Centros de Memória Científica e Tecnológica em todas as universidades, institutos isolados de pesquisa, sociedades científicas e técnicas, grandes indústrias e empresas, e muitos ministérios e seus órgãos.

Banco de teses e dissertações

Pode-se ver aqui Clique sobre a imagem para abrir o documento um embrião de banco de teses e dissertações sobre História da Ciência, com alguns textos disponíveis de alunos da Unicamp e da PUC-SP.

Centros de Memória Científica e Tecnológica

Pode ser consultado neste "link" Clique sobre a imagem para abrir o documento um estudo sobre preservação da memória científica e tecnológica nas universidades e, mais especialmente, sobre a criação de Centros de Memória nessas instituições. O estudo foi realizado tendo como perspectiva principal a realidade da UNICAMP, mas é válido, em termos gerais, para todas as universidades e centros de pesquisa.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio

O Ministério de Educação elaborou novas diretrizes para a educação, sob a forma dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Nesses documentos, como os  Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Clique na figura para abrir documento com mais detalhes Clique sobre a imagem para abrir o documento, nota-se uma grande ênfase no ensino das relações entre as ciências e a sociedade e no estudo da história das ciências. Por exemplo, no documento sobre Ciências Naturais ("link" acima, página 15), o PCN indica três tipos principais de competências que devem ser desenvolvidas nos estudantes: comunicar e representar; investigar e compreender; contextualizar social ou historicamente os conhecimentos. Assim, se essa política educacional for efetivamente implementada, abre o caminho para a ampla inserção da história das ciências no ensino médio.

Estatuto da SBHC

O primeiro Estatuto de SBHC data de sua criação. Em 1990 foi feita uma reforma do Estatuto. Essa é a versão que vigora atualmente, na Sociedade. O texto completo do Estatuto da SBHC está disponível aqui Clique sobre a imagem para abrir o documento.

Entrevista na revista Episteme

Anna CarolinaNuma perspectiva institucional mais ampla com relação à área, você atuou como presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC). O que, a seu ver, pode contribuir para dinamizar ainda mais o papel da Sociedade na consolidação da área no Brasil?

Roberto – A Sociedade Brasileira de História da Ciência tem várias funções importantes. Ela deve facilitar a interação entre os grupos, pesquisadores e estudantes da área, através de todos os tipos de canais de comunicação, como revistas, congressos, boletins, lista de discussão eletrônica, grupos de trabalho, Internet, etc. Ela deve contribuir para o crescimento da área, apoiando as iniciativas dos diversos grupos (projetos de pesquisa, eventos, publicações, cursos, seminários), organizando novas iniciativas nacionais e regionais, lutando por maior apoio financeiro, e principalmente procurando estimular um aumento contínuo do nível das pesquisas, do ensino e das publicações na área. A exemplo do que foi feito há mais de dez anos, deveria ser feita uma nova tentativa de estabelecimento de metas e estratégias gerais para o desenvolvimento da área, através de reuniões entre pesquisadores representativos de todo o país. Se existir uma seriedade na pesquisa, produção de trabalhos de bom nível e uma profissionalização da área (ou seja, uma queda do amadorismo), a história da ciência poderá se firmar, crescer e obter mais recursos.
    A área de história da ciência é, atualmente, muito diferente do que era quando a SBHC foi criada. Surgiram novos pesquisadores, novos grupos, novas tendências, e ocorreram muitas divisões. Foi criada uma sociedade brasileira de história da medicina e outra de história da matemática, e talvez seja criada uma de história da técnica. Os educadores que se preocupam com o uso de história da ciência no ensino estão, de um modo geral, à margem da SBHC, filiando-se a outras sociedades. Para que essa fragmentação não enfraqueça a área, é necessário que exista um entendimento e colaboração entre todos dentro de uma federação ou associação mais ampla, ou uma absorção de todos os grupos e tendências dentro da própria SBHC – o que parece impossível, atualmente.
   A Sociedade deve, idealmente, estar acima de disputas entre grupos, entre regiões, entre pessoas e entre linhas de pesquisa, privilegiando essencialmente a qualidade do trabalho. Se há disputas que não podem ser solucionadas, a direção da Sociedade deve circular democraticamente entre os vários grupos. Nenhum grupo deve manter o controle da Sociedade durante um tempo longo. 

        Roberto de Andrade MartinsClique aqui para consultar informações sobre Roberto MartinsClique aqui para enviar e-mail para Roberto Martins
        Junho de 2004