"The relevance of patient individuality in the evaluation and treatment of aphasia"

["A relevância da individualidade do paciente na avaliação e no tratamento da afasia"]

Renata Rivera Ferreira  & César Timo-Iaria

Artigo publicado em: Arquivo de Neuropsiquiatria 55 (3B): 650-8, 1997.

Resumo: Na literatura relativa à neuropsicologia da linguagem prevalece como modelo de investigação a adoção de testes destinados à avaliação normatizada de indivíduos afásicos, o que permite uma análise padronizada e subseqüentemente a classificação do sujeito de acordo com as tipologias afasiológicas clássicas. Neste contexto, tais dados estão sendo considerados à luz do critério atualmente vigente, que propõe uma distinção estritamente quantitativa entre o desempenho lingüístico “normal” e o “patológico”. Neste estudo desenvolvemos uma abordagem metodológica para avaliação e tratamento de sujeitos afásicos com o intuito de priorizar suas condições socio-culturais, incorporando assim ao critério convencional um aspecto eminentemente qualitativo. Ainda que o objeto do estudo seja a metodologia apresentada, os resultados obtidos indicam a importância de um debate em torno de uma reavaliação do que se considera presentemente como critério de “normalidade” para análise dos processos cognitivos, e em particular da linguagem. 

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Grupo de História e Teoria da Ciência – UNICAMP

"The relevance of patient individuality in the evaluation and treatment of aphasia"

["A relevância da individualidade do paciente na avaliação e no tratamento da afasia"]

Paper published in: Arquivo de Neuropsiquiatria 55 (3B): 650-8, 1997.

Abstract: The usual approach to language disorders relies on standardised evaluations in which pattern-tests characterise the subject’s status according to the classical aphasiological typology. Those data are then analysed to support a traditional prevalent criterion for the distinction between “normal” and “pathological” linguistic performance, which is strictly focused on a quantitative approach. In the present study a method for evaluation and treatment of aphasia is proposed in which socio-cultural conditions are emphasised, in order to expand this conventional criterion as to encompass a qualitative (individualised) one. Although the methodology draws the attention, the results here obtained also point to the importance of re-evaluating what is presently considered as the most appropriate criterion for “normal” cognitive processes, particularly those related to language. 

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