["A relevância da individualidade do paciente na avaliação e no tratamento da afasia"]
Renata Rivera Ferreira & César Timo-Iaria
Artigo publicado em: Arquivo de Neuropsiquiatria 55 (3B): 650-8, 1997.
Resumo: Na literatura relativa à neuropsicologia da linguagem
prevalece como modelo de investigação a adoção
de testes destinados à avaliação normatizada de indivíduos
afásicos, o que permite uma análise padronizada e subseqüentemente
a classificação do sujeito de acordo com as tipologias afasiológicas
clássicas. Neste contexto, tais dados estão sendo considerados
à luz do critério atualmente vigente, que propõe uma
distinção estritamente quantitativa entre o desempenho lingüístico
“normal” e o “patológico”. Neste estudo desenvolvemos uma abordagem
metodológica para avaliação e tratamento de sujeitos
afásicos com o intuito de priorizar suas condições
socio-culturais, incorporando assim ao critério convencional um
aspecto eminentemente qualitativo. Ainda que o objeto do estudo seja a
metodologia apresentada, os resultados obtidos indicam a importância
de um debate em torno de uma reavaliação do que se considera
presentemente como critério de “normalidade” para análise
dos processos cognitivos, e em particular da linguagem.
["A relevância da individualidade do paciente na avaliação e no tratamento da afasia"]
Paper published in: Arquivo de Neuropsiquiatria 55 (3B): 650-8, 1997.
Abstract: The usual approach to language disorders relies on
standardised evaluations in which pattern-tests characterise the subject’s
status according to the classical aphasiological typology. Those data are
then analysed to support a traditional prevalent criterion for the distinction
between “normal” and “pathological” linguistic performance, which is strictly
focused on a quantitative approach. In the present study a method for evaluation
and treatment of aphasia is proposed in which socio-cultural conditions
are emphasised, in order to expand this conventional criterion as to encompass
a qualitative (individualised) one. Although the methodology draws the
attention, the results here obtained also point to the importance of re-evaluating
what is presently considered as the most appropriate criterion for “normal”
cognitive processes, particularly those related to language.