Revista da Sociedade Brasileira de
História da Ciência
número 3, 1989
Número especial: II Seminário Latino-Americano
sobre Alternativas de Ensino da História da Ciência e da Tecnologia
Abertura do Seminário |
3 |
Homenagem a José
Reis
Simão Mathias
En busca de un futuro
para el futuro
Juan José Saldaña
Saudações
de boas-vindas
José Goldenberg |
|
Conferência com debates
Historia social y formación de una
cultura científica
Luis Carlos Arboleda
Debate e discussão:
Shozo Motoyama, Roberto A. Martins, Luis Carlos Arboleda, Angel Zapata,
Celina Lertora, Nestor Goulart Reis Filho |
11 |
Painel – Alternativas de ensino da história da ciência |
27 |
Los estudios sociales
de la ciencia en America Latina
Hebe Vessuri
Alternativas de ensino
da física nas universidades latino-americanas
José Maria Filardo Bassalo
Algunas consideraciones
sobre la ciencia, su enseñanza y su historia
Angel-Ruiz Zuñiga
Discussão: J.
M. Filardo Bassalo, Amélia Império Hamburger, Isidoro Alves,
Hebe Vessuri, Angel-Ruiz Zuñiga, Emilio Quevedo |
|
Palestra
Zona cinzenta entre ciências,
técnica e arte
Vilém Flusser |
45 |
Comunicações – Alternativas de ensino da história
da ciência |
51 |
Discussão sobre
comunicação em ciências
Vilém Flusser
Comentários
Milton Vargas
Discussão: Zélia
Rasmazzoni, Milton Vargas, Vilém Flusser
Reflexiones sobre el
sistema de Lavoisier
Patrícia E. Aceves Pastrana
El advenimiento de la
química de Lavoisier a México
Juan José Saldaña, Patrícia E. Aceves Pastrana
Pesquisa sobre historia
de la ciencia en Venezuela
Hebe Vessuri
Historia de la ciencia
desde el problema científico
Celina A. Lértora Mendoza
Enseñanza de la
historia de la ciencia en Paraguay
Gustavo Laterza, Beatriz G. de Bosio, Maria Graciela de López
M.
As simetrias e as leis
de conservação da física
José Maria Filardo Bassalo
O ensino de história
da ciência no Brasil no curso de graduação em história
da USP
Maria Amélia Mascarenhas Dantas
A história das
ciências no ensino de química do 2° grau: uma proposta
em elaboração
Hiroyubi Hino, Marcia Helena Ferraz, Natália Aparecida Laguna
A história da
ciência e a volta a uma visão globatizante e motivadora no
ensino
Ana Maria Alfonso Goldfarb
Teoria do conhecimento:
um curso em desenvolvimento
Lena Regina Klabin Rotemberg, Edward E. Gueene
Ensino de história
da ciência, através da interpretação de textos
Walter Cardoso
Experiência de
um curso de história das ciências exatas
Sônia Pinto de Carvalho, Márcio Quintão Moreno
Ensino da história
da Ciência no E. T. H.
Franco Balduzzi |
|
Conferência com debates
Alternativas para la
enseñanza de la historia de las professiones
Emilio Quevedo
Debate e discussão:
Edgard Salvadore de Deca, Julio Katinski, Emilio Quevedo, Walter Cardoso,
J. M. Filardo Bassalo, Hebe Vessuri, Celina Lértora Mendonza, Alfredo
G. Kohn Loncarica, Emilio Quevedo |
91 |
Painel – Alternativas de ensino da história da técnica |
105 |
Situación de la
enseñanza de la historia de la ciencia y la tecnologia en Paraguay
Beatriz G. de Bosio
Sobre la enseñanza
de la tecnologia
Angel Zapata
Experiências sobre
o ensino da história da tecnologia, resistência dos materiais,
modelos físicos, desenvolvimento da tecnologia do concreto e evolução
das normas estruturais no Brasil
Fernando Lobo Carneiro
Alguns aspectos curiosos
da história do concreto
Augusto Carlos de Vasconcelos
Uma apreciação
do desenvolvimento histórico dos materiais
Arnaldo H. Paes de Andrade
Discussão: Alfredo
G. Kohn Loncarica, A. Zapata, S. Motoyama, F. L. Lobo Carneiro, A. H. Paes
de Andrade, M. Vargas, Hebe Vessuri, J. M. F. Bassalo |
|
Palestra
História da técnica
colonial no Brasil
Ruy Gama
Discussão: M.
Vargas, V. Flusser, R. Gama, H. Gordon |
131 |
Comunicações – Alternativas de ensino da história
da técnica |
141 |
Entre alternativas a
caminho do tempo normalizado
Barnabás Belcsák
O ensino de filosofia
da ciência e da técnica nas escolas de engenharia
Jorge Pimental Cintra
Ciências tradicionais
do oriente – ensino e aplicações possíveis na atualidade:
o caso de dois grupos de estudos na Universidade de São Paulo
Carlos Roberto Z. Costa
Raízes do ensino
superior no Brasil
Francisco A. Doria
O ensino de história
da técnica e da tecnologia na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
da Universidade de São Paulo
Ruy Gama
A vinculação
entre ciência e tecnologia
Alfredo Tiomno Tolmasquin
Disciplinas humanísticas
na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Milton Vargas
Memória ativa
do desenvolvimento científico
Nestor Goulart Reis Filho
Ensino da história
da tecnologia e o curso de história do Brasil
Shozo Motoyama e Marilda Nagamini
Ciencia y tecnologia
para un proyecto nacional
Ernest Yepes
La Escuela Nacional de
Agricultura
Ernesto Yepes
Teleonomia e projetação
tecnológica
Michel Thiollent |
|
|
|